Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PfSense em paralelo com Mikrotik

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 7.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F Offline
      felipeandrade
      last edited by

Boa noite a todos, preciso de uma ajuda de vocês… Quero colocar o pfSense em paralelo com o Mikrotik, a intenção seria usar o mikrotik como gateway da rede, e o pfSense para bloqueio de sites usando squid+dansguardian, já tentei mas não obtive sucesso pois para ficar em paralelo, o pfSense teria que funcionar somente com uma interface de rede, e ainda não consegui fazer funcionar dessa forma, agradeço a todos desde já!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Felipeandrade, bem vindo ao forum!  :)

Veja nos tutoriais as configurações de proxy pac/wpad. Desta forma você bloqueia o acesso direto a 80,443  enquanto o script direciona o tráfego para o proxy.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• F Offline
          felipeandrade
          last edited by

@marcelloc:

Felipeandrade, bem vindo ao forum!  :)

Veja nos tutoriais as configurações de proxy pac/wpad. Desta forma você bloqueia o acesso direto a 80,443  enquanto o script direciona o tráfego para o proxy.

Bom dia amigo marcelloc, desculpe mas não mencionei que meu squid precisa funcionar em modo transparent, dai uma outra dúvida me surgiu agora, está dica se aplica somente para quando o squid é autenticado ou transparent também? Pelo que li me pareceu somente para autenticado… Outra coisa, no meu cenário eu teria que usar somente uma interface de rede, no caso a WAN, teria problema em colocar o squid escutando na WAN?

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

@felipeandrade:

desculpe mas não mencionei que meu squid precisa funcionar em modo transparent, dai uma outra dúvida me surgiu agora, está dica se aplica somente para quando o squid é autenticado ou transparent também? Pelo que li me pareceu somente para autenticado… Outra coisa, no meu cenário eu teria que usar somente uma interface de rede, no caso a WAN, teria problema em colocar o squid escutando na WAN?

Se o squid esta transparente no mikrotic, você pode fazer o forward dele para outra máquina, no caso o pfsense. Caso o pfsense não seja o gateway da rede, ele pode ser proxy somente com a wan, mas acredito que o forward do trafego para ele pode confundir as regras.

O wpad pode ser usado para qualquer situação de proxy, autenticado ou não.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L Offline
              LFCavalcanti
              last edited by

Olá!

Qual a necessidade especifica de manter o Mikrotik como Gateway da rede?

O PFSense pode, com pacotes, realizar todas as funções/tarefas que o MK(Mikrotik) faz. Inclusive para uso em provedores de Internet e HotSpots.

Se a necessidade é apenas Cache de conteudo e filtragem, talvez seja mais viavel tecnicamente o uso de um CentOS ou Debian com Squid e Squidguard apenas.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager
              Arriviera Technology Group

• F Offline
                felipeandrade
                last edited by

Obrigado pela ajuda amigo, eu realmente tenho a necessidade de colocar o mikrotik como gateway, então vou fazer como você me recomendou, obrigado pela ajuda de todos! Os moderadores podem por favor fechar o tópico.

@LFCavalcanti:

Olá!

Qual a necessidade especifica de manter o Mikrotik como Gateway da rede?

O PFSense pode, com pacotes, realizar todas as funções/tarefas que o MK(Mikrotik) faz. Inclusive para uso em provedores de Internet e HotSpots.

Se a necessidade é apenas Cache de conteudo e filtragem, talvez seja mais viavel tecnicamente o uso de um CentOS ou Debian com Squid e Squidguard apenas.

• M Offline
                  mantunespb
                  last edited by

até hoje eu não entendi a vantagem de usar mikrotik em empresas.

Em provedores ate dar para entender para controlar o limite de internet.
                  mas o pfsense resolve em todos os casos e ainda tem outras vantagens..

• L Offline
                    LFCavalcanti
                    last edited by

@mantunespb:

até hoje eu não entendi a vantagem de usar mikrotik em empresas.

Em provedores ate dar para entender para controlar o limite de internet.
                    mas o pfsense resolve em todos os casos e ainda tem outras vantagens..

Na verdade depende do ambiente dele. Se já existem VPNs configuradas, uso de protocolos especificos como EoIP, etc…

Migrar para o PFSense apenas para colocar o Proxy em funcionamento gera um custo que a longo prazo pode ser vantagem, o duro é justificar isso para a administração da empresa.

Se você souber operar os Mikrotiks, que exigem mais conhecimento de rede, não vejo problema.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                    IT Manager
                    Arriviera Technology Group

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.