Duvida com PPTP
-
Não ocorre perca de desempenho JackL, pelo seguinte fator: Mesmo que o PPTP esteja na mesma subrede, como o PFSense trata o PPTP como uma interface, todos os pacotes são analisados e traduzidos.
Analisados sim, traduzidos não.
A vantagem do PFSense reconhecer o PPTP como uma interface é limitar quais portas o usuário na VPN terá acesso na rede interna, o que na minha humilde opinião é um ganho interessante para a segurança dos dados.
Concordo… Por isso bom saber que isso funciona por default e sem maiores problemas no pfSense! ;)
-
Não ocorre perca de desempenho JackL, pelo seguinte fator: Mesmo que o PPTP esteja na mesma subrede, como o PFSense trata o PPTP como uma interface, todos os pacotes são analisados e traduzidos.
Analisados sim, traduzidos não.
A vantagem do PFSense reconhecer o PPTP como uma interface é limitar quais portas o usuário na VPN terá acesso na rede interna, o que na minha humilde opinião é um ganho interessante para a segurança dos dados.
Concordo… Por isso bom saber que isso funciona por default e sem maiores problemas no pfSense! ;)
em mas só para eu enteder como que ficará a configuração da minha vpn sabendo que o ip do meu pfsense é 192.168.50.254
então minha configuração pode ser assim?
Server address 192.168.50.254
Remote address range 192.168.51.10em dns coloco alguma coiza ?
-
em mas só para eu enteder como que ficará a configuração da minha vpn sabendo que o ip do meu pfsense é 192.168.50.254
Siga a sugestão do colega LFCavalcanti,
Server address 192.168.51.1
Remote address range: 192.168.51.2em dns coloco alguma coiza ?
Se você tem algum servidor DNS interno ou se os teus usuários de VPN vão navegar pelo túnel, acrescente. Do contrário, a priori, não é necessário.
Abraços!
Jack -
Siga a sugestão do colega LFCavalcanti,
Server address 192.168.51.1
Remote address range: 192.168.51.2em dns coloco alguma coiza ?
Se você tem algum servidor DNS interno ou se os teus usuários de VPN vão navegar pelo túnel, acrescente. Do contrário, a priori, não é necessário.
Abraços!
JackPrezados Depois de Configurado o PPTP configurei uma regra na interface PPTP liberando todo o acesso para que se conectar na vpn, a regra está correta, tenho que acrescentar mais alguma regra nas interfaces lan e wan.?
-
Na wan você tem que liberar o protocolo pptp e gre para wan address.
-
Na wan você tem que liberar o protocolo pptp e gre para wan address.
O protocolo pptp não aparece na lista ou ele usa outro proto?
-
Aparece sim… É a porta TCP/1723
Abraços!
Jack -
Aparece sim… É a porta TCP/1723
Abraços!
JackFiz agora ficou assim está correto

-
Em destination deixe "WAN ADDRESS"!
-
-
vou testar e depois posto o resultado aki
Prezados Configurei o cliente na maquina com windows 7 e a mesma não correspondeu apresentou erro 800 abaixo estão as telas das minhas configurações lembrando que para conectar estou usando meu ip publico que é 186.211.2**.***
-
Prezados Configurei o cliente na maquina com windows 7 e a mesma não correspondeu apresentou erro 800 abaixo estão as telas das minhas configurações lembrando que para conectar estou usando meu ip publico que é 186.211.2**.***
-
-
Fiz agora ficou assim está correto
A porta esta no source quando deveria estar em destination, juto com o wan address.
-
Fiz agora ficou assim está correto
A porta esta no source quando deveria estar em destination, juto com o wan address.
Alterei mas continua não conectando, aparece erro 800
-
o que aparece nos logs?
-
o que aparece nos logs?
aparece isso

-
vá em status -> system logs -> vpn
-
vá em status -> system logs -> vpn
Só aparece issso

-
E na aba pptp raw?
você já tentou um tcpdump na wan para ver se os pacotes estão chegando no firewall?