Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Bridge WAN-LAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    19 Posts 5 Posters 7.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

@mateusvtt:

Existe uma rede (A) 10.0.0.0/8, que me fornece uma faixa (B) 10.17.0.0/19.

Você quer dize que dentro da 10.0.0.0/8 você pode usar somente a faixa 10.17.0.0/19?

@mateusvtt:

A princípio eu consegui, no meu caso uso VMware e li que era necessário ativar o "promiscuous mode" no vswitch para funcionar. Dito e feito, era isso que faltava.

O promiscuous mode transforma o switch da vm em hub, isso pode significar problemas no futuro.
      Existem quantas outras vms neste servidor?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mateusvtt
        last edited by

@marcelloc:

Você quer dize que dentro da 10.0.0.0/8 você pode usar somente a faixa 10.17.0.0/19?

Exato. O range que recebo é 10.17.0.1 - 10.17.31.254

@marcelloc:

O promiscuous mode transforma o switch da vm em hub, isso pode significar problemas no futuro.
        Existem quantas outras vms neste servidor?

Então no caso estou isolado só com uma vm na lan e a vm com pfsense, em testes. Mas estou estudando para implementar para 8 servidores e mais ou menos 30 vms.
        Eu também estou com o pé atrás quanto a segurança por promiscuous mode Marcello. É assim mesmo? Há outras maneiras?
        Obrigado.

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

@marcelloc:

Eu também estou com o pé atrás quanto a segurança por promiscuous mode Marcello. É assim mesmo? Há outras maneiras?

Não sei, alguns procedimentos do pfsense em vm só funcionam assim.

• JackLJ
            JackL
            last edited by

mateusvtt,

Se entendi direito, honestamente, acho que no seu caso a melhor solução seria uma Switch de camada 3 fazendo trunk entre 2 VLANs…

Usar o pfSense para ser apenas bridge é como atirar com um canhão num beija-flor… Ainda mais virtualizado em "promiscuo mode" (do ponto de vista de performance e segurança).

Abraços!
            Jack

Soluções: https://conexti.com.br

• L
              LFCavalcanti
              last edited by

@JackL:

atirar com um canhão num beija-flor…

Melhor definição do dia!

Posso usar essa JackL?

Agora sério…
              Realmente, se você está usando o PFSense como um "roteador" de camada 3, melhor usar um Switch Gerenciavel com camada 3.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager
              Arriviera Technology Group

• JackLJ
                JackL
                last edited by

@LFCavalcanti:

Melhor definição do dia!
                Posso usar essa JackL?

A vontade…  ;D

Abraços!
                Jack

Soluções: https://conexti.com.br

• M
                  mateusvtt
                  last edited by

Galera eu não quero usá-lo apenas como uma bridge, mas sim como um firewall bridge.
                  Eu preciso de um firewall setorial para estabelecer regras de acesso.
                  Eu não gerencio a outra rede, somente a 10.17.0.0/19.
                  E não quero mudar os ips das minhas maquinas, para que as maquinas da outra rede, as continue enxergando. Por isso a bridge para passar direto passando pelo meu firewall.
                  vlw

• J
                    johnnybe
                    last edited by

@LFCavalcanti:

@JackL:

atirar com um canhão num beija-flor…

Melhor definição do dia!

"Tadin" do beija-flor… Se eu tivesse um canhão, atiraria numa mosca. Nunca num beija-flor. :o
                    Brincadeira, tá?  ;D
                    O Jack fugiu bucólicamente da frase padrão. Endosso como frase do dia.  :D

you would not believe the view up here

• L
                      LFCavalcanti
                      last edited by

@mateusvtt:

Galera eu não quero usá-lo apenas como uma bridge, mas sim como um firewall bridge.
                      Eu preciso de um firewall setorial para estabelecer regras de acesso.
                      Eu não gerencio a outra rede, somente a 10.17.0.0/19.
                      E não quero mudar os ips das minhas maquinas, para que as maquinas da outra rede, as continue enxergando. Por isso a bridge para passar direto passando pelo meu firewall.
                      vlw

Amigo, você está confundindo conceitos…

Pelo que você está explicando, a topologia está assim:
                      REDE 1 ---> PFSENSE ---> REDE 2

Se você usará regras de Firewall para restringir as conexões de uma rede a outra, no seu caso não é uma Bridge e sim um Gateway, pois haverá NAT ativo.

Senhores colegas de fórum, sei que a explicação está "adaptada", não me crucifixem, só quis ajudar o colega no entendimento do conceito.

O PFSense pode servir para isso tranquilamente, mas ai vem um problema de topologia, quem será o Gateway de Internet?
                      Se o Próprio PFSense for o Gateway de Internet, basta configurar a Internet como vocÊ quiser e uma interface para a ligação com a outra rede, depois você cria as regras de Firewall permitindo apenas os acessos que deseja entre as redes.
                      Agora, se o Gateway de Internet estiver na outra rede ou for outro servidor na sua rede, a configuração do NAT e das regras de Firewall será um pouco mais complexa.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                      IT Manager

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

@LFCavalcanti:

O PFSense pode servir para isso tranquilamente, mas ai vem um problema de topologia, quem será o Gateway de Internet?

Até onde entendi da descrição da rede do mateusvtt, a faixa dele é a 10.17.0.0/19, mas como a rede é a mesma a mascara continua sendo o /8 e o gateway provavelmente está fora desta faixa gerenciada por ele.
                        Neste caso a única forma de filtrar o trafego entre as duas redes é com bridge mesmo.

• L
                          LFCavalcanti
                          last edited by

@marcelloc:

@LFCavalcanti:

Até onde entendi da descrição da rede do mateusvtt, a faixa dele é a 10.17.0.0/19, mas como a rede é a mesma a mascara continua sendo o /8 e o gateway provavelmente está fora desta faixa gerenciada por ele.
                          Neste caso a única forma de filtrar o trafego entre as duas redes é com bridge mesmo.

Nesse caso faz menos sentido ainda. Você tem duas redes, que são "separadas" mas tem a mesma subrede, mas você quer uma Brigde entre elas… pra mim não faz muito sentido essa topologia...
                          O certo mesmo era mudar a subrede de pelo menos um dos "segmentos", ai sim justifica o uso de um Firewall e pode-se ter alguma segurança nessa separação em segmentos.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                          IT Manager

• marcellocM
                            marcelloc
                            last edited by

@LFCavalcanti:

Nesse caso faz menos sentido ainda. Você tem duas redes, que são "separadas" mas tem a mesma subrede, mas você quer uma Brigde entre elas… pra mim não faz muito sentido essa topologia...
                            O certo mesmo era mudar a subrede de pelo menos um dos "segmentos", ai sim justifica o uso de um Firewall e pode-se ter alguma segurança nessa separação em segmentos.

Concordo que a segmentação é de longe a melhor opção, mas se o "dono" da rede entregou assim, na minha cabeça a unica forma de usar um firewall nesta configuração é via bridge.

• M
                              mateusvtt
                              last edited by

Primeiramente obrigado LFCavalcanti e marcelloc pelas respostas e a vontade de ajudar.

@LFCavalcanti:

A situação foi bem resumida:
                              @marcelloc:

Existe uma rede nacional, a /8, que fornece várias faixas de rede para filiais no país. A que eu recebo é 10.17.0.0/19. Eu não tenho poder de alterar nada.

• marcellocM
                                marcelloc
                                last edited by

@mateusvtt:

Existe uma rede nacional, a /8, que fornece várias faixas de rede para filiais no país. A que eu recebo é 10.17.0.0/19. Eu não tenho poder de alterar nada.

A mascara de rede /8 é aplicada nas estações de toda a rede????

• marcellocM
                                  marcelloc
                                  last edited by

Sua rede está segmentada.

O firewall em bridge neste caso vai te ajudar a não ter que segmentar seu /19 em redes menores.

• First post
                                    Last post
                                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.