Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

    Enxergar switches em rede diferente

    Portuguese
    3
    6
    1.6k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • ?
      Guest
      last edited by

      Olá pessoal,

      Tenho 4 andares na minha empresa onde cada um possui um sala com um hack contendo switchs para distribuir rede para cada andar. Uso switches gerenciáveis D-link. Separei uma faixa de IP para os switches diferente da faixa da minha rede.

      Ex.: Toda a Rede (192.168.1.0/24), Switches (10.90.90.0/24)

      No caso eu teria que alterar o ip da minha máquina para a faixa atribuída nos switches para ser possível enxerga-los e isso é muito incomodo. Gostaria mesmo de conseguir fazer isso pelo pfsense mas não faço a mínima ideia de como fazer.

      Se poderem me ajudar eu agradeço.  ;D

      1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

        Olá,

        Se eles são gerenciaveis, você pode criar uma VLAN e separa-los, criando uma VLAN no PFSense e adicionando as devidas regras de Fireall na interface VLAN.

        Agora sinceramente não vejo necessidade de fazer a separação num primeiro momento, se em cada sala há uma VLAN separada para os computadores, basta deixar os Switches na mesma VLAN que seus servidores.

        –

        Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

        1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • ?
          Guest
          last edited by

          Este é o meu problema. Não tenho nenhuma experiência com VLan. Os switches estão todos com configuração de fábrica. Não há VLan, para os servidores e andares. Gostaria inclusive de entender melhor para aplicar e tornar a rede bem mais segura e com menos trafego de Broadcast. Pensava eu que apenas com um configuração no pfsense isso seria possível.

          LFCavalcanti, mudando um pouco de assunto, qual seria a forma correta de configuração para um empresa neste meu caso no que diz respeito a VLan? Pode não existir a forma correta, mas pelo menos um aconselhamento para mim.

          1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • marcellocM
            marcelloc
            last edited by

            @TonyEmiliano:

            Este é o meu problema. Não tenho nenhuma experiência com VLan. Os switches estão todos com configuração de fábrica. Não há VLan, para os servidores e andares.

            Aprenda sobre vlans(com pouco esforço você aprende, não é coisa de outro mundo) e aplique na sua rede.

            Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

            Help a community developer! ;D

            1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • L
              LFCavalcanti
              last edited by

              Como o Marcelloc disse, lhe aconselho a pesquisar sobre o assunto, para entender o conceito.

              Com o conceito em mente, a parte de configuração nos Switches e no PFSense será fácil.

              Com relação a qual a melhor configuração… como você mesmo já disse, depende, não há uma resposta certa. Se for viavel e vocÊ souber como, segmentar a rede é interessante.

              –

              Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager
              Arriviera Technology Group

              1 Reply Last reply Reply Quote 0
              • ?
                Guest
                last edited by

                Obrigado, em breve retornarei perguntando como fazer tais configurações no pfsense.

                1 Reply Last reply Reply Quote 0
                • First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.