Monitorar PFsense com Cacti
-
Pessoal,
gostaria de saber como posso fazer para monitorar as interfaces de rede bem como o uso de memória, de disco e de
processador do meu servidor PFsense.
Gostaria de saber como devo preencher o campo Host Template.
Pois tentei vários valores mas não funcionou corretamente para gerar os gráficos.
Existe algum template específico para pfsense?Abraço
-
thiagosf88,
Talvez a minha resposta não seja exatamente o que você quer ouvir. Mas eu utilizo, COM SUCESSO, o Zabbix para esta finalidade. Além de possuir um template específico para o pfSense, o próprio PF já trás na lista de pacotes disponíveis para instalação o Zabbix Agent e o Zabbix Proxy.
A interligação entre o Zabbix e o pfSense é mais do que simples… É natural! ;)
Abraços!
Jack -
JackL,
instalei o zabbix e instalei os agentes no PFsense.
Como faço para colocar o pfsense no zabbix?Abraço
-
Pessoal, consegui colocar o Pfsense no Zabbix.
Mas…
não ta gerando grafico nenhum!
tenho que liberar alguma porta ou coisa do tipo?Abraço
-
Sim, é preciso liberar as portas de comunicação do agent.
Também não esqueça de aguardar o tempo de refresh (pra ele começar a transmitir os dados): http://forum.pfsense.org/index.php?topic=46010.0
Abraços!
Jack -
Muito obrigado mais uma vez.
Agora funcionou.
Uma Dúvida? é possível monitorar as outras interfaces que não a em0?Abraço
-
Uma Dúvida? é possível monitorar as outras interfaces que não a em0?
Certamente que sim… Você não encontra as outras interfaces na lista de "items"?
-
Não,
apareceu apenas a em0
:( -
To usando o template "Template OS FreeBSD"
-
Tente utilizar o template do próprio "pfSense"!
-
Não encontrei esse template.
Uma solução que vi foi clonar a configuração que pega os dados da interface em0.
Onde encontro o template do pfsense? Deveria ter vindo já no zabbix?Abraço
-
Não encontrei esse template.
O template é padrão a partir do Zabbix 1.8. Veja tela em anexo!
Abraços!
Jack
-
Estranho, uso a versão 2. E não possui esse template. Na verdade é bastante diferente os disponíveis
-
Estranho, uso a versão 2. E não possui esse template. Na verdade é bastante diferente os disponíveis
Você pode baixar e inserir o template no seu Zabbix: http://www.zabbix.com/wiki/_media/contrib/pfsense-gateway2.xml
Leia mais aqui: http://www.zabbix.com/wiki/templates/start
Abraços!
Jack -
JackL…
Estou usando a versão 1.8.15 do zabbix.
Não consigo encontrar no template pfsense ao adicionar os parâmetros para os gráficos as opções relativas ao processador e a memória (processor load, memory load)...
Qual a descrição usada no template do pfsense???
Nos templates do openBSD e freeBSD os parâmetros estão disponíveis.. não deveria ser o mesmo para o pfsense??[]s
-
O pfSense é freebsd, então deveria funcionar.
-
Nos templates do openBSD e freeBSD os parâmetros estão disponíveis.. não deveria ser o mesmo para o pfsense??
Enquanto o novo template do Zabbix para o pfSense não sair do forno, use o template do FreeBSD para monitorar estes recursos genéricos no seu pfSense! ;)
Abraços!
Jak