Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

RESOLVIDO ERRO NA CONFIGURAÇÃO DE IP FIXO

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    18 Posts 4 Posters 18.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P
      PaulDevil
      last edited by

@marcelloc:

A mascara de subrede está muito grande, você ja conferiu se no modem voce tem o mesmo /16 ou se é um /24?

Desculpe Marcelloc coloquei a configuração de máscara errada aqui no post. Já efetuei a alteração. Minha máscara de rede é 27 bits 255.255.255.224

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • P
        PaulDevil
        last edited by

Outra coisa que acho importante citar aqui é:

Após colocar o ip fixo, quando tento dar um ping em qualquer ip externo de dentro do pfsense me retorna a seguinte mensagem:

"ping: sendto: No route to host"

Acredito que essa mensagem e devido a falta de um gateway. Se for este o problema já tentei configurar o gateway, mas quando mando aplicar as mudanças simplesmente perco comunicação com o pfsense, nem mesmo pingar no ip dele eu pingo depois dessa configuração, sei que estou fazendo algo errado só não consigo identificar onde devo corrigir.

Obrigado a atenção.

• J
          johnnybe
          last edited by

Sua WAN está com endereço IP privado. Já tentou desabilitar Block private networks na interface WAN?

you would not believe the view up here

• P
            PaulDevil
            last edited by

Depois e algumas tentativas por aqui, consegui colocar para funcionar. Obrigado pelas dicas de todos.

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

@PaulDevil:

Depois e algumas tentativas por aqui, consegui colocar para funcionar. Obrigado pelas dicas de todos.

Se possível, posta o que você fez para corrigir. Desta forma você pode ajudar na pesquisa de outros usuários com o mesmo problema.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• P
                PaulDevil
                last edited by

@johnnybe:

Sua WAN está com endereço IP privado. Já tentou desabilitar Block private networks na interface WAN?

Desabilitei a opção sugerida por um dos colaboradores do fórum, desinstalei a placa de rede e instalei novamente.

Obrigado a todos.

• J
                  johnnybe
                  last edited by

@PaulDevil:

@johnnybe:

Desabilitei a opção sugerida por um dos colaboradores do fórum,…

Isto, faz sentido.

@PaulDevil:

…desinstalei a placa de rede e instalei novamente.

Não seria necessário. Algumas vezes, há um pequeno atraso para sincronizar. Reiniciar o sistema, deveria bastar.

you would not believe the view up here

• R
                    rbrt
                    last edited by

@johnnybe:

@PaulDevil:

@johnnybe:

Desabilitei a opção sugerida por um dos colaboradores do fórum,…

Isto, faz sentido.

@PaulDevil:

…desinstalei a placa de rede e instalei novamente.

Não seria necessário. Algumas vezes, há um pequeno atraso para sincronizar. Reiniciar o sistema, deveria bastar.

Olá, estou com o mesmo problema que o colega que abriu o tópico, desabilitei as marcações na configuração, porém mesmo assim não funcionou… meu pfsense só está navegando se configurar DHCP na WAN, seria realmente necessário reinstalar a placa de rede neste caso? se for necessário alguém saberia me dizer como fazer este procedimento?

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@rbrt:

Seria realmente necessário reinstalar a placa de rede neste caso? se for necessário alguém saberia me dizer como fazer este procedimento?

Se ela funciona em dhcp, significa que o driver e a instalação estão ok.

Revise  as configurações de dns da sua máquina, o dhcp sobrescreve estas configurações e talvez por isso a navegação funciona.

O arquivo com os servidores dns ficam /etc/resolv.conf.
                      Você pode tentar desabilitar o dns forwarder no menu services e testar os dns servers que você habilitou em system -> genereal setup.

E é claro, bem vindo ao fórum!  :)

att,
                      Marcello Coutinho

• R
                        rbrt
                        last edited by

@marcelloc:

Se ela funciona em dhcp, significa que o driver e a instalação estão ok.

Revise  as configurações de dns da sua máquina, o dhcp sobrescreve estas configurações e talvez por isso a navegação funciona.

O arquivo com os servidores dns ficam /etc/resolv.conf.
                        Você pode tentar desabilitar o dns forwarder no menu services e testar os dns servers que você habilitou em system -> genereal setup.

E é claro, bem vindo ao fórum!  :)

att,
                        Marcello Coutinho

Então quando eu ativei o dhcp aqui verifiquei os servidores dns no resolv.conf ai coloquei ip estático e verifiquei o arquivo novamente e os servidores DNS estava da mesma forma.

E se eu habilito ip estático eu não consigo nem conectar no meu pfsense via navegador, levando em consideração que estou na mesma faixa de ip's.

A respeito da configuração forwarder testei ativado e desativado também e não funcionou.

Realmente muito estranho.

Obrigado :D

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

Quantas interfaces de rede você configurou neste pfsense?

Já verificou se as faixas de ip da lan e wan não estão sobrepostas?

• R
                            rbrt
                            last edited by

@marcelloc:

Quantas interfaces de rede você configurou neste pfsense?

Já verificou se as faixas de ip da lan e wan não estão sobrepostas?

configurei wan com um ip estático para receber diretamente do roteador 10.6.0.198/16 e da lan configurei uma nova faixa de ip 172.168.1.1/16

• marcellocM
                              marcelloc
                              last edited by

@rbrt:

configurei wan com um ip estático para receber diretamente do roteador 10.6.0.198/16 e da lan configurei uma nova faixa de ip 172.168.1.1/16

Só uma pergunta besta…
                              Você configurou/cadastrou o gateway no pfsense?

um detalhe mínimo:
                              172.168 é ip válido a faixa 172 vai de 172.16 até 172.31

• R
                                rbrt
                                last edited by

OBS: Esqueci de falar que aqui já existe um firewall na nossa rede e também um servidor proxy, na rede o servidor proxy disponibiliza o nosso dhcp.

Mas, no entanto, todavia, contudo o ip que eu estou colocando estático na WAN é totalmente liberado para uso de internet.

Estou achando que vou fazer essa configuração la em casa onde não possui firewall e só o modem roteador.

• R
                                  rbrt
                                  last edited by

@marcelloc:

@rbrt:

Só uma pergunta besta…
                                  Você configurou/cadastrou o gateway no pfsense?

um detalhe mínimo:
                                  172.168 é ip válido a faixa 172 vai de 172.16 até 172.31

Hum, entendi

vou testar isso mais tarde, ai eu posto aqui.

• marcellocM
                                    marcelloc
                                    last edited by

Mas e o gateway da wan, você configurou?

• First post
                                      Last post
                                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.