Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Autenticação "transparente" com pfsense + squid + active directory

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    114 Posts 24 Posters 81.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

Você pode seguir o tutorial ntlm mais atual do site do squid sem problemas. Toma cuidado só com a questão da localização das pastas.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • F
        filipe.nanclarez
        last edited by

@marcelloc:

Você pode seguir o tutorial ntlm mais atual do site do squid sem problemas. Toma cuidado só com a questão da localização das pastas.

então, usei ele só para verificar como deveria fazer as substituições dos valores, mas estou seguindo o seu pra não bagunçar aqui.

estou recebendo o primeiro erro novamente (depois de arrumar o dns, e acertar o ntp):

kinit: krb5_get_init_creds: unable to reach any KDC in realm virtual.local

no join, retorna:

Failed to join domain: failed to connect to AD: Operations error

tentei olhar nos não estou achando os arquivos dos logs pra verificar … ???

• F
          filipe.nanclarez
          last edited by

pessoal, alguma luz ?

marcelloc, quando voce conseguiu foi no windows 2003 ?

• F
            filipe.nanclarez
            last edited by

Toda vez que arrumo o dns, ele dá outro erro, dá password incorrect.

Já mudei a senha, mas continua dando isso.

Há algum log onde eu possa identificar o que está acontecendo ?

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

@filipe.nanclarez:

da uma olhada nos logs do samba /var/log/samba/

olha tambem nos logs no windows para ver se aparece alguma coisa

@filipe.nanclarez:

marcelloc, quando voce conseguiu foi no windows 2003 ?

Sim, foi no 2003

• F
                filipe.nanclarez
                last edited by

@marcelloc:

@filipe.nanclarez:

da uma olhada nos logs do samba /var/log/samba/

a pasta esta vazia …

• F
                  filipe.nanclarez
                  last edited by

marcelloc, tem um arquivo que eu não estou vendo

é o /var/kerberos/krb5kdc/kadm5.keytab

eu mudei a pasta de acordo com o caminho para

/var/heimdal/kadm5.keytab

ele não está gerando … algo a mais que preciso fazer ?

• marcellocM
                    marcelloc
                    last edited by

O keytab é gerado no ad. ainda não vi nenhum port do mskutil para o freebsd.

• F
                      filipe.nanclarez
                      last edited by

marcelloc, vou instalar um 2003 para podermos isolar as variaveis

em qual versão do pf voce fez ? e a versão do squid ?

• D
                        dougf4nnie
                        last edited by

Senhores Boa Noite!

Primeiramente obrigado marcelloc pelo caminho das pedras :).

Durante o dia realizei alguns testes seguindo a orientação do macelloc e consegui uns tropeços e acertos, agora vim informar que obtive êxito na configuração com autenticação transparente sem o pop-up.

Cenário:

Controlador de dominio usado para autenticar: Windows Server 2008 R2.
                        Clientes testados: Windows XP e 7
                        Versão do squid utilizado: Squid Cache: Version 2.7.STABLE9

Problemas encontrados:

Ao reiniciar o servidor pfsense e tentar navegar novamente… a janela de autenticação era apresentada... logo fui ver se o serviço do samba (winbindd) estava e iniciado, mas o mesmo estava parado.

Tentei iniciar e o serviço não subia:

[2.0.1-RELEASE][root@trinity.domain.local]/: /usr/local/etc/rc.d/samba onestart
                        Removing stale Samba tdb files: . done
                        Starting winbindd.
                        [2.0.1-RELEASE][root@trinity.domain.local]/: /usr/local/etc/rc.d/samba onestatus
                        winbindd is not running.

Fui ver o log do samba e encontro:

lib/pidfile.c:130(pidfile_create ERROR: can't open /var/run/samba/winbindd.pid: Error was No such file or directory

Ou seja… quando o pfsense reiniciou o diretorio /var/run/samba tinha sumido!... só foi cria-lo novamente na mão e o serviço voltou a funcionar juntamente com à autenticação transparente.

Agora vem as dúvidas:

1. Como fazer para que o serviço seja iniciado automaticamente? (criei e editei o arquivo /etc/rc.conf mas ele some depois que inicia o servidor).
                        2. Depois que o servidor inicia é necessário utilizar novamente o comando kinit?
                        3. Quando instalei o samba ele gerou um erro informando que havia um conflito de pacote que existia, porém se eu removesse ele implicava dizendo que o squid depende dele... o que fiz foi forçar a instalação e ele pulou essa etapa.
                        • F
                          filipe.nanclarez
                          last edited by

Peraí pessoal, não é possível. Todo mundo tá fazendo isso dar certo.

Estou a três dias nisso. Não é possível que eu sou tão leigo assim.

doug, como voce fez isso funcionar. Segui o tutorial, e ainda não achei a parte onde precisa instalar o winbind. Na realidade, tentei dar um start no serviço do samba e não rolou, sem falar nos logs que até agora não aparecem.

Fiz passo a passo, e quando tento usar o kinit, ele dá password invalid ….

Já fiz, e refiz, e formatei várias vezes.

Tem algo que eu não sei ? algum comando que está sendo dado, por se muito óbvio e eu não estou fazendo ?

Por gentileza, meu ambiente é o mesmo que o seu, me ajude a fazer funcionar, pelo menos uma vez ...

• marcellocM
                            marcelloc
                            last edited by

@filipe.nanclarez:

marcelloc, vou instalar um 2003 para podermos isolar as variaveis

Em qual versão do pf voce fez ? e a versão do squid ?

pfsense 2.0.1 64 bits
                            squid 2.x da instalação dos pacotes

• marcellocM
                              marcelloc
                              last edited by

@dougf4nnie:

1. Como fazer para que o serviço seja iniciado automaticamente? (criei e editei o arquivo /etc/rc.conf mas ele some depois que inicia o servidor).

Edite o arquivo /usr/local/etc/rc.d/samba e mude tudo o que estiver com NO para YES

@dougf4nnie:

1. Depois que o servidor inicia é necessário utilizar novamente o comando kinit?

Acredito que não. Já vi minha chave vencer e o serviço continuou no ar. Porém é melhor testar

@dougf4nnie:

1. Quando instalei o samba ele gerou um erro informando que havia um conflito de pacote que existia, porém se eu removesse ele implicava dizendo que o squid depende dele… o que fiz foi forçar a instalação e ele pulou essa etapa.

pkg_add -r é utilizado com uma certa freqüência nas instalações de pacotes no pfsense.

Parabéns pelo setup.  ;)

• marcellocM
                                marcelloc
                                last edited by

@filipe.nanclarez:

Segui o tutorial, e ainda não achei a parte onde precisa instalar o winbind. Na realidade, tentei dar um start no serviço do samba e não rolou, sem falar nos logs que até agora não aparecem.

Altere o script de inicialização como descrito acima.
                                O winbind é um dos binarios instalados pelo pacote do samba

@filipe.nanclarez:

Fiz passo a passo, e quando tento usar o kinit, ele dá password invalid ….

Já tentou uma senha sem caracteres especiais ou a prova de configuração de teclados?

@filipe.nanclarez:

Já fiz, e refiz, e formatei várias vezes.
                                Tem algo que eu não sei ? algum comando que está sendo dado, por se muito óbvio e eu não estou fazendo ?
                                Por gentileza, meu ambiente é o mesmo que o seu, me ajude a fazer funcionar, pelo menos uma vez …

Continue tentando, não desista! Tenho certeza que o problema vai estar em algum detalhe deixado para trás. :)

• F
                                  filipe.nanclarez
                                  last edited by

puxa gente … que sofrimento ...

venho compartilhar com vocês como fiz para conseguir fazer o kinit funcionar ...

lendo um artigo a respeito em http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-e-Active-Directory-(Integrando-COMPLETAMENTE-sua-estacao-Linux-a-um-dominio-MS-Windows-2000-2003-Server)?pagina=5

vi a seguinte frase ...

IMPORTANTE: Observe que o realm foi especificado com caracteres em maiúsculo. Este é um requisito do krb5. Caso você se esqueça e coloque em minúsculo ocorrerá um erro (que será visto mais adiante).

dificil de acreditar, mas era exatamente isso que estava dando problema ….

agora vou continuar com os testes ....

obrigado a todos ...

• marcellocM
                                    marcelloc
                                    last edited by

Bom, estava nos pequenos detalhes.  :)

Se você voltar no tutorial, vai ver que o realm está em maiúsculo.

Segunda dica, o universo unix/linux é praticamente 100% case sensitive, ou seja, caracteres minúsculos são diferentes de caracteres maiúsculos.

• F
                                      filipe.nanclarez
                                      last edited by

é, não tenho como negar que eu já sabia do case sensitive, só não tive essa percepção por estar acostumado com windows.

agora, só estou estranhando o seguite, quando dou o net ads join, e digito a senha, ele fica sem fazer nada, não dá msg, não volta para o prompt, fica lá …

demora tudo isso mesmo ? já cancelei tentei denovo, esperei mais de 20min ... e nada ....

• marcellocM
                                        marcelloc
                                        last edited by

Quando esta tudo ok, o processo com um servidor na mesma rede local demora 1 segundo. :P

Confere a resolução de nome denovo e tenta pingar o servidor ad para testara comunicação.

Você já verificou se no arquivo de configuração do samba não esta faltando acertar alguma coisa?

• D
                                          dougf4nnie
                                          last edited by

marcelloc,

Fiz a alteração que você recomendou: editei o arquivo /usr/local/etc/rc.d/samba mudando tudo que estava com NO para YES. Esta dica resolveu a questão de iniciar o serviço do samba que antes so funcionava com o comando onestart no final.

Acredito que agora o que falta resolver é a questão do diretorio que é apagado quando reinicio o pfsense (/var/run/samba), este dir. é necessário para subir o serviço do samba, pra poder funcionar normal tenho que criar manualmente… alguma idéia?

E ae filipe.nanclarez, algum progresso?

• marcellocM
                                            marcelloc
                                            last edited by

Coloca o mkdir no script também.

mkdir -p /var/run/samba

Talvez seja necessário colocar o caminho completo do  mkdir no script de inicialização.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.