Problema Pfsense+VirtualBox no ubuntu
-
Estou tentando configurar o pfsense no virtualbox para fazer alguns testes.
A instalação corre normalmente sem erros,porém ao selecionar as interfaces não estou sabendo qual configuração realizar.
Preciso selecionar alguma coisa no virtualbox para simular uma placa de rede a mais ?
Como posso configurar as interfaces de rede no pfsense para criar essa rede para testes ?
Preciso dispor de uma conexão a internet apenas para tal teste ? ou posso utilizar a que já está com o pfsense atribuido ?Se alguém puder tirar algumas screenshots das configurações me ajudaria muito.
Desculpe pelas perguntas idiotas,mas precisava de tal ajuda para fazer alguns testes.
-
Vina,
Todas as suas respostas estão no botão direito -> settings da sua maquina virtual.
As opções de configuração de rede são :
NAT - acessa a internet usando o ip da maquina física
Bridge - solicita um novo ip para o dhcp da sua rede
Internal Network/Host only adapter simula uma rede onde só as vms e o seu pc enxergam.Só lembrando que o pfsense não precisa de duas interfaces para instalar, configurando só a wan, você já consegue testar muita coisa.
att,
Marcello Coutinho -
Vina,
Todas as suas respostas estão no botão direito -> settings da sua maquina virtual.
As opções de configuração de rede são :
NAT - acessa a internet usando o ip da maquina física
Bridge - solicita um novo ip para o dhcp da sua rede
Internal Network/Host only adapter simula uma rede onde só as vms e o seu pc enxergam.Só lembrando que o pfsense não precisa de duas interfaces para instalar, configurando só a wan, você já consegue testar muita coisa.
att,
Marcello CoutinhoVo testa aqui marcello,mas que nem perguntei acima .. preciso de uma conexão separada da que já tem o pfsense configurado para tais testes ?
Digamos.. a conexão não pode ser filtrada 2 vezes :o … sei lá pode parecer estranho.
Eu configurei minha placa como bridge,porém não estou conseguindo acessar através desse endereço. Estou conseguindo pingar meus servidores da máquina virtual para qualquer ip da rede,mas vice-versa não funciona.
-
Se você já estiver superado a questão do proxy transparente, basta criar uma regra liberando o ip da maquina virtual direto para a internet.
-
Se você já estiver superado a questão do proxy transparente, basta criar uma regra liberando o ip da maquina virtual direto para a internet.
:P Você pegou bem na ferida marcello :-\
Estou usando proxy transparente ainda…. ia usar a máquina virtual para vários testes.. e essa questão é uma delas.
Obs:Deu certo.. consegui configurar ... deixei como brigde e deixei dhcp na interface.
Obrigado!
Agora rumo a vários testes :) ... me desejem sorte!
-
:P Você pegou bem na ferida marcello :-\
Não foi minha intensão, achei que você tinha usado o final de semana para migrar
Dá uma olhada neste post, o procedimento de dns + dhcp funciona sem maiores dificuldades:
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,45858.msg240412.html#msg240412
Coloca o ip da vm na exception list do squid para não filtrar nada até você conseguir concluir seus testes.
-
Então marcello …. eu configurei o virtualbox tudo certo, coloquei a wan como dhcp.. e a mesma me coloca o ip 192.168.2.255 como (dhcp),sendo que através desse ip a gui do pfsense está sendo acessada normalmente.
O problema começa quando tento pingar esse ip(não reconhece) ou tento setar esse ip como gateway em uma estação de trabalho para testes.
No virtualbox a placa de rede está configurada como bridge.
Se puder me auxiliar lhe agradeço :),pois estou querendo testar o snort+dansguardian+proxy automático atráves de dhcp+dns .. etc :D
Grato!
-
Acessa a gui e cria as regras de firewall necessárias para você testar suas configurações.
A wan não vem com uma regra permitindo tudo.