Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Bloquear páginas e restringir tamanho do download

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 3.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • clonyC
      clony
      last edited by

Olá pessoal,
      Sou novo neste fórum e também tenho pouquíssima experiência com este Firewall, no entanto, percebi rapidamente que ele é bastante completo e eficiente com poucos testes.

Preciso de ajuda o mais breve possível, pois já estou com o link GVT 50MB ativo em uma faculdade e preciso disponibilizar o acesso aos alunos.
      O que preciso de imediato:

1- Entender como e onde faço o bloqueio de alguns sites. É através do squid? Mas onde eu o acho dentro do Pfsense? Preciso adicionar algum módulo?
          Quem puder, por favor me forneça detalhes.

2- Também preciso restringir o tamanho do download. Imaginem vários alunos indo às aulas para baixar filmes através deste link?
          Pensei em limitar o download a uns 3MB apenas.
          Onde implemento isso?
          Por enquanto pode ser uma regra para todos, depois, com tempo e conhecendo melhor este firewall eu penso em restrições por grupos (Administrativo, diretoria, alunos e outros).

Aguardo ansiosamente, pois preciso iniciar estas implementações amanhã a noite.

Agradeço muito pela ajuda. ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        johnnybe
        last edited by

@clon¥:

1- Entender como e onde faço o bloqueio de alguns sites. É através do squid? Mas onde eu o acho dentro do Pfsense? Preciso adicionar algum módulo?

2- Também preciso restringir o tamanho do download. Imaginem vários alunos indo às aulas para baixar filmes através deste link?
            Onde implemento isso?
            Por enquanto pode ser uma regra para todos, depois, com tempo e conhecendo melhor este firewall eu penso em restrições por grupos (Administrativo, diretoria, alunos e outros).

clon¥,
        Para bloquear URLs, é com o Squid. Para instalá-lo vá em System: Packages >> na aba Available Packages. Dependendo das suas necessidades, talvez você precise também do SquidGuard que permite utilizar uma extensa lista de URLs para bloqueio, conhecidas como blacklists: http://www.squidguard.org/blacklists.html

Quanto a restrição de downloads, dê uma boa lida nesse tópico: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,39102.0.html

you would not believe the view up here

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

Com o squid Voce também limita os downloads e banda.

O captive portal pode ser integrado a seu AD via radius.
          Com ele Voce restringe/libera acessos por Usuario.

O captive portal é ferramenta nativa do pfsense.

Recomendo o pfsense 2.0 basicamente todo desenvolvimento de pacotes esta voltado para ele.
          O controle de banda via qos também esta bem mais maduro no 2.0

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• clonyC
            clony
            last edited by

@johnnybe:

@clon¥:

Onde implemento isso?

clon¥,
            Para bloquear URLs, é com o Squid. Para instalá-lo vá em System: Packages >> na aba Available Packages. Dependendo das suas necessidades, talvez você precise também do SquidGuard que permite utilizar uma extensa lista de URLs para bloqueio, conhecidas como blacklists: http://www.squidguard.org/blacklists.html

Quanto a restrição de downloads, dê uma boa lida nesse tópico: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,39102.0.html

Maravilha senhores, começarei estes procedimentos remotamente neste fim de semana para na terça já iniciar alguns testes.

• clonyC
              clony
              last edited by

@marcelloc:

Com o squid Voce também limita os downloads e banda.

O captive portal pode ser integrado a seu AD via radius.
              Com ele Voce restringe/libera acessos por Usuario.

O captive portal é ferramenta nativa do pfsense.

Recomendo o pfsense 2.0 basicamente todo desenvolvimento de pacotes esta voltado para ele.
              O controle de banda via qos também esta bem mais maduro no 2.0

Também estudarei esta alternativa.
              Agradeço desde já.

Postarei os resultados daqui a uns 4 dias.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.