Tutorial - SquidGuard + LdapGroup (permissão por grupo no ad)
-
Luiz Gustavo!!!
Ótima notícia!!!!Muito interessante :)
Qual a possibilidade disso ser incorporado ao pacote oficial!?
Obrigado
att,
-
Qual a possibilidade disso ser incorporado ao pacote oficial!?
Não sei, depende do mantenedor, eu fiz o patch para atender uma necessidade localizada de cliente.
Eu vou postar na lista gringa e vamos ver o que o mantenedor acha.
Apesar que seria legal mexer nesse patch para filtrar melhor o campo do search do ldap.
-
Boa noite, Gustavo! Como vai?
Como você explicou, eu estou aplicando o seu script, mas não está aparecendo nenhuma opção do LDAP. O que você acha que pode ser fera?
Fique com Deus! Bom final de semana!
-
Foi mal pessoal, consegui resolver aqui. Apareceu a opção do LDAP, mas eu estacionei aqui. Help!?
Alguém poderia me ajudar, por favor?
Obrigado!
-
Foi mal pessoal, consegui resolver aqui. Apareceu a opção do LDAP, mas eu estacionei aqui. Help!?
Alguém poderia me ajudar, por favor?
Obrigado!
Como esta o seu cenário ? já tem o squid autenticando via ldap (no AD) e funcionando ?
A ideia do patch é ter uma opção de filtragem no squidguard baseada em consulta ldap, no caso da configuração no squidguard, é colocar uma entrada de usuário com permissão para listar a arvore do ldap e criar uma acl baseada em uma busca via ldap, conforme a documentação do proprio squidguard [1].
[1] http://www.squidguard.org/Doc/authentication.html (veja item 2 da documentação)
-
Obrigado pela ajuda Luis Gustavo!
A base eu entendi. A minha dúvida é, eu tenho que replicar os meus grupos do AD manualmente no Squidguard?
Ex: Tenho um grupo no AD chamado: Programação | Tenho que ir no Group ACL do Squidquard e criá-lo também?
Bom final de semana! E obrigado pela atenção!
-
A base eu entendi. A minha dúvida é, eu tenho que replicar os meus grupos do AD manualmente no Squidguard?
Ex: Tenho um grupo no AD chamado: Programação | Tenho que ir no Group ACL do Squidquard e criá-lo também?
Não, basta criar uma entrada conforme o print que mandei anteriormente apontando para o seu grupo no AD que ele vai verificar se o usuário logado pelo o squid esta no grupo ou não para validar a ACL que você esta criando.
Entendeu, a ideia é filtrar (ACL) por grupo do AD (ldap), dessa forma você consegue por exemplo, criar um bloqueio de sites para o grupo XYZ no AD, assim, basta no windows você selecionar quem faz parte ou não do grupo.
É usar a imaginação.
E isso não se limita a grupo, pode ser uma arvore do AD diferente, uma outra abordagem de DN, etc….. é uma busca ldap, o exemplo que citei é para grupos, mas pode ser qualquer coisa.
Abraços
-
Replico o que eu disse na lista pfsense-pt:
Show,
Mas adianto que o patch ainda é muito cru, eu fiz para consolidar uma
necessidade de um cliente, mas de qualquer forma, do jeito que esta, ele
é funcional e não só para fazer consulta a grupo do AD e sim para
qualquer tipo de busca via ldap.Assim que puder, eu vou mexer um pouco mais no patch, para filtrar
melhor aquela string do ldapsearch e fazer uma abordagem melhor na
entrada de dados.Abraços
-
Você alterou a regra do campo onde fica a string do ldap?
Quanto estava testando o outro patch ele me pareceu bem restritivo.
Este patch foi feito em cima da última versão do pacote?
att,
Marcello Coutinho -
Obrigado irmão!
Estarei fazendo os testes e postando os resultados, assim que possível.
Fique na santa paz, Luis Gustavo!
-
Você alterou a regra do campo onde fica a string do ldap?
Quanto estava testando o outro patch ele me pareceu bem restritivo.
Este patch foi feito em cima da última versão do pacote?
Sim, claro ! senão não funciona….
olha o código que você vai ver a serie de "ifs" que coloquei para tratar a entrada da string do ldap (é nessa parte que eu digo que tenho que melhorar, até para evitar strings gigantes e pensar em poder colocar mais de uma string de busca na acl)
E sim, esta para a ultima versão, se não o patch falha ;)
abraços
-
Obrigado pela ajuda Marcello.
Pessoal, quem testar, por favor comente aqui :)
[]s
Carlos
Oi people,
Estou testando o squidguard_ldap.php, tenho os grupos na AD iguaizinhos aos grupos no squidguard, e está dando o seguinte erro:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /usr/local/pkg/squidguard_ldap.php on line 40
Group : GRP_ExternoWarning: Invalid argument supplied for foreach() in /usr/local/pkg/squidguard_ldap.php on line 40
Group : Usrs_LimitadoWarning: Invalid argument supplied for foreach() in /usr/local/pkg/squidguard_ldap.php on line 40
user list from LDAP is different from current group, applying new configuration…doneApesar de aparecer a mensagem "applying new configuration...done" nada é actualizado nos Groups ACL.
Agradeço desde já a vossa ajuda.
-
Bom dia ppl,
Instalei o script squidguard_ldap.php, e ao executá-lo, ele vai ler penso que correctamente a arvore na minha AD, mas vai criar o ficheiro config.xml.bad e não vai actualizar os Group ACL's, que são igualzinhos aos grupos na AD.
Fiz isso num pfsense 2.0.1. Alguém pode ajudar???Obrigado desde já,
-
Flicid,
Qual procedimento você usou entre o seus últimos posts?
Você saiu de um erro de script para uma aparente recuperação automática de configuração do pfsense.
Você pode executar um diff /conf/config.xml /conf/config.xml.bad ?
-
Flicid,
Você saiu de um erro de script para uma aparente recuperação automática de configuração do pfsense.
Marcelo, eu tentei ajudá-lo, mas não consegui identificar a causa do problema.
O script está lendo perfeitamente a base Ldap, porém ao escrever é gerado esse config.bad.xml -
O config.bad.xml é criado automaticamente pelo pfsense quando é identificado um xml corrompido ou mau gerado. O diff do arquivo de produção para o arquivo .bad pode ajudar a identificar o problema.
-
Entre um procedimento e outro, a unica alteração foi uma reinstalação limpa da pfsense 2.0.1. O erro de script mantẽm-se, apenas posteriormente e com ajuda do ccesario ele viu que criava o ficheiro config.xml.bad.
Os grupos que tenho tanto na AD como na Pfsense: GRP_SemAcesso GRP_Callcenter GRP_Externo GRP_Chefias Usrs_LimitadoO resultado do diff:
diff ./config.xml ./config.xml.bad
536c536
<
–-752c752
< <source>
–-<source>'fw' 'galileo' 'Usrs_Limitado' 'GRP_Externo' 'GRP_Callcenter' 'coordenacaosid' 'supervisorvxe' 'KLOperators' 'KLAdmins' 'hm2bind' 'uteste' 'vkuser' 'visionkare' 'cpires' 'tacvboston' 'inspectores2' 'canjos' 'vafonso' 'jbsousa' 'acabral' 'mfernandes' 'jmdias' 'dvendas' 'lmvieira' 'reservaslis' 'aafonseca' 'tacvfortaleza' 'ibernardino' 'teste' 'patriciafontenele' 'neidy.galvao' 'yrodrigues' 'agn' 'bparser' 'afrorodrigues' 'edgar' 'qualidademan' 'jandira.melo' 'reservas-sid' 'groundquality' 'fo.vasconcelos' 'crew' 'docman' 'docdov' 'check-in' 'svbaessa' 'rstmonteiro' 'rtfragoso' 'mcgonçalves' 'fff.mendonça' 'fjpdaveiga' 'edosra.delgado' 'dlfialho' 'camacedo' 'DTI' 'jlobo' 'acgomes' 'daa' 'it.doc' 'Cruz' 'Imartins' 'crewschedule' 'agn_sne' 'irevora' 'coordenadorcatsid' 'agn_sfl' 'coordenacao-rai' 'afrodrigues' 'hsilveira' 'comercial' 'cdfernandes' 'hfortes' 'caguiar' 'helpdesk_wo' 'chefeescalavxe' 'Abuse' 'Help Desk' 'htavares' 'aapereira' 'admin4' 'admin3' 'admin2' 'alex' 'afcorreia' '1000-D1V34GL8D48H' 'SM_7a67dfad8b864c589' 'SM_42f73f6fc9864794a' 'SM_e6945554b8cf4e8ea' 'SM_009cb7ec96f848d7a' 'Exchange All Hosted Organizations' 'tacvuser' 'vcenteruser' 'DnsUpdateProxy' 'Administrator' 'Domain Controllers' 'Read-only Domain Controllers' 'Group Policy Creator Owners' 'Domain Admins' 'Domain Guests' 'Domain Users' 'Domain Computers'
767c767
< <source>
<source>'agn' 'dcsilva' 'agn_sne' 'agn_sfl' 'agn_nto' 'agn_mmo' 'agn_bvc'
782c782
< <source>
<source>'vwuser' 'visionware'
797c797
< <source>
<source>'pandrade' 'nborges' 'mneves' 'gvaz' 'georg' 'mgarcia' 'capt.lima' 'lspencer' 'fjorge' 'asocorro' 'antoni' 'euclides.for' 'elubrano' 'jfernanss' 'jpina' 'dfernandes' 'acgomes' 'hmonteiro' 'admin1' 'alex' 'afcorreia'
812c812
< <source>
<source>'ccbarros' 'tesouraria-sid' 'tfonseca' 'sgomes' 'smendes' 'rpinto' 'sferreira' 'mcc' 'mdelgado' 'cmiranda' 'cbarros' 'mmota' 'mgomes' 'afonseca' 'ebarros' 'jvieira' 'jfurtado' 'dbrito'
OBG ;)
Flicid,
-
mcgonçalves' 'fff.mendonçfff.mendonça
O problema deve estar nos usuários com caracteres especiais e/ou acentos. Remova-os do grupo de acesso ou troque o nome deles.
-
Obrigado marcelloc e ccesario!!!!
O problema era mesmo os nomes dos usuários com acentos e/ou cararcteres especiais.
Fiz teste com apenas dois grupos sem usuários com esse problema, e correu bem :D
Salvaram meu dia!!! ;D
mcgonçalves' 'fff.mendonçfff.mendonça
O problema deve estar nos usuários com caracteres especiais e/ou acentos. Remova-os do grupo de acesso ou troque o nome deles.
-
Ola Pessoal
Estou com um problema …
Adicionei o Patch que o usuário Luiz Gustavo disponibilizou, fiz toda configuração do grupo, tudo certinho ...
Mas quando autentico pelo navegador o squid esta liberando todos os sites ...
Deixa eu explicar melhor
1 - configuração do squid + ldap , apenas alguns sites cadastradas na whitelist do squid ...
2 - configuração squidguard + ldap + patch ( Luiz Gustavo ) tudo configurado e com os grupos acl cadastrados e devidamente configurados + target categories configurada.O problema é que quando autentico no navegador o mesmo usuário logado, não esta respeitando as regras do squidguard ... parece que ele autentica e libera tudo ...
Alguém já passou por problema parecido ?
Obrigado.