FreeBSD/pfSense com suporte “oficial” no Hyper-V
-
Num trabalho conjunto entre a NetApp, a Citrix e a própria comunidade FreeBSD, a Microsoft anunciou, durante a BSDCan 2012, que o Windows Server Hyper-V agora suporta nativamente o FreeBSD como guest. Em outras palavras, agora poderemos virtualizar o FreeBSD todas as suas variantes (como é o caso do pfSense) com suporte oficial da fabricante do hypervisor. Segundo a própria Microsoft, todos os drivers foram desenvolvidos e liberados sob BSD license e, até o presente momento, permitem a consolidação de VMs com o FreeBSD 8.2 e 8.3 (pfSense 2.0.X e o futuro pfSense 2.1) no Windows Server 2008 R2.
Continue lendo em: http://www.pfsense-br.org/blog/2012/05/freebsdpfsense-com-suporte-oficial-no-hyper-v/
Abraços!
Jack -
JackL,
Excelente notícia, será que o freebsd8.1(pfsnse 2.0.1) entra nesta lista ou só a partir da 8.2?
att,
Marcello Coutinho -
Excelente notícia, será que o freebsd8.1(pfsnse 2.0.1) entra nesta lista ou só a partir da 8.2?
… até o presente momento, permitem a consolidação de VMs com o FreeBSD 8.2 e 8.3 (pfSense 2.0.X e o futuro pfSense 2.1) no Windows Server 2008 R2.
Pela minha interpretação desta linha do Jack, o Hyper-V já oferece suporte ao FreeBSD 8.2. Logo, ao pfSense 2.0.1 também, eu suponho.
-
Pela minha interpretação desta linha do Jack, o Hyper-V já oferece suporte ao FreeBSD 8.2. Logo, ao pfSense 2.0.1 também, eu suponho.
Confirmado pessoal… embora a notícia dê conta somente do FreeBSD 8.2 e 8.3, o FreeBSD 8.1 também é suportado (portanto, o pfSense 2.0.1 fica naturalmente na lista)! ;)
Abraços!
Jack -
É uma noticia boa.
Porem eu estou usando xenserver.. e estou super satisfeito.
-
Porem eu estou usando xenserver.. e estou super satisfeito.
Pois é mantunespb… mas é importante entendermos que muitas vezes precisamos lidar com estruturas em produção. Não se trata mais de “gastar uma licença” do Windows ou “optar tecnicamente” por outra solução. Há também muitos cenários em que o Hyper-V acaba sendo muito vantajoso financeiramente falando em relação a concorrentes proprietários (VMware Essentials Plus, Citrix, etc..). Enfim, no mercado a única regra realmente importante chama-se “heterogeneidade”.
Neste sentido, pessoalmente, acho sim muito salutar este suporte “oficial” da MS, com drivers em BSD Lincense, ao FreeBSD - Já que a base instalada da plataforma tende a aumentar naturalmente – gerando novas demandas por consultoria, implementação e suporte.
;)
Abraços!
Jack -
Fui informado hoje que a principal responsável (nos bastidores) por esta atitude da Microsoft, foi uma das parceiras dela, a NetApp:
Deve-se levar em consideração, também, a parceria da Citrix com ambas. A pressão deve ter sido grande.
Não tem cara de iniciativa da Microsoft. -
A pressão deve ter sido grande.
Na verdade é mais uma demanda de mercado (em função de tudo que é baseado em FreeBSD hoje em dia, inclusive boa parte da família Apple), do que qualquer outra coisa johnnybe!
Abraços!
Jack -
A pressão deve ter sido grande.
Na verdade é mais uma demanda de mercado (em função de tudo que é baseado em FreeBSD hoje em dia, inclusive boa parte da família Apple), do que qualquer outra coisa johnnybe!
Abraços!
JackCerteza, Jack! E foi justamente por isto que citei a pressão. Duvido que tenha sido por iniciativa da Microsoft. NetApp e Citrix devem ter pressionado bastante a Microsoft. Acredito bastante na fonte desta informação.