Bind9 no Pfsense 2.0.1
-
Bom dia Senhores!
Fiz uma pesquisa aqui no fórum mas não encontrei uma real resposta a respeito da disponibilidade e possibilidade de instalar o Bind no pfsense.
Afinal, é possivel instalar esse pacote? O mesmo deve ser instalado "na unha"?
Caso sim, alguém poderia me dar uma luz de como fazer esse processo? Não precisa ser passo a passo, mas apenas para eu ir no caminho certo.Grato pela atenção!
-
o pfsense não usa bind9..
ele usa tinydns
http://doc.pfsense.org/index.php/Tinydns_package
Eu particularmente não costumo colocar serviços demais em um firewall.. com tantas opções de
uso maquina virtual.. para exemplo.. em um empresa uso o xenserver com 5 maquinas
virtuais.. dns, terminal server, e active diretory. -
Afinal, é possivel instalar esse pacote? O mesmo deve ser instalado "na unha"?
sim, ainda não existe interface gráfica para o bind no pfsense.
Você pode instalar e configurar na mão usando os pacotes do freebsd. A versão 2.0.1 usa o freebsd 8.1. Como o dns é um serviço crítico, não recomendo instalar a versão repositório oficial da 8.1, já que provavelmente existem atualizações de segurança aplicadas em versões mais novas.
Suba um ambiente de teste com a versão 2.0.1, tente instalar via console/ssh a versão atual do bind e veja se não vai gerar nenhuma incompatibilidade de bibliotecas/pacotes adicionais.
i386
pkg_add -r ftp://ftp.br.freebsd.org/pub/FreeBSD/ports/packages/Latest/amd64
pkg_add -r ftp://ftp.br.freebsd.org/pub/FreeBSD/ports/amd64/packages/Latest/att,
Marcello Coutinho -
Apenas colaborando com a resposta do colega marcello, se optar por rodar serviços adicionais no pfSense, o faça via Jail (enjaulado)… por questões óbvias de segurança.
Abraços!
Jack