Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Faixa de IP na rede wireless instável

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    14 Posts 4 Posters 4.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S Offline
      suportefloripa
      last edited by

As configurações me parecem estar corretas, pode ser algum problema no router mesmo. já tentou com outro?

Rodrigo Motta
      Florianópolis - SC
      http://www.rodrigomotta.info

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M Offline
        MarcioMacedo
        last edited by

Esse router é novo.

• S Offline
          suportefloripa
          last edited by

O ip do router está na mesma faixa de ip da lan do pfsense?

Rodrigo Motta
          Florianópolis - SC

• M Offline
            MarcioMacedo
            last edited by

Sim, está na mesma faixa.
            Gateway padrão 10.0.1.1
            Servidor DHCP 10.0.1.1
            Router 10.0.1.2

• S Offline
              suportefloripa
              last edited by

Então nao sei mais. fiquei sem opções. espero que mais alguém apareça para ajudar. pra mim parece tudo certo. o cabo que vai do router até o pfsense está ok?

Rodrigo Motta
              Florianópolis - SC

• M Offline
                MarcioMacedo
                last edited by

Está, a rede cabeada funciona, a que cai é apenas wireless.
                Quando a wireless cai, eu vou status da conexão (na máquina cliente) e vejo que o IP não é mais 10.0.1.247, fica 198.0…. e a máscara de Sub-rede também muda.

• J Offline
                  johnnybe
                  last edited by

Eu faria alguns testes: alterar o numero do canal no roteador wireless, verificar se não existe alguma fonte que possa estar atrapalhando o sinal transmissão/recepção e por fim, substituir o roteador por outro de outra marca.
                  Mas existe um outro detalhe: certa vez descobri que uma máquina específica, com NIC wireless Realtek, causava a queda do sinal wireless em todas as outras. Bastou trocar a placa de rede daquela máquina e o problema desapareceu. Eu faria alguns testes neste sentido também.

you would not believe the view up here

• L Offline
                    lorigas
                    last edited by

Boa noite Marcio

Só me tira uma duvida. Pelo que eu entendi o PFSense é o gateway da sua rede e está efetuando o roteamento da internet e o DHCP. Pra que configurar o wireless em modo router?

Configure ele para trabalhar como access point!

Faça o teste e tenho quase certeza que resolve. O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Fica a dica!!!

Lourivaldo Cantano
                    Administrador de Redes

• J Offline
                      johnnybe
                      last edited by

@LCantano:

O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Não foi isto que entendi, afinal o Marcio disse que o Roteador dele está configurado na mesma rede que o pfSense, com o DHCP desabilitado e portanto não acredito que seja problema de conflito e rotas. Veja o post anterior do Marcio:

@MarcioMacedo:

Gateway padrão 10.0.1.1
                      Servidor DHCP 10.0.1.1
                      Router 10.0.1.2

• L Offline
                        lorigas
                        last edited by

@johnnybe:

@LCantano:

O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Não foi isto que entendi, afinal o Marcio disse que o Roteador dele está configurado na mesma rede que o pfSense, com o DHCP desabilitado e portanto não acredito que seja problema de conflito e rotas. Veja o post anterior do Marcio:

@MarcioMacedo:

Gateway padrão 10.0.1.1
                        Servidor DHCP 10.0.1.1
                        Router 10.0.1.2

Então Jonnybe desculpe se eu fiz confusão

Eu tinha entendido que ele tinha setado no router wireless IP/mask e gw. Com essa configuração o router wireless continua funcionando como router sem atribuição de ip e isso é que pode causar este tipo de conflito. Falo isso pois já tive essa experiência com router wireless d-link mesmo sem dhcp ativado depois de um tempo atribuindo ele atribuia ip default dele para as maquinas. Foi só configurá-lo como access point que o problema foi solucionado.

Obrigado pela orientação e desculpe a informação equivocada.

Lourivaldo Cantano
                        Administrador de Redes

• J Offline
                          johnnybe
                          last edited by

@LCantano:

Então Jonnybe desculpe se eu fiz confusão

Eu tinha entendido que ele tinha setado no router wireless IP/mask e gw. Com essa configuração o router wireless continua funcionando como router sem atribuição de ip e isso é que pode causar este tipo de conflito. Falo isso pois já tive essa experiência com router wireless d-link mesmo sem dhcp ativado depois de um tempo atribuindo ele atribuia ip default dele para as maquinas. Foi só configurá-lo como access point que o problema foi solucionado.

Obrigado pela orientação e desculpe a informação equivocada.

LCantano,

Antes de mais nada, não é preciso pedir tanta desculpas por isto. Na minha opinião, qualquer tentativa em ajudar, colaborar, passar experiências que vivemos no dia-a-dia, são muito bem vindas! Mesmo quando a gente se equivoca, seja por que for. É humano.
                          Cada roteador tem lá suas particularidades e, alguns, são péssimos de interface. Para não falar dos modem.  ::)
                          Portanto, não esquenta não. Continue compartilhando suas experiências, por favor.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.