Asterisk por trás do pfsense
-
Galera,
Estou com um servidor asterisk que esta na minha rede local,
gostaria que os meus usuarios ao acessarem ele externamente.A dúvida é, somente fazendo o NAT resolve ? qual seria a finalidade uso do pacote sipproxy ?
Gustavo
-
Crie o nat da porta sip e do range de porta RTP que voce definiu nas configurações do asterisk.
Depois em outbound nat, passe ele para modo manual e crie a saída do ip do sip server com static port = yes
Nao esqueca de fazer as configurações de nat nos arquivos de configuração do asterisk.
-
Ainda acho que a melhor opção para Asterisk externo (uma vez que sem fim comerciais) é o uso do AIX.
Já existem clients AIX para Android e Iphone, fora os softfones que tb ja suportam. Logico que ATAs e voipphone isto é uma raridade e o custo é maior … mas acho que vale pela segurança.
[]s
Márcio Carlos -
Você fala do protocolo IAX?
Ele é muito bom mesmo, mas poucos provedores liberam serviços neles.
-
Fiz o procedimento eu deu certo, obrigado. porem tenho que configurar os celulares do vendedores e gostaria que
funcionasse com ip publico tanto quando eles tiverem na minha rede local como externamente, se ele
tiver localmente e configurado com ip publico não funciona. Existe como configurar no pfsense.Não sei se fui claro. !!!
-
Existe como configurar no pfsense.
Faz via dns.
externamente responde o ip valido
internamente vai direto no servidor. -
Não entendi marcelo..
-
crie um dns sip.meudominio.com.br
no dns externo, aponte para o ip valido
no dns interno, aponte para o ip do servidor