Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Template Zabbix 2 PfSense 2.0.2

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    24 Posts 7 Posters 20.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • JackLJ
      JackL
      last edited by

kelsen++

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com
      Soluções: https://conexti.com.br

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

Olá!

Parabéns e obrigado pela contribuição.

Para qual versão do Zabbix está testado?

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

@LFCavalcanti:

Acho que é o pacote com a versão 2  ::)

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• K
            kelsen
            last edited by

@LFCavalcanti:

Olá!

Parabéns e obrigado pela contribuição.

Olá,
              Zabbix_server 2.0.2 e 2.0.4, zabbix_client 2.

• K
              kelsen
              last edited by

Template atualizado no Github.

• hrProcessorEntry

• hrStorage

• hrSystem

Qualquer dúvida ou sugestão poste aqui, vou tentar responder o mais rápido possível, Abraços!

• J
                johnnybe
                last edited by

Eu gostaria de saber se esses Templates estão contemplando:

1- Uso da interface Wan in
                2- Uso da interface Lan out
                3- Uso do Processador
                4- Uso da Memória RAM
                5- Uso do Disco

Além disso, quais são os intervalos de tempo estabelecidos para cada item acima: dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano.  :)

you would not believe the view up here

• K
                  kelsen
                  last edited by

Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.

• J
                    johnnybe
                    last edited by

@kelsen:

Johnnybe, tem tudo isso, o intervalo é de 30 ou 60 segundos, isso você pode ajustar de acordo com suas necessidades.

kelsen, não foi bem isso o que eu queria dizer, desculpe-me a falta de maiores explicações.
                    O que eu quero saber é se, os gráficos dos Templates que citei, se apresentam nos intervalos de tempo dia/semana/mes/trimestre/semestre/ano. Da mesma forma como esses gráficos se apresentam no RRD Graphs, percebe? O caso é que, apesar de parecer redundante, pelo Zabbix o relatório pode ser mais completo assim como os alertas de uso ou queda de um determinado serviço. Em especial a queda do gateway ou da Wan.
                    Infelizmente, esses relatórios no pfSense só tem destino a 01 (um) e-mail. Na minha opinião, deveria ter campo para pelo menos mais 02 (dois).
                    Além do mais, os gráficos de uso enviados por e-mail pelo pfSense não possuem uma leitura adequada, uma vez que o espectro de cores está sempre entre vermelho e cinza. Acho que isso não oferece uma leitura bem clara e o Zabbix pode fazer melhor que isso.

• K
                      kelsen
                      last edited by

Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso. Acho que a questão de relatórios do pfSense poderia ser melhor sim.
                      Em relação ao zabbix, você pode escolher o intervalo de tempo usando um calendário, por exemplo, do dia 01/01 ao 30/01, o template que fiz não tem gráficos ainda, ele contêm somente os items, mais desses items o zabbix já gera um grafico simples, e você pode customizar o seu próprio gráfico.
                      Com tempo eu adiciono gráficos ao template. Aguarde!

Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.

• J
                        johnnybe
                        last edited by

@kelsen:

Em relação as cores dos gráficos vermelho e cinza, isso pode ser customizado e tem tópico aqui ensinando isso.

Edit: Não me lembro como o relatório dos gráficos é exibido no email, mas acho que a customização que falei afeta o gráfico enviado por email tb.

Ah tá! hehehehe
                        Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs.  ;)

Já tentei de tudo quanto é jeito, mas no relatório por e-mail nunca consegui que as cores customizadas se apresentassem.
                        No e-mail sempre vem com as cores padrão, infelizmente.  :(

• K
                          kelsen
                          last edited by

Fui eu quem publicou como fazer a modificação de cores do RRD Graphs.

Ráaa.. pegadinha do malandro..  ;D Não me lembrava que foi que postou rsrsrs.
                          Então, como te disse, relatórios do pfSense é muito precário, embora eu ache os gráficos pfSense melhor que do Zabbix.
                          To pensando em fazer um jeito de buscar numa página centralizada os gráficos dos pfSense que tenho instalado; tipo numa droplist eu seleciono o firewall e me retorna a página do gráficos "status_rrd_graph.php" ou só os gráficos. Mas não sou nenhum programador, entendo de leve e aí fica dificil.

• L
                            leoalmada
                            last edited by

@kelsen:

Senhores, fiz um template SNMP para o PfSense 2.0.2 (acredito que não vá mudar pro 2.0.1) de acordo com as minhas necessidades;
                            o template contêm os seguintes items:

• pfCounter

• pfLimits

• pfLogInterface

• pfStateTable

• pfStatus

• pftimeouts

Ainda faltam algumas coisas do tipo, contagem de bytes das interfaces; pra isso eu estou vendo uma forma de pegar os valores da tabela ao invés de gerar um item pra cada interface; como não sou expert em zabbix, criei um tópico no forum, caso alguém queira me ajudar:
                            https://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=38880

http://www.4shared.com/document/RBvI6Zgn/pfsense202.html

Edit: Assim que tiver mais atualizações eu posto aqui.

Pessoal estou iniciando neste mundo. Como faço para subir este template?

• K
                              kelsen
                              last edited by

Vai em configuração -> templates e importa ele; sugiro ainda que vc não linka o template no host pq ai vc nao vai conseguir editar os itens e modificar sua interface de rede, em vez disso, copie os itens do template pro seu host.

• A
                                anphibio
                                last edited by

Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.

• A
                                  anphibio
                                  last edited by

Alguém poderia me passar suas triggers para eu me basear na montagem do meu monitoramento?

• K
                                    kelsen
                                    last edited by

@anphibio:

Onde consigo uma Legenda para cada item desse? saber o que cada um faz para poder montar minhas triggers.

Cada item tem suas descrição em inglês.

• First post
                                      Last post
                                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.