Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Ping entre DMZ e LAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    15 Posts 3 Posters 5.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S Offline
      sosmicro
      last edited by

@jonathacardoso:

Amigos, fiz as seguintes regras:

DMZ:
      ICMP DMZ net * *          * * none
      ICMP *          * DMZ net * * none  
      LAN:
              ICMP *          * LAN net      * * none  
               ICMP LAN net * *           * * none

E continua não pingando.

Alguém sabe o pq?

Pq suas regras ainda estao errada… veja... basta 1 regra apenas em cada rede de ORIGEM....

DMZ:

LAN:

[]s

Oswaldo Romano
      SOSMICRO - uberaba - MG

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J Offline
        jonathacardoso
        last edited by

@sosmicro:

@jonathacardoso:

Amigos, fiz as seguintes regras:

DMZ:
        ICMP *          * DMZ net * * none  
        LAN:
                ICMP *          * LAN net      * * none  

E continua não pingando.

Alguém sabe o pq?

Pq suas regras ainda estao errada… veja... basta 1 regra apenas em cada rede de ORIGEM....

DMZ:

LAN:

[]s

Mas eu tentei assim também e não funcionou….

Reitero: Tenho um pc ligado a LAN e um PC ligado a DMZ e quero pingar entre eles, de um pro outro, e não consigo. Eu consigo pingar pro IP da LAn e pro da DMZ, mas pra um PC específico, não.

• J Offline
          jonathacardoso
          last edited by

Pergunto: Isso pode necessitar alguma regra de NAT?

Não tenho nenhuma regra de NAT.

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@jonathacardoso:

Você desabilitou as regras de nat ou deixou no automatico?

suas maquinas de teste estão com firewall habilitado e por exemplo filtrando ping?

Já monitorou via tcpdump  na console/ssh do firewall para indentificar onde o pacote está parando?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J Offline
              jonathacardoso
              last edited by

@marcelloc:

@jonathacardoso:

Você desabilitou as regras de nat ou deixou no automatico?

suas maquinas de teste estão com firewall habilitado e por exemplo filtrando ping?

Já monitorou via tcpdump  na console/ssh do firewall para indentificar onde o pacote está parando?

Não incluí nenhuma regra no NAT. O único automático habilitado é o Automatic outbound NAT rule generation.

As máquinas de teste não estão com FW habilitado, pois estão usando o FW do pfSense. Tanto é, que todos os pings funcionam - inclusive de uma máquina da LAN para, p.ex. 10.1.72.1 ou da DMZ para 191.1.91.1. Agora, da máquina 10.1.72.240, não consigo pingar para a 191.1.91.33, por exemplo.

• marcellocM Offline
                marcelloc
                last edited by

@jonathacardoso:

Não incluí nenhuma regra no NAT. O único automático habilitado é o Automatic outbound NAT rule generation.

Então tem nat habilitado  ;)

O outbound nat automatico faz nat para qualquer interface com gateway definido

@jonathacardoso:

As máquinas de teste não estão com FW habilitado, pois estão usando o FW do pfSense.

Não recomendo em hipótese nenhuma desabilitar o firewall da estação local. Já vi várias redes indo para o saco por não ter qualquer proteção na estação de trabalho.

@jonathacardoso:

Tanto é, que todos os pings funcionam - inclusive de uma máquina da LAN para, p.ex. 10.1.72.1 ou da DMZ para 191.1.91.1. Agora, da máquina 10.1.72.240, não consigo pingar para a 191.1.91.33, por exemplo.

tcpdump é o proximo passo. debug de verdade, na minha opinião pessoal, se faz na console/ssh.

• J Offline
                  jonathacardoso
                  last edited by

@marcelloc:

@jonathacardoso:

Então tem nat habilitado  ;)

O outbound nat automatico faz nat para qualquer interface com gateway definido

@jonathacardoso:

As máquinas de teste não estão com FW habilitado, pois estão usando o FW do pfSense.

Não recomendo em hipótese nenhuma desabilitar o firewall da estação local. Já vi várias redes indo para o saco por não ter qualquer proteção na estação de trabalho.

@jonathacardoso:

Tanto é, que todos os pings funcionam - inclusive de uma máquina da LAN para, p.ex. 10.1.72.1 ou da DMZ para 191.1.91.1. Agora, da máquina 10.1.72.240, não consigo pingar para a 191.1.91.33, por exemplo.

tcpdump é o proximo passo. debug de verdade, na minha opinião pessoal, se faz na console/ssh.

Corrigindo: elas estão, sim, como FW habilitado. Claro que eu não desabilitaria, mesmo tendo o FW do pfSense.

Vou testar uns tcpdump e qualquer coisa retorno.

• J Offline
                    jonathacardoso
                    last edited by

Amigos, não sei fazer muito bem tcpdump, mas tive o seguinte resultado inicial.
                    Abri dois consoles e em um fiz um tcpdump -i placa_rede_lan icmp e no outro o mesmo comando, mas com a placa_rede_dmz.

Abri dois prompts em cada computador e comecei a testar os pings.

No computador da LAN (191.1.91.51) fiz o ping pra DMZ (10.1.72.1) e pra máquina dentro dela (72.212).
                    No primeiro caso, o echo request apareceu no tcpdump da placa_lan, seguido de echo reply.
                    No segundo caso, o echo request apareceu nos dois tcpdumps, apenas com um echo request, sem um echo reply.

No computador da DMZ (10.1.72.212) fiz o ping pra LAN (191.1.91.1) e pra máquina dentro dela (91.51)
                    No primeiro caso, o echo request apareceu no tcpdump da placa_dmz, seguido de echo reply.
                    No segundo caso, o echo request apareceu nos dois tcpdumps, apenas com um echo request, sem um echo reply.

Alguém pode me explicar o que isso pode dizer e se preciso testar algo a mais no tcpdump?

• marcellocM Offline
                      marcelloc
                      last edited by

@jonathacardoso:

Se o request esta saíndo pela interface de destino, significa que o pacote está indo para a estação de destino mas não esta voltado.
                      se o reply aparece na interface de destino mas não na interface de origem, significa que o pacote esta sem permissão ou pode existir uma regra forçando o trafego para outro gateway

• J Offline
                        jonathacardoso
                        last edited by

@marcelloc:

@jonathacardoso:

Se o request esta saíndo pela interface de destino, significa que o pacote está indo para a estação de destino mas não esta voltado.
                        se o reply aparece na interface de destino mas não na interface de origem, significa que o pacote esta sem permissão ou pode existir uma regra forçando o trafego para outro gateway

No caso, Marcelo, os pings todos aparecem só na interface de origem, tanto o request quanto o reply. Entretanto, o ping entre as estações da DMZ e da LAN, vice-versa, aparece os quatro requests tanto na interface de origem como na de destino. Neste caso, o que pode ser?

Não tenho noção, amigos!

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.