Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Limitar Trafego Traffic shaper

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 3.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G Offline
      gpostiglioni
      last edited by

Bom dia a todos

Tenho o seguinte cenário, uma interface WAN, mais duas interfaces, LAN e LABS que são interfaces para redes locais, uma para uma rede administrativa e outra para uma rede de laboratórios, bom a minha dúvida é na interface LABS eu teria como limitar apenas o tráfego que passasse pela porta 80 (ou qualquer outra porta) a por exemplo 1 MB e deixar todo o resto do trafego de outras portas com a banda normal, ou caindo em outras filas menos severas?

Já fiz os seguintes testes: criei uma configuração simples de shaping com o wizard, então na interface LABS na fila qInternet eu criei uma fila chamada qPenalidade e em "service curve " coloquei em m2 upperlimit  50Kb e em m2 LinkShare 50Kb (apenas para testes), depois configurei na interface Floating, a seguinte regra:

Action: Queue
          Interface: LABS
          Direction: any
          protocol: TCP/UDP
          Source: LABS subnet
          DST/DSTPort: any
          Ackqueue/Queue: qACK/qPenalidade

Com esta configuração eu consigo limitar o tráfego na interface ou em determinados hosts, porém todo o tráfego é limitado, tentei colocar como porta de destino a porta 80 na regra para tentar limitar o tráfego para a internet ou para qualquer outra porta, mas quando faço isso a regra perde o seu efeito e as maquinas voltam a usar toda a banda disponível.

Como eu poderia resolver isso fazendo com que uma porta ou faxa de portas seja limitada? Ou haveria uma maneira diferente do que eu estou tentando para chegar a esse resultado?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M Offline
        mantunespb
        last edited by

acredito que com opção de limiter e selocione a queque

• G Offline
          gpostiglioni
          last edited by

@mantunespb:

acredito que com opção de limiter e selocione a queque

mantunespb, hoje de manhã testei com o limiter e tive praticamente o mesmo resultado, consigo limitar, a velocidade total, mas não de uma porta específica, para o teste criei os seguintes limiters:

name:lSource
            bandwidth: 60 Kbits
            Mask: Source Address

… e um segundo com o seguinte:

name:lDest
            bandwidth: 60 Kbits
            Mask: Destination Address

...Então configurei na interface LABS para que ela utilizasse os limiters em sua configuração da seguinte maneira:

Action:Pass
            Protocol: TCP/UDP
            Source: LABS subnet
            DST/DSTPort:any
            In/Out: lSource/lDest

Configurando desta maneira, eu limito a taxa  de download para cada host da rede a apenas 7KB/s (exatamente o que esta definido nos limiters)para todas as portas, mas ao definir uma porta de destino na regra como por exemplo a porta 80, volto a baixar na velocidade normal, ou seja é como se a limitação fosse ignorada, então volto ao mesmo problema que estava tendo com as filas... você teria mais alguma ideia para eu resolver isso?

• M Offline
            mantunespb
            last edited by

Pode ser a sequencia da regra que vc limitou por porta esteja errada.

Esta usando o squid. ?.

veja o meu caso no topico do

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,49737.0.html

talvez tenha que configurar o squid para gerenciar os download..

• G Offline
              gpostiglioni
              last edited by

mantunespb,

Não estou usando o squid no momento, na verdade pretendo utilizar futuramente, mas não seria o pacote squid do pfsense e sim um proxy squid externo por uma série de fatores, quanto as regras não faço ideia em que ponto posso estar errando, já tentei mudar a ordem delas de muitas formas e ainda não consegui chegar no resultado que estou procurando, mas vou continuar tentando aqui, desde já muito obrigado pela atenção.

• G Offline
                gpostiglioni
                last edited by

mantunespb

Boa noite, consegui resolver, coloquei a regra do limiter limitando todo o tráfego da interface LABS como última regra, e acima dela demais regras de liberação para as portas 53 3389 3190 etc, funcionou perfeitamente.

Agora fica a duvida, será que essa organização das regras é a única forma? Porque a regra do limiter só funciona com todos os protocolos (any)? continuo com essas duvidas  ???

no mais muito obrigado Valeu …

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.