Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Instalando Pfsense 2.0.1 com grmirror com partições

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    21 Posts 5 Posters 7.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G Offline
      gilmarcabral
      last edited by

Boa tarde.
      Pois é marcelo.
      O que to achando estranho é que mesmo eu utilizando a instalação automatica sem indicar o gmirror ele acaba instalando com gmirror.
      Fiz o teste deixando somente um HD e não instala.
      Resumindo minha situação.
      Se eu for tentar instalar o pfsense sem o uso de raid por software não consigo da erro.
      Mesmo somente com 1 HD.
      A maquina e um dell R210 com controladora raid onboard que já desabilitei.
      Já fiz o teste deixando só um hd. tentando fazer o particionamento manual e nda. particionamento automatico e tmabem nda.
      Alguma sugestão.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

gilmarcabral,

Tente usar todas as opções de bios para a controladora de disco, ide padrão, AHCI e raid.

pergunta: Se ela já tem raid, porque você quer configurar via software e não pela interface da bios?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G Offline
          gilmarcabral
          last edited by

Tentei configurar via bios mas pelos meus testes e de acordo com a dell este raid via bios só funciona em OS windows.
          Quando habilito o raid via bios o pfsense e tambem o linux detecta 2 discos ao inves de um.

• G Offline
            gilmarcabral
            last edited by

Mas uma informação.
            Estou utilizando o virtualbox para simular tambem e estou com o seguinte problema, tando no virtualbox como no servidor dell quando instalo o pfsense com instação Quick/Ease Install ele instala como se tive-se gmirror habilidado. apos a instalação eu dou um df e vejo que ele criou a partião como md0 isso com apenas um disco e tambem quando dou o gmirror status vejo que esta como degraded.
            Penso que isso esta errado pois pelo menos se eu tive-se 2 discos talvez ele poderia tentar lançar mão de raid via software.
            Desde ja agradeço

• marcellocM Offline
              marcelloc
              last edited by

gilmarcabral,

Tenta postar esta dificuldade no forum internacional, acho que esta questão pode ser resolvida por alguem do core team.

att,
              Marcello Coutinho

• G Offline
                gilmarcabral
                last edited by

Vlw marcelo.
                Irei tentar pois infelizmente não manjo muito do idioma.
                Caso alguém poder fazer isso postar este problema la seria bem melhor.

• JackLJ Offline
                  JackL
                  last edited by

gilmarcabral,

Aparentemente este servidor (Dell R210) possui uma controladora de disco não compatível (nativamente) com o FreeBSD da família 8.X. Neste sentido, se você realmente quer/precisa instalar o pfSense neste hardware, minha sugestão é que você o faça virtualizando a estrutura (VMware ESXi).

Leia mais aqui: http://forum.pfsense.org/index.php?topic=31907.0

Pessoalmente, não sou muito fã de virtualizar firewall/router de borda - por questões de segurança e performance. Mas dadas as circunstâncias, pode a melhor alternativa no seu caso. Apenas atente-se ao fato de que se optar pela virtualização, que o faça de forma exclusiva ao pfSense, ou seja, não "aproveita" a estrutura física para colocar uma VM com o banco de dados da empresa, por exemplo. Isso vai ao contrário de todas as boas práticas de segurança da informação.

Abraços!
                  Jack

Soluções: https://conexti.com.br

• G Offline
                    gilmarcabral
                    last edited by

Boa tarde.
                    Hoje fiz algums testes bem legais para tentar descobrir a causa do problema.
                    Peguei uma outra maquina que consegui instalar o PFSENSE 100%.

1 Teste
                    Retirei o HD1 do servidor dell e conectei nesta maquina e tentei instalar. porem sem sucesso deu a mesma mensagem quando tentei instalar no servidor dell.

2 Teste
                    Peguei um HD de 500G tambem de uma outra maquina da dell e pluguei neste servidor, o hd possui o mesmo tamanho e fabricante no que veio no servidor dell, é a instalação ocorreu normalmente.

3 Teste
                    Como no servidor Dell veio com 2 HD, peguei o segundo hd conectei ele como primário e fiz a instalação é ocorreu 100% sem problemas.

Verifiquei o modelo dos 2 HD q vieram no servidor são iguais porem o pfsense não instala no HD1 só instalando no HD2 ate eu mesmo pegando este HD1 e colocando em outra maquina PC e tentando instalar sem sucesso.
                    Então a conclusão que chegei e algo no HD1 deste servidor.
                    Entrei em contato com o suporte da dell e os mesmo iram enviar um técnico para instalação de outro HD no lugar deste que pelos teste esta com problema.

• L Offline
                      LinuxTracker
                      last edited by

Mesmo problema.

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,49832.0.html

• marcellocM Offline
                        marcelloc
                        last edited by

gilmarcabral,

Excelente teste, no final das contas o proprio hardware estava atrapalhando a instalação.

• G Offline
                          gilmarcabral
                          last edited by

Boa noite.
                          Galera foi trocado o disco e a instalação foi realizada com sucesso.
                          Consegui tanto usar o gmirror como tambem sem ele.

• G Offline
                            gilmarcabral
                            last edited by

Aproveitando o gancho.
                            É possivel durante a instalação do pfsense instala-lo personalizado porem eu indicar o /var ficar montado no segundo disco?
                            Nesta maquina possuo 2 hd, a ideia e deixar o /var no segundo disco.
                            Particionar somente utilizando um disco e tranquilo, agora 2 discos não sei como fazer.
                            Alguem tem alguma ideia?
                            Agradeço

• JackLJ Offline
                              JackL
                              last edited by

@gilmarcabral:

É possivel durante a instalação do pfsense instala-lo personalizado porem eu indicar o /var ficar montado no segundo disco?

Você deve ser capaz de fazer isso tanto durante a instalação, como depois dela (http://es.scribd.com/doc/75864246/Speed-Up-Internet-PFSense-Adding-Second-Harddirve-for-Cache-Directory)

Abraços!
                              Jack

Soluções: https://conexti.com.br

• marcellocM Offline
                                marcelloc
                                last edited by

Acabei de colocar nos tutoriais, valeu jack pela pesquisa  :)

• G Offline
                                  gilmarcabral
                                  last edited by

Bom dia.
                                  Agradeço ajuda.
                                  Porem eu estava tentando fazer isso durante a instalação porem não estou conseguindo.
                                  Penso que estou errando e a logica de como fazer.
                                  Se alguem tiver algum tutorial ou uma descrição de como fazer.
                                  Agradeço novamente.

• M Offline
                                    martinelle
                                    last edited by

@gilmarcabral:

Completando.
                                    fiz um outro procedimento que foi o seguinte.
                                    Instalei o pfsense em modo Quick/Easy Install em maquinas com 2 HD.
                                    Notei que ele ja cria o gmirror automaticamente. achei estranho.
                                    Depois tentei efetuar uma nova instalação retirando o segundo hd e usando o Custom Install ou então o Quick/Easy Install porem ele aparece um erro conforme imagem em anexo.
                                    Se alguem tiver algum ideia do que possa ser.
                                    Agradeço

Boa noite, estou tendo o mesmo problema, ja tentei instalar em 2 discos e nada, consegui instalar a primeira vez, porem precisei formatar o servidor e depois que formatei… não estou mais conseguindo installar. Se alguem puder dar uma luz. Grato

• marcellocM Offline
                                      marcelloc
                                      last edited by

Durante a instalação não sei, mas habilitar o zfs em um segundo Disco depois da instalação é bem tranquilo.

• G Offline
                                        gilmarcabral
                                        last edited by

Bom dia.
                                        Tive problema parecido em servidores Dell com pfsense.
                                        Pensei que poderia ser ate o HD com problemas mas não era.
                                        Primeira solução: Utilizar a distro linux gpart para matar tudo.
                                        Segunda solução: Formatar o servidor ou instalar uma distro linux em seguida tentar instalar o pfsense.
                                        Pelo que notei quando utilizar o raid via software ele grava algo no disco que o pfsense não consegue depois remover ai onde entra estas ferramentas de particionamento.

• First post
                                          Last post
                                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.