HYPER-V WINDOWS 8 64BITS - PFSENSE 2.1BETA1
-
Eu havia lido as perguntas, mas não achei nenhuma resposta conclusiva mesmo porque se fala em Hyper-V no Server 2008. Minhas duvidas saão quanto a sua utilização na versão dele no Windows 8 e no Server 2012.
-
Eu havia lido as perguntas, mas não achei nenhuma resposta conclusiva mesmo porque se fala em Hyper-V no Server 2008. Minhas duvidas saão quanto a sua utilização na versão dele no Windows 8 e no Server 2012.
Olá ;D
O Windows 8 não é um sistema para Servidores, portanto não possui os recursos do Hyper-V.
Sobre o Windows Server 2012, ainda é um sistema recente e não estou vendo uma comoção do mercado com relação a ele. Eu ficaria com o Windows Server 2008 R2 por enquanto.
Há pessoas aqui da comunidade brasileira usando no HyperV, não vi reclamações quanto a desempenho, mas sim quanto a compatibilidade de Drivers. Na Thread que o JackL lhe passou, há menção que apenas a versão 2.1 do PFSense suportará o HyperV totalmente. A versão 2.1 ainda está em beta.
-
O Windows 8 não é um sistema para Servidores, portanto não possui os recursos do Hyper-V.
Na verdade o Windows 8 possui sim o recurso de Hyper-V. Mas é fato que é desaconselhável utilizar sistemas convidados sob um sistema operacional endpoint. 8)
Há pessoas aqui da comunidade brasileira usando no HyperV, não vi reclamações quanto a desempenho, mas sim quanto a compatibilidade de Drivers. Na Thread que o JackL lhe passou, há menção que apenas a versão 2.1 do PFSense suportará o HyperV totalmente. A versão 2.1 ainda está em beta.
É exatamente esta a questão. O Hyper-V já é homologado para o FreeBSD 8.2 e 8.3. O pfSense da série 2.0.x é baseado no FreeBSD 8.1. Portanto, o melhor é aguardar o pfSense 2.1 estável para efetuar eventuais implementações do gênero - já que ele é baseado no FreeBSD 8.3.
Quando dizemos que o pfSense 2.1 rodará melhor no Hyper-V que seus antecessores, é em função do kernel do FreeBSD 8.3 e o suporte do mesmo junto à arquitetura. Isso não quer dizer que haverá suporte oficial por parte da Microsoft para o pfSense 2.1, claro! :-[
Abraços!
Jack -
É exatamente este tipo de informação que me interessava porque diante de tantos tutoriais que vi e li, e por já conhecer o Server da Microsoft e não ter conseguido fazer uma maquina virtual do PFSENSE 2.1 BETA1 rotar no Windows 8 com Hyper V nativo que me deixou abalado(kkk), claro que apanhei para compreender sua funcionabilidade no VMWare e mais facilmente ainda no VitualBox que a meu ver teve um desempenho melhor nas respostas nas requisições da rede. O que me deixou intrigado quanto ao Hyper V do Windows 8 foi pelo fato e não ter encontrado a opção "legacy", de não ter compreendido claramente o que seria esta opção e em que momento utilizar na criação da maquina virtual do PFSENSE.
Obrigado
-
O que me deixou intrigado quanto ao Hyper V do Windows 8 foi pelo fato e não ter encontrado a opção "legacy", de não ter compreendido claramente o que seria esta opção e em que momento utilizar na criação da maquina virtual do PFSENSE.
_O Hyper-V possibilita a criação de dois tipos de interfaces de redes a serem adicionadas as máquinas virtuais: Network Adapter e Legacy Network Adapter. A diferença entre elas é que o Network Adapter é uma placa de rede virtual com um driver virtual sintético o qual utiliza um componente do Hyper-V conhecido como VMBus para o envio de requisições ao virtual switch na parent partition. O Network Adapter somente poderá ser utilizado em guests nos quais possa ser instalado o Integration Services, que é o pacote de drivers que permite a utilização de dispositivos sintéticos.
A interface do tipo Legacy ou Legacy Network Adapter, é uma placa de rede virtual emulada que tem suas requisições interceptadas pelo Hypervisor e disponibilizadas em um buffer na memória, para então serem enviadas ao virtual switch. Este processo torna a comunicação um pouco mais lenta quando comparada a comunicação através de uma placa de rede sintética. Diferentemente da placa sintética que utiliza um driver sintético identificado como Microsoft Virtual Machine Bus Network Adapter, a placa Legacy emula uma interface DEC 21140 10/100TX 100 MB operando a 100 Mbps._
Fonte: http://blog.aldaxti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:redes-virtuais-no-hyper-v-e-boas-praticas-de-configuracao&catid=4:artigos&Itemid=81
Em outras palavras, você utiliza o adaptador Legacy quando o seu sistema operacional convidado não possui suporte nativo no Hyper-V - afim de conseguir usar a rede.
Abraços!
Jack -
Na verdade o Windows 8 possui sim o recurso de Hyper-V. Mas é fato que é desaconselhável utilizar sistemas convidados sob um sistema operacional endpoint. 8)
Na verdade o Hyper-V do Windows 8 está disponivel mais para "emular" aplicações antigas. Faltam vários modulos e bibliotecas. Por isso me expressei dessa forma. Fui enérgico para enfatizar que não é correto usar o Windows 8 para esse tipo de finalidade.
-
Na verdade o Hyper-V do Windows 8 está disponivel mais para "emular" aplicações antigas. Faltam vários modulos e bibliotecas.
Client Hyper-V
is the virtualization technology built into Windows
8. Client Hyper-V is the same virtualization technology previously available only in Windows Server
.
-
Bom eu uso, o Hyper-V 2012 com pfSense 2.0.2 e funciona perfeitamente, claro que o meu ambiente ainda esta em testes, um acerto aqui outro ali, mas de um modo geral sem muitas dificuldades.
-
Bom eu uso, o Hyper-V 2012 com pfSense 2.0.2 e funciona perfeitamente, claro que o meu ambiente ainda esta em testes, um acerto aqui outro ali, mas de um modo geral sem muitas dificuldades.
Ninguém disse que não funcionava. Apenas é desaconselhável em função do "não suporte" ao kernel do FreeBSD por parte da plataforma.
Em muitos casos (não todos) isso acarreta problemas com drivers, performance e estabilidade da VM. O melhor continua sendo esperar o pfSense 2.1RC.
Abraços!
Jack -
Bom, então estou dentro dos que não tem problemas com drivers e performance. :D
-
Client Hyper-V
8. Client Hyper-V is the same virtualization technology previously available only in Windows Server
.
JackL…
Client Hyper-V
. A similar functionality in Windows 7 is called Windows XP Mode.
Então apenas para sumarizar que a FINALIDADE da tecnologia Hyper-V no Windows 8 é permitir a emulação de aplicações para o usuário e não a hospedagem de sistemas independentes da maquina hospedeira como é no windows Server.
Não vamos confundir CAPACIDADE com FINALIDADE por favor. A tecnologia é a mesma, mas com limitações e um sistema hospedeiro que não é preparado para hospedar outros Sistemas Operacionais corretamente.
-
Então apenas para sumarizar que a FINALIDADE da tecnologia Hyper-V no Windows 8 é permitir a emulação de aplicações para o usuário e não a hospedagem de sistemas independentes da maquina hospedeira como é no windows Server.
Perfeitamente…
Meu comentário foi EXATAMENTE neste sentido. Apenas para deixar claro neste post que não é um problema de CAPACIDADE! ;)