[Resolvido] Internet Muiiiiito Lenta
-
DELL T300
Xeon Dual Core 3.0 com 12mb de cache
2gb ddr2 com ECC
HD RAID 1 de 320
2 placa de rede broadcom gigabitPartições
4gb pra swap
8gb para /
1gb para /tmp
80gb para /usr- para /var
Antes estava com um CentOS 6.x funfando 100%
Ajuda eu :-)
-
Quando eu desabilito a opção Disable Gateway Monitoring que esta em System–Routing a internet melhor uns 15% mas ainda não está nem na metade do ideial....o pior e que se eu desabilito essa opção minha internet fica caindo.....estou usando o dns da operadora...mas ja testei o da google tambem.
O engraçado e que ela da uns picos de ate 100k (ou seja o link total), porem vai baixando até uns 10k pra menos ate fica 800b ou cair de vez....
-
De uma olhada no link abaixo que trata de problemas relacionados a essas placas de rede Broadcom:
http://doc.pfsense.org/index.php/Tuning_and_Troubleshooting_Network_Cards -
sou muito novato no pfsense…..como que eu faria isso ? voce poderia me ajudar ?
-
Normalmente eu uso o WinSCP para acessar os arquivos do pfSense e editá-los quando necessário. Segue abaixo o link para download:
http://winscp.net/eng/download.phpOu então você pode instalar o pacote File Manager do próprio pfSense.
Você só tem que ter muito cuidado e saber exatamente o que está fazendo ao editar arquivos do sistema. Nem precisa dizer o por que, né?
Sempre faça backup do arquivo original antes de editá-lo e, de preferência, do pfSense como um todo. -
eu fiz o acesso via terminal (uso fedora), estou acostumado a trabalhar com CentOS e Fedora…mas aqui to apanhando legal.
Tem como voce me falar como edito um arquivo aqui...pois mesmo acessnado eu nao to conseguindo editar qualquer coisa....ele fica Pfsense Shel:
-
Use o editor "vi" pelo terminal. Não sou muito expert em terminal, mas é da mesma forma que no Linux, suponho.
Ou então tenta o File Manager, pacote do pfSense. -
eita…pelo VI nao ta indo nao...to aqui pesquisando no google tb.....
Eu fiz isso aqui
**_Packet loss with many (small) UDP packets
If you see a lot of packet loss with UDP on bce cards, you might also try changing the netisr settings. These can be set as system tunables under System > Advanced, on the System Tunables tab. On that page, add two new tunables:net.isr.direct_force=1
net.isr.direct=1_**E melhorou mais um bocado…...
So nao achei o valor...deixei em brando (não sei se é default ou algum valor)
Agora vamos ver como que edita os arquivos.......
So falta adcionar as entradas no loader que ele mesmo fala e vamos ver o resultado
-
Hmmm, mas atenção nisso também:
_Several users have noted issues with certain Broadcom network cards, especially those built into Dell hardware. If you find that your bce cards are behaving erratically, dropping packets, or causing system crashes, then you may want to apply the following tweaks, especially on amd64.
In /boot/loader.conf.local - Add the following (or create the file if it does not exist):
kern.ipc.nmbclusters="131072"
hw.bce.tso_enable=0
hw.pci.enable_msix=0That will increase the amount of network memory buffers, disable TSO directly, and disable msix._
E nisso, em especial:
_Broadcom bge(4) CardsSee above, but change "bce" to "bge" in the setting names._
-
opa…eu nao sou bom no ingles....to a base de google tradutor....voce poderia me falar o que ele fala ?
minha placa de rede esta como
bge0 para wan
bge1 para lan -
SE entendi bem o que o documento pede, deixe assim as opções do no /boot/loader.conf.local
hw.bge.tso_enable=0
hw.pci.enable_msix=0 -
eu entendi tb a mesma coisa…..
so que o arquivo nao existe e to bolado em criar isso...a internet agora ja esta muito mas muito proxima de ficar 100% posso afirmar que ficou uns 90% já
Ele mesmo fala que se nao existe e pra criar....mas....to bolado...se eu errar voce sabe me dizer se é possível retirar esse arquivo ou vai dar um "kernel panic" ?
-
SE entendi bem o que o documento pede, deixe assim as opções do no /boot/loader.conf.local
hw.bge.tso_enable=0
hw.pci.enable_msix=0Isso! :)
-
existe esses caminhos
vim /boot.config
e
vi /boot/ [tab tab]
beastie.4th cdboot gptzfsboot loader.rc support.4th
boot defaults/ kernel/ mbr zfs/
boot0 device.hints loader* modules/ zfsboot
boot0sio firmware/ loader.4th pmbr zfsloader*
boot1 frames.4th loader.conf pxeboot
boot2 gptboot loader.help screen.4thou seja não tem o /boot/loader.conf.local
-
existe esses caminhos
vim /boot.config
e
vi /boot/ [tab tab]
beastie.4th cdboot gptzfsboot loader.rc support.4th
boot defaults/ kernel/ mbr zfs/
boot0 device.hints loader* modules/ zfsboot
boot0sio firmware/ loader.4th pmbr zfsloader*
boot1 frames.4th loader.conf pxeboot
boot2 gptboot loader.help screen.4thou seja não tem o /boot/loader.conf.local
Tem que criar ele então, em /boot/loader.conf.local - sendo que loader.conf.local tenha o conteúdo:
hw.bge.tso_enable=0
hw.pci.enable_msix=0 -
…se eu errar voce sabe me dizer se é possível retirar esse arquivo ou vai dar um "kernel panic" ?
Sim, se der errado você pode deletar o arquivo pois ele nem existia antes. :)
-
vo criar…e reiniciar o servidor..se der m*** eu ainda estou configurando ele....refaço.....
posto aqui o resultado entao.....
10 min ja tenho a resposta (se deu zica ou nao)
-
vo criar…e reiniciar o servidor..se der merda eu ainda estou configurando ele....refaço.....
Refazer? Não seria mais fácil ter criado um Backup do pfSense e, em caso de problemas, restaurar o backup? ;)
-
fazer eu fiz…so que agora nao da o grafico da placa...
Cannot get data about interface bge
-
consegue fazer downloads com o limite da placa?