Opinião sobre Divisão de Link
-
Pessoal,
Estou com um link de 8mb para ser instalado e gostaria de “dividir o link” para 3mb para sistemas e 5mb para navegação. Antes eu não tinha esse problema já que fazia um balanceamento entre um link 2mb dedicado e outro de 2mb via rádio que duas interfaces do meu pfsense.
Achei ideal permanecer usando estas mesmas interfaces. No pfsense eu já uso limite para usuários fazer a navegação com 512k (tenho 80 usuários).
Pensei em usar se divisão e implementar o traffic shaper reservando uma banda de 40% para os sistemas.Gostaria da opinião de vocês sobre este caso.
Gustavo
-
Alem do traffic shapper pode se usar o captive portal. Se nao me engano ele limita velocidade por mac.
-
Gostaria da opinião de vocês sobre este caso.
Você quer usar o traffic shaper junto com o limiter?
-
Não posso usar o captive portal por é uma empresa e não vão ficar autenticando, da forma que esta hoje os dois links
de 2mb esta funcionando, porem o meu link de 2mb vai aumentar para 8mb e iremos cancelar do radio.A principio a minha ideia seria usar conforme a figura. Gostaria de usar o traffic shaper junto com limiter
não sei até que ponto isso vai melhorar.O que acham ?
-
Talvez essa ideia de usar o switch com controle de banda seja interessante.. só que
existe um problema, o link de 3mb vai ter momentos que vai ficar ocioso e quando
o link de 5mb vai sempre ficar ocupado.e interessante essa dúvida.. vamos que o que os demais colegas pensam a respeito..
-
Pessoal,
Eu ainda não testei, ja que esse link fica em outro estado, porem fiquei analisando,
será que vai funcionar.? O pfsense deixa eu ter um mesmo gateway para duas
interfaces diferentes ?? o se usar o switch eu terei dois ips públicos usando
o mesmo gateway..O que acham ?
-
Acho que dificilmente vai funcionar.
Se vai passar a tarefa de roteamento e balanceamento para outro equipamento, aponte o pfsense para um ip somente.
Este post pode ajudar
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,49841.0/topicseen.hml