Sem sucesso ao instalar Pfsense 2.0.1 amd64
-
Podemos pensar que não é disco certo?
Bem, isso está me cheirando incompatibilidade de driver (controladora de disco). Desculpe se passei batido, mas não notei se você especificou qual o modelo da sua controladora ???
Abraços!
Jack -
Bem, isso está me cheirando incompatibilidade de driver (controladora de disco). Desculpe se passei batido, mas não notei se você especificou qual o modelo da sua controladora ???
Abraços!
JackPode mesmo ser controladora, como diz o Jack.
Eu vi em algum lugar sobre problemas entre controladoras Marvell e o FreeBSD. Só não achei o Tópico pra linkar aqui. -
sudo2005,
Dá uma olhada nestes Tópicos e veja se ajuda em alguma coisa.
Neste o dreamslacker fala do problema com a Controladora Marvell:
Neste sobre problemas de Boot semelhantes ao seu:
-
Abraços!
JackEstou deixando o link direto com as especificações completas da placa.
Com relação a controladora SATA, li o manual retirado do site que informei, mas não fica claro especificamente, mas tem essa informação nas especificações técnicas do site:
Northbridge: Intel 945GC
Southbridge: Intel ICH7http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=A230GC
Não sei se algum outro fabricante faz essa mesma placa com outro nome, mas no site da asrock não tem nehuma Bios atualizada disponível, aliás não tem nehuma Bios lá.
http://www.asrock.com/mb/download.asp?Model=A230GC&o=BIOS
Muito obrigado.
-
sudo2005,
Li os dois tópicos, muito obrigado.
Extrai de lá esse outro tópico, que repete o que já foi dito sobre LBA, na bios dessa placa não é possível definir LBA e sim ativar ou desativar o modo auto.
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,%2032199.0.html
No final eles dizem (tradução pelo google):
"Citação de: phpzilla em 17 de janeiro de 2011, 06:41:55
Olá Sorriso largoEspero que eu possa ajudá-lo com o meu Inglês pequeno Wink Eu sou um usuário pfsense da Alemanha e eu sei exatamente o seu problema.
a razão para este problema de inicialização acontecer na configuração da BIOS:1. aberto "Standard CMOS Setup"
2. vá para "IDE PRIMARY MASTER" ou o mesmo em versão SATA (SATA Primary Master?) e abri-lo com ENTER
3. interruptor de modo de acesso de "AUTO" para "LBA"
4. voltar até o fechamento BIOS e responder com "Y" para seguro suas alterações
5. deixe máquina reiniciar automaticamente e tente começar pfsenseo meu fundo deste problema:
i instalar pfSense normalmente e tudo está indo bem
então pfsense irá reiniciar e eu tenho esta falha como você tem. como você eu tento de várias maneiras para limpar o fracasso sem bom resultado.
então eu tento na bios isso e aquilo Revirar os olhosenfim eu tento mudar o modo de acesso (Phoenix BIOS) de auto para lba e reinicie a máquina e funciona!
Então eu espero que ajuda você a também tentar do meu jeito!cumprimenta,
phpzillaSim era isso! Está incrível. Obrigado, e obrigado a todos por todas as respostas. Depois de fazer essa mudança agora tudo funciona muito bem."
Muito obrigado.
-
No manual dessa placa inclusive ensina como configurar os discos SATA para 1,5 Gb/s e 3.0 Gb/s. Ainda fala dos discos Samsung entre outros, mas o curioso que a configuração relatada não tem nada a ver com o disco SATA que tenho pois o meu é SEAGATE. O manual mostra oito pinos nos "jumpers" traseiros, o meu tem apenas 04 e na horizontal sem nenhum "strap".
Mas da para concluir que por padrão o disco está sem "strap" e sendo assim seu padrão é 3.0 Gb/s. -
sudo2005,
Extrai de lá esse outro tópico, que repete o que já foi dito sobre LBA, na bios dessa placa não é possível definir LBA e sim ativar ou desativar o modo auto.
Muito obrigado.
Eu ia colocar esse link sobre desabilitar o modo Auto. Mas você achou antes. Não tem mesmo como definir manualmente o modo LBA? Talvez desabilitando o modo Auto você consiga configurar LBA manualmente.
Quando eu me referi à Controladora de Disco (e provavelmente o Jack também) eu queria dizer especificamente a controladora do disco, do HD em si, e não a do chipset da MoBo.
-
sudo2005,
Muito obrigado.
Eu ia colocar esse link sobre desabilitar o modo Auto. Mas você achou antes. Não tem mesmo como definir manualmente o modo LBA? Talvez desabilitando o modo Auto você consiga configurar LBA manualmente.
Quando eu me referi à Controladora de Disco (e provavelmente o Jack também) eu queria dizer especificamente a controladora do disco, do HD em si, e não a do chipset da MoBo.
Você se refere a controladora SATA que está na placa mãe ou quis dizer que há uma controladora fisicamente no disco rigido?
Se for na placa mãe, veja que o manual é omisso sobre isso.
Se for no próprio Disco rígido, preciso pesquisar.
Desculpe minha ignorância.
Ps. Vou tornar olhar "na" Bios a opção do LBA.
Muito obrigado.
-
Você se refere a controladora SATA que está na placa mãe ou quis dizer que há uma controladora fisicamente no disco rigido?
Exatamente: no próprio HD!
Alguns fabricantes costumam deixar o chip da controladora exposto na placa, na parte inferior do HD.
Em dois Maxtor diferentes que tenho encostado aqui, um usa chip Agere e o outro da Ardent.
Num outro HD da Western Digital, os chips estão voltados para o interior do disco. Então, só pesquisando se for esse o caso no seu HD. -
Exatamente: no próprio HD!
Alguns fabricantes costumam deixar o chip da controladora exposto na placa, na parte inferior do HD.
Em dois Maxtor diferentes que tenho encostado aqui, um usa chip Agere e o outro da Ardent.
Num outro HD da Western Digital, os chips estão voltados para o interior do disco. Então, só pesquisando se for esse o caso no seu HD.Já corrigi no post, meu disco rigido é o SEAGATE ST9160411ASG 160 GB 7200 RPM.
Aqui os links com as informações sobre ele:
http://www.seagate.com/docs/pdf/datasheet/disc/ds_momentus_7200_3.pdf
http://www.seagate.com/docs/pdf/datasheet/disc/ds_momentus_7200_3.pdf
Não cita nada sobre a controladora ( salvo se eu tenha deixado passar), atrás do HD não dá para ver o chip. :D
Aqui também, entre os vários PDf não cita a controladora, mas um deles faz menção ao kit de compatibilidade, pelo que entendi com o chipset de placas mãe:
http://www.seagate.com/www/en-us/products/laptops/laptop-hard-drives/#tTabContentOverview
Obs. Não vamos esquecer que testei mais 02 discos inclusive IDE, e apresentaram o mesmo problema.
Ps. A título de curiosidade a placa Asrock que citei: Essa empresa vende a placa como se tivesse sido fabricada por ela.:
http://www.emaxx.com.br/motherboard.asp
Muito obrigado.
-
sudo2005,
você já tentou fazer a instalação em modo avançado e escolher outro gerenciador de boot?
-
Sei lá, hein?
Já tô meio perdido aqui…
Mas achei alguma coisa no "manuel" da placa:
http://download.asrock.com/manual/A330GC.pdfEsse manual serve para os modelos A330GC e também para a A230GC.
O LBA tá lá nas pgs. 30/31.Mas continuo meio perdido com esse problema. ???
Que coisa! >:( -
sudo2005,
você já tentou fazer a instalação em modo avançado e escolher outro gerenciador de boot?
Na verdade isso eu não tentei, estou arrumando umas coisas aqui, sabe que costumamos guardar material de informática e por vezes temos que nos livrar de tralhas rs.
Farei os testes sugeridos ainda hoje e aviso.
Muito obrigado.
-
Sei lá, hein?
Já tô meio perdido aqui…
http://download.asrock.com/manual/A330GC.pdfEsse manual serve para os modelos A330GC e também para a A230GC.
Que coisa! >:(Pensei que eu fosse ficar aborrecido também com tanta dificuldade, mas graças a vocês estou tranquilo, estou tendo muita assistência, seria ingrato se eu esquentasse demais.
:D
Sem falar que estou aprendendo muito com vocês.
Espero puder ajudar vocês também no que puder., mas só vou poder participar ativamente da comunidade quando eu aprender mais sobre o sistema.
Muito obrigado.
Continuando…
Vou postar aqui mesmo para não poluir mais o tópico.
No manual citado está assim?
LBA/Large Mode
Use this item to select the LBA/Large mode for a hard disk > 512 MB under
DOS and Windows; for Netware and UNIX user, select [Disabled] to
disable the LBA/Large mode.Traduzindo precariamente pelo google:
LBA / Modo Grande
Use este item para selecionar o modo LBA / Large para um disco rígido> 512 MB em
DOS e Windows; para Netware e usuários UNIX, selecione [Desativado] para
desabilitar o modo LBA / Large.Então, aqui diz em resumo que se eu estiver no unix (linux), devo desativar.
Vou fazer isso e digo depois, não faço agora por que desmontei o servidor para limpar e já terminei, mas estou arrumando a bancada.
Muito obrigado.
-
Sei lá, hein?
Já tô meio perdido aqui…
Que coisa! >:(Saudações.
Desativei o LBA mas infelizmente sem sucesso. Inclusive reinstalei o pfsense.
Muito obrigado.
-
sudo2005,
Tentei fazer isso, mas confesso que escolhi a opção customizada, não sei se é isso.
Não vi nada sobre o gerenciador de boot, apenas perguntando se queria instalar o "boot block" algo assim, então aceitei.No caso estou achando que não consegui fazer o que você disse.
De qualquer forma reinstalei, mas não deu certo. :D
Lembrando que no outro firewall brasileiro, funciona tudo perfeitamente e instala também, como os senhres sabem, eu já uso o outro firewall com esse hardware sem complicação.
Mas ainda não joguei a toalha no pfsense não.
Muito obrigado.
-
Existe a possibilidade de você conseguir um cdrom ata para a instalação?
a ordem dos despositivos sata/usb podem estar atrapalhando o boot
Exemplo, durante a instalação, seu hd chama sd1, depois de alterar ou remover o cdrom, ele passa a chamar sd0.
Outra pergunta, usando o cdrom usb, voce apenas retirou a midia depois da instalação ou tirou o cabo da usb?
você pode tentar instalar o pfsense 1.2.3(freebsd 7) nesta maquina.
-
Exemplo, durante a instalação, seu hd chama sd1, depois de alterar ou remover o cdrom, ele passa a chamar sd0.
Outra pergunta, usando o cdrom usb, voce apenas retirou a midia depois da instalação ou tirou o cabo da usb?
Ótimas perguntas.
Eu tenho CD ROM ATA aqui, posso testar.
Após a instalação, assim que o pc da o bip de começo da inicialização retiro o CD e após tiro o cabo USB.
Vou testar essas possibilidades, incluindo não retirar o cabo USB.
Obrigado
-
Fiz a instalação com um CD ROM ATA.
Resultado:
F1 Pfsense
F6 PXEBoot: F1
error 1 lba 284826095
no /boot/loaderfreebsd/i36 boot
Default: 0:ad (0,a)/boot/kernel/kernelÉ isso pessoal, esse é o resultado.
Ps. tornei desativar a LBA mas não tive êxito, ficou a mesma mensagem.
Já baixei a ISO 3x, versões i386 e amd64, gravei em 02 midias CDR e 01 mídia regravável, tudo para me certificar, ainda assim pode ser a isso corrompida?
A versão que estou tentando instalar é essa:
http://pfsense.mirror.range-id.it/downloads/pfSense-2.0.1-RELEASE-amd64.iso.gz
Se eu tentar instalar a versão anterior 2.0 ou a 1.2.3, eu não terei as correções da versão 2.0.1 certo?
Nesse caso minha experiência com pfsense pode não ser plena, com bugs e instabilidades, incompatibilidades etc?Tem alguma outra opção da 2.0.1 que poderia ter melhores resultados?
Muito obrigado.
/ -
Melhorou, pelo menos você tem mensagens de erro agora.
Refaz a instalação sem o LBA.
Se o problema for na identificação do disco na versão 8.1 do freebsd, tenta a 1.2.3 com freebsd 7.
Se a instalação funcionar, você faz o upgrade de firmware para a 2.0.1