[Resolvido] VPN PPTP proxy transparente x proxy não transparente.
-
Olá Marcello tudo bem?! Obrigado pela ajuda.
Então deixa eu te explicar a situação.
Estou efetuando alguns teste com o Squid no modo: Transparente e Não Transparente. Ok
Tenho um servidor EXTERNO com o S.O. Windows 2003 com a função habilitada de VPN PPTP, o range dele é 192.168.1.1/24.
Ai e que vem o meu problema:
Quando configuro o Squid no modo NÃO transparente, escutando pela porta 3128, não fecha a VPN.
Agora:
Quando configuro o Squid em modo TRANSPARENTE, consigo conectar a minha vpn externa, sem problema algum.
O porque desde testes: e que o Squid em modo transparente pode ser burlado facilmente colocando um S no http.
Isto já não e mais um pedido de ajuda é um desabafo!
Um Abraço pessoal !!!
-
Paulo_Cesar,
Roda o tcpdump no pfsense para ver o que seu cliente de vpn esta fazendo de diferente quando o proxy esta transparente ou não.
que regras você tem na lan?
att,
Marcello Coutinho -
Olá Marcello, tudo tranquilo.
Bem vamos lá:
Regra Alias
–---------------------------
Firewall > AliasesName: proxy
Type: Port(s)
Port: 3128Regra Firewall
Firewall > Rules > LAN
Proto: TCP
Source: *
Port: *
Destination: LAN address
Port: proxy (Alias que citado acima)
Gateway: *
Queue: noneQual é a melhor pratica neste situação rodo o comando tcpdump no PF na estação ou em ambos ao mesmo tempo?
Desde já agradeço a sua ajuda Marcello.
Att,
Paulo Cesar -
Esta é a única regra da lan?
Pode rodar o tcpdump só no firewall mesmo.
-
Bom dia, Marcello tudo bem?!
Esta é a regra do proxy utilizando a porta 3128. Segui o passo a passo do tutorial que o colega Gelson fez em seu blog: http://gelson.iyd.com.br/?p=155
Como te expliquei anteriomente, estava fazendo um laboratorio com o proxy não transparente, com uma porta especifica, economiza tem na hora de bloquear as redes socias.
Porém o firewall bloqueou o meu conehcimento.
Referente a sua pergunta: Criei outra regras tanto na WAN como na LAN, liberando a TCP, TCP e UDP, GRE, PPTP, LAN net…. e assim por diante, mas em nenhuma obtive sucesso.
Provavelmente eu esteja comendo bola em algum detalhe.
Tudo o que tem neste forum eu consegui fazer, mas uma simples conexão em uam vpn externa passando por uma porta especifica me derrubou....rsssss
Um Abraço Marcello e mutio obrigado pela ajuda. Se precisar excluir este topico me avise.... Fuiiii
-
O problema está no tutorial que você seguiu.
A regra que bloqueia tudo nunca pode ser a primeira.
Passe o bloqueio para a ultima regra(ou exclua a regra) e tente de novo.
att,
Marcello Coutinho -
Marcello, tudo tranquilo?!
Já joguei esta para baixo. Tem um porém, o servidor que responde a vpn utiliza no-ip, vou tentar efetuar a conexão utilizando o IP.
Outro exemplo, tentei efetuar um teste de assintencia remota utilizando o software ammyy, com a regra da porta 3128 dava erro. Foi eu tirar a regra e ele conectou, só que percebi que ele usa a porta 443.
Vou tentar mais um pouco hoje. Qualquer coisa dou um alô.
Abraços
-
Veja sempre o log do squid para identificar o motivo do bloqueio.
O squid é um proxy de http/https/ftp, protocolos como vpn pptp não usam proxy para suas conexões.
att,
Marcello Coutinho -
Sim Marcello, estou ciente disto.
Marcello, só por curiosidade, naquele tutorial do colega Gelson, no lugar dele utilizar o IP do proxy no Internet Explorer ele utilizou o nome do seu servidor + porta. Tentei fazer isto aqui mas não foi, somente pelo IP + Porta.
Faltou alguma coisa?
Por um acaso: System > Advanced > Miscellaneous > Proxy URL?
Abraços
-
Faltou alguma coisa?
configurar o nome do servidor pfsense no dns
Por um acaso: System > Advanced > Miscellaneous > Proxy URL?
Esta configuração faz com que o pfsense use um proxy para acessar a internet quando instala um pacote, verfica versão , etc.
att,
Marcello Coutinho -
Olá pessoal, tudo tranquilo?!
Para quem tiver o mesmo problema que o meu, segue a solução que eu achei, se é certa não sei, mas funcionou como eu queria.
Abaixo esta a minha dúvida que me fez abrir este tópico:
–---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Estou tentando fechar uma conexão via vpn pptp:
Com "proxy NÃO transparente (squid)" que utiliza a porta 3128 não vai nem com rezar braba."
SOLUÇÃO:
Na Aba: Firewall>Alias
Name: Nome do Alias
Descrition: Texto de Referência
Type: Network(s)
Network: Endereço do DDNS no meu caso NO-IPAgora na aba Firewall>Rules tive que criar 02 Regras:
1ª Regra
Proto: TCP
Destination: *
Port: Nome do Alias que você criou na Firewall>Alias
Gateway:*2ª Regra
Proto: GRE
Destination: *
Gateway:*Assim resolvi o problema da minha conexão PPTP com um servidor externo, utilizando o proxy NÃO tranparente.
Abaixo estava a minha outra dúvida:
"Outra questão que notei quando uso o proxy não transparente é que as estações com o SO Windows 7 ficam dando mensagem de "Sem Acesso à Internet" sendo que a mesma esta com acesso a internet."
Proto: *
Destination: LAN address
Gateway:*Observação: Deixe estas Regras sempre acima da Regra da Porta do filtro (PROXY)
–----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixa aqui minha contribuição.
Um Abraço a Todos.