Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] Problemas com nat

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A Offline
      AFernandes
      last edited by

Bom dia pessoal, estou começando a utilizar o pfsense e até o momento satisfeito com o mesmo.
      Tirei o texto abaixo de um tópico aqui do forum que foi o que achei de mais parecido com o meu problema, porém o mesmo não aparece solução.

O problema é o seguinte: preciso imprimir via terminal (o famoso ambiente mainframe), tenho um link que faz interface com esse mainframe (que é remoto) cuja classe de rede é diferente da que uso na rede local;
      Essa impressao tem que ir para o mainframe e voltar, fazer o NAT/DNAT para a máquina com IP Local e imprimir (no firewall anterior funcionava, agora não sei por que raios parou, eu ja apaguei e reconfigurei a interface virtual e nada de voltar a funcionar);

Traduzindo:

IP DO SERVIÇO DE IMPRESSAO -> 10.10.88.13,14,15,16
      IP INTERNO -> 192.168.0.13,14,15,16

Quando a impressão sai ela vai das maquinas internas (192.168.0.13,14,15,16), troca o endereço para 10.10.88.13,14,15,16 e volta. Esta volta que não está dando certo, segundo o pessoal do serviço de impressão, a resposta é que é impossível conectar, por que e não conseguem pingar o endereço.

–> 192.168.0.13,14,15,16 --> 10.10.88.13,14,15,16 --> 192.168.0.13,14,15,16

Já configurei na regra de NAT 1:1 para redirecionar os ips e nada!
      O que posso estar fazendo errado?

Este foi o texto de Rossini Sousa que fiz algumas adaptações para o que estou precisando a única diferença é que coloquei os ips virtuais como Parp e não como alias.
      Desde já agradeço a todos.
      AFernandes

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

AFernandes, bem vindo ao fórum!  :)

Você já verificou com o tcpdump(via console/ssh) via como os pacotes estão saindo ou voltando? Pode estar faltando regra de firewall, de nat e/ou roteamento.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• A Offline
          AFernandes
          last edited by

Obrigado pela resposta,
          Sou novo nisso como faço para usar este comando?
          De dentro da rede consigo pingar nos endereços mas de fora nada.
          Segue como esta aqui.
          Obrigado.

![ips virtuais.jpg](/public/imported_attachments/1/ips virtuais.jpg)
          ![ips virtuais.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/ips virtuais.jpg_thumb)
          ![Regra nat 1.1.jpg](/public/imported_attachments/1/Regra nat 1.1.jpg)
          ![Regra nat 1.1.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/Regra nat 1.1.jpg_thumb)

• A Offline
            AFernandes
            last edited by

Bom dia, só para registro eu solucionei o problema desmarcando a caixa Block private networks da interface de rede que coloquei o nat e tudo imprimiu direitinho.
            Obrigado pela ajuda Marcelo.
            AFernandes.

• Y Offline
              yakko
              last edited by

marca como resolvido…

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.