Cliente remoto OpenVPN
-
Saudações ai pessoal!
Andei pesquisando sobre cliente remoto OpenVPN, a situação é a seguinte, quando vamos configurar o OpenVPN para o acesso remoto de clientes utilizando o Wizards, primeiro é necessário fazermos a criação de uma CA, logo após a criação de um CE, depois a configuração de endereços e entre outras coisas que será utilizada para o estabelecimento de conexão com o cliente remoto, feito essa configuração, instalamos o Package "OpenVPN Client Export Utility", criamos um usuário utilizando a CA que foi criada, depois só baixar o .exe e o arquivo de configuração para ser utilizando no laptop do cliente, resumindo eu consegui botar para funcionar a VPN, mais a minha dúvida é a seguinte, o meu pfSense esta utilizando o DNS dinâmico, como eu posso garantir que no arquivo de configuração do cliente contenha o hostname associado ao DNS dinâmico e não o endereço IP público dinâmico?
Obs.: o servidor utiliza conexão com a internet com obtenção de endereço IP dinâmico e não fixo.
Como posso fazer isso?
agradeço desde já a atenção de todos.
-
Você pode usar basicamente qualquer serviço popular e gratuito de Dinamic DNS. Veja mais aqui: http://doc.pfsense.org/index.php?title=Dynamic_DNS&redirect=no
Abraços!
Jack -
Opá Jack!
valeu pela intenção!
olha, o meu pfSense já esta rodando como DNS dinâmico, a minha dúvida é como eu posso garantir que no arquivo de configuração que vai ser utilizado pelo cliente contenha o hostname associado ao DNS dinâmico e não o endereço IP público dinâmico, porque caso o endereço IP do meu pfSense seja renovado, não seja necessário criar outro arquivo de configuração para ser novamente disponibilizado para o cliente.valeu cara!
abrç. -
Ué… basta apontar, no arquivos de configuração do cliente, para a respectiva entrada.
Se você configurar a tua WAN corretamente, integrada com o DynDNS por exemplo, o teu pfSense avisará o serviço quando o IP público mudar. Assim teus clientes vão sempre apontar para o "caminho" certo!
Abraços!
Jack -
Valeu Jack,
obrigado por me ajudar!abraço.
-
Valeu Jack,
obrigado por me ajudar!Conseguistes resolver a pendenga?
Em caso positivo, seria bacana renomear o título do tópico com um "[RESOLVIDO]" na frente.
Abraços!
Jack -
beleza cara! vou renomear sim!
abraços