[Resolvido] Fazer SNAT para entrega de pacote
-
Olá,
Tenho um firewall com 1 link de Internet para toda a rede local navegar e receber e-mails. Em uma das máquinas da rede local está instalado 2 placas de rede, uma ligada a rede comum e na outra é ligado um link de Internet para VoIP. Nessa máquina do VoIP o default gateway é esse segundo link.
Ocorre que quando atravessa um pacote pelo PFsense para ser entregue na maquina do VoIP (por meio de um NAT) o pacote se perde, haja visto ser devolvido para o default gateway, que não é o mesmo que o enviou (PFsense).Pelo que estive lendo é necessário criar um SNAT no PFsense a fim de que o pacote saia do PFsense pela rede local com um endereçamento de origem da rede interna, assim a máquina do VoIP vai devolver o pacote para o PFsense e esse por meio do SNAT para entrega-lo para a Internet.
Li vários posts aqui mas não entendi ao certo como configurar o SNAT no NAT->Outbond. Nos meus testes mudei a opção de Automatic para Manual e parte do acesso a Internet parou.
Caso seja realmente caso de criar uma regra SNAT alguém pode me ajudar nessa tarefa?
Cenário
INTERNET INTERNET (para o VoIP)
| /
| /
FSense /
| /
| /(default gateway para o VoIP)
|/
VoIP -
No pfsense, o snat chama outbound nat(firewall -> nat).
Tire do automático e crie um outbound nat na lan.
interface: lan
source: any ou ip de origem específico da internet
destination: network address: ip_lan_do_seu_voip/32
destination port: a sua escolha ou any
translation: interface address -
Olá Marcelloc,
Obrigado pela ajuda deu certo. Precisei só criar também em conjunto a regra NAt no Port Forward e funcionou.
Valew!