Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Passando WAN para PPPOE

Portuguese
    4
    10
    2.6k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      diegogyn
      last edited by

Hoje o meu modem está ligado no pfSense, e tenho que fazer o NAT tanto nele como no pfSense (DLINK 500B).
      Só que estou tendo problemas de queda e por isso a Oi me deu um novo modem (ZTE ZXV10 W300S).
      Hoje coloquei o ZTE como brigde e coloquei o usuario e senha dentro do pfSense mudando a WAN de IP estatico para PPPOE, porem o modem não autenticou e no pfSense ficava somente um "X" vermelho na interface WAN.

Existe alguma outra configuração dentro do pfSense a ser feia para usar o modem em brigde (vou ter que ter 3 placas de rede)?
      E porque a WAN não recebe IP em modo PPPOE (Pelo menos aqui não apareceu nada)?

Grato!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mantunespb
        last edited by

seja o problema de usuario/senha do PPPoE, faça um teste em uma maquina antes. Sempre utilizei
        PPPoE com pfsense em meus clientes e não deu problema..

• J
          johnnybe
          last edited by

Você reiniciou o pfSense após plugar no modem?
          Outra coisa a considerar é a incompatibilidade da placa de rede com o modem. Já vi outros casos semelhantes onde, após inverter as interfaces lógicamente pelo shell (opção 1 - Assign interfaces), tudo funcionou normalmente:
          http://forum.pfsense.org/index.php/topic,53829.msg288043.html#msg288043

you would not believe the view up here

• D
            diegogyn
            last edited by

Irei fazer o teste essa semana mas passando um dlink 500b para bridge.
            Só que fazendo alguns testes aqui me surgiu uma duvida, vou colocar o 500B como bridge e ligar ele na WAN, só que a WAN vai estar em PPPoE ou seja ela vai me passar somente o IP da internet correto (que sera o novo gateway) ??
            Como devo proceder se precisar acessar o modem atraves da minha LAN? Porque mesmo que eu deixe o dhcp do modem habilitado o pfsense nao vai encontrar nada não é isso?
            []´s

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

@diegogyn:

Existe alguma outra configuração dentro do pfSense a ser feita para usar o modem em brigde (vou ter que ter 3 placas de rede)?

Porque três placas????

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D
                diegogyn
                last edited by

@marcelloc:

@diegogyn:

Existe alguma outra configuração dentro do pfSense a ser feita para usar o modem em brigde (vou ter que ter 3 placas de rede)?

Porque três placas????

Não sei por isso perguntei:
                @diegogyn:

Só que fazendo alguns testes aqui me surgiu uma duvida, vou colocar o 500B como bridge e ligar ele na WAN, só que a WAN vai estar em PPPoE ou seja ela vai me passar somente o IP da internet correto (que sera o novo gateway) ??
                Como devo proceder se precisar acessar o modem atraves da minha LAN? Porque mesmo que eu deixe o dhcp do modem habilitado o pfsense nao vai encontrar nada não é isso?
                []´s

Quero entender vou acessar o modem após colocar ele em brigde. E como vai ficar o meu IP da WAN (se é que vai exisitir um ip interno para ela).

[]´s

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Quando você passa ele para modo bridge, você não precisa mais acessar ele.

O ip é recebido pela wan do pfsense. o modem só vai fazer o meio de campo entre os meios.

• D
                    diegogyn
                    last edited by

Consegui! Autenticou 100%
                    Só que com 1 porem perecebi que o status do gateway fica com a latencia muito alta:
                    GW_WAN 192.0.2.254 22.905ms 0.0% Online
                    GW_WAN 192.0.2.254 747.676ms 0.0% Warning, Latency

Achei isso estranho, quando tiro do modo bridge a latencia diminui:
                    WANGW 192.168.0.254 0.733ms 0.0% Online

O que acham q ocasiona isso??

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@diegogyn:

O que acham q ocasiona isso??

são dois pesos e duas medidas.

com modo bridge, você esta testando um ip da internet 192.0.2.254 (GW_WAN    192.0.2.254    747.676ms    0.0%    Warning, Latency)
                      sem modo bridge, você faz um teste local para  192.168.0.254 (WANGW    192.168.0.254    0.733ms    0.0%    Online )

• D
                        diegogyn
                        last edited by

No modo bridge costuma oscilar muito? (Porque aqui em um curto período de tempo ele passou de 22.905ms para 747.676ms.)

Outra coisa, tenho que me preocupar com o usuário e senha do modem? (Acredito que como agora não é possível deve estar mais seguro agora principalmente com esses ataques recentes aos modens correto?)

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.