Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema com NAT

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 3 Posters 3.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G Offline
      GabrielCaim
      last edited by

Estou com um problema aqui meio complicado.

Tenho uma rede, onde o firewall é um pfsense 2.0-BETA4 (i386)  (de cara pra internet com ip dedicado) e preciso fazer acesso ssh externo (de fora pra dentro) até um servidor rodando CentOS 5.3.

====

Na tabela NAT do pfsense ja montei o seguinte redirecionamento de porta:

If      | Proto    | Src. addr | Src. ports | Dest. addr | Dest. ports | NAT IP            | NAT Ports

WAN | TCP/UDP | *            | *            | *            | 3522        | 192.168.10.251 | 22 (SSH)
      WAN | TCP/UDP | *            | *            | *            | 5050        | 192.168.10.230 | 3389 (RDP)

Ou seja onde qualquer conexão que venha através da rede WAN na porta 3522 seja redirecionada ao servidor na porta 22 (pelo menos essa é minha idéia)

No servidor CentOS criei a seguinte regra:

====

iptables -A INPUT -p tcp -s 0/0 –dport 22 -j ACCEPT
      iptables -A FOWARD -p tcp -s 0/0 --dport 22 -j ACCEPT

ou seja, criei uma regra para as requisições via protocolo tcp na porta 22 de qualquer IP sejam aceitas

====

Alterei o /etc/ssh/sshd_config e descomentei a opção: Port 22

O problema é que Não consigo o acesso via o putty. O putty retorna: Network error: Connection timed out
      No entando consigo acesso via putty quando é interno. ( Obs: Não estou tentando sair pela porta wan do firewall pra voltar, tenho duas conexões distintas aqui, uma passa pelo firewal (uma operadora) e a outra é somente minha que acessa somente um computador que está fora da rede (outra operadora)

Obs: Quando vou utilizar o MSTSC para conexão remota aos servidores Windows o PF faz o redirecionamento
      certinho da porta utilizada para o IPdoservidor na porta 3389

O que eu acho muito estranho é o seguinte, ao solicitar acesso via RDP a um servidor Windows pela porta 5050 ( ex. mstsc IPDEDICADO:5050 ) ele encaminha para 192.168.10.230:3389 e me libera o acesso.. Utilizando a mesma conexão, quando solicito acesso ao IPDEDICADO:3522 atravez do putty ele da o erro mencionado acima.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo???

Tentei ser o mais detalhista possivel para poder ajudar voces a me ajudarem =D

Obrigado pela ajuda!!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

GabrielCaim,

Bem vindo ao fórum! :)

mude o destination address da sua regra de nat para wan address e verifique se existe regra de firewall na wan liberando acesso para os ips internos nas portas 22 e 3389.

Com relação ao seu pfsense 2.0 beta, faça backup e planeje um upgrade assim que possível.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G Offline
          GabrielCaim
          last edited by

Obrigado pelas boas vindas =D

Quanto a atualização ja esta agendado para esse FDS =) o antigo TI aqui que deixou assim…

Quanto ao que voce disse... fiz e não deu certo.. Link para imagem: http://imageshack.us/photo/my-images/805/ficouassim.jpg/

So lembrando que apenas o acesso via ssh externo nao funciona... o resto está funcionando e por isso nao mexi...

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@GabrielCaim:

So lembrando que apenas o acesso via ssh externo nao funciona… o resto está funcionando e por isso nao mexi...

Está na hora de usar o bom e velho tcpdump para descobrir onde o pacote está parando. ;)

• G Offline
              GabrielCaim
              last edited by

Onde eu encontro os logs de requisição de conexão no PF… tem como filtrar por um determinado IP?

Tipo tem como eu verificar se ao menos o pacote esta chegando nele...?

Como é possivel eu conseguir acesso TS via mstsc e nao conseguir acesso via o putty??

Creio que o problema esta aí...

As regras estão corretas?

nunca utilizei tcpdump e no momento estou muito apertado de tempo para poder aprender...

vlw a atenção =D

• marcellocM Offline
                marcelloc
                last edited by

@GabrielCaim:

Onde eu encontro os logs de requisição de conexão no PF… tem como filtrar por um determinado IP?
                Tipo tem como eu verificar se ao menos o pacote esta chegando nele...?
                nunca utilizei tcpdump e no momento estou muito apertado de tempo para poder aprender...

Está na hora de aprender. Na minha opinião tcpdump é ferramenta básica para o sysadmin de firewall.

para saber o básico do tcpdump, leia o tópico sobre tcpdump nos tutoriais aqui do fórum

• G Offline
                  GabrielCaim
                  last edited by

BLZ Marcello… Brigadao a força! =D

• K Offline
                    kelsen
                    last edited by

Como o Marcelloc falou, utilize o tcpdump, e pra ficar mais facil, vá em Diagnostic -> States  filtre as portas 3522 e 22, vc saberá se o pf esta redirecionando por exemplo 200.xxx.xxx.232 -> Ip_wan -> 192.168.10.251. Caso contrario va em Status -> System logs-> Firewall e filtre as portas pra ver se está sendo bloqueado.

• G Offline
                      GabrielCaim
                      last edited by

Kelsen… Muito obrigado.... vou verificar isso sim...

Abs.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.