Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid 3.3.10 para pfsense 2.0 e 2.1 com filtro de SSL/HTTPS

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    593 Posts 129 Posters 374.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • I
      Ivart
      last edited by

Eu não utilizo a whitlelist. Vocês estão tentando criar uma lista em que o squid não utilize a interceptação SSL? Que a comunicação seja feita diretamente entre browser e site, no caso de bancos e sites do governo seria o ideal porque a técnica man-in-the-middle não é 100% garantida. Eu criei um arquivos com todos os sites que não precisam ser interceptados "/var/squid/acl/nossl_sites.acl" e inclui no Custom Options do squid3-dev:

acl nossl_sites dstdomain "/var/squid/acl/nossl_sites.acl"
      ssl_bump none nossl_sites

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Lucasbira, que opções de verificação de SSL você marcou na configuração do swuid?

A whitelist pode ser usada para não interceptar sites com o proxy marcado no cliente. Para proxy transparente, você precisa cadastrar os IPS que não serão filtrados pelo proxy transparente.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L
          lorigas
          last edited by

@Ivart:

Eu não utilizo a whitlelist. Vocês estão tentando criar uma lista em que o squid não utilize a interceptação SSL? Que a comunicação seja feita diretamente entre browser e site, no caso de bancos e sites do governo seria o ideal porque a técnica man-in-the-middle não é 100% garantida. Eu criei um arquivos com todos os sites que não precisam ser interceptados "/var/squid/acl/nossl_sites.acl" e inclui no Custom Options do squid3-dev:

Bom dia Ivart

Cara estou quebrando a cabeça para liberar os sites do windows update. Na whitelist não está funcionando. Através do seu procedimento no custom Options do squid3-dev ta rolando de boa? O procedimento é só criar uma acl dstdomain no caminho "/var/squid/acl/" e acrescentar o código no custom? Dentro desta acl o sites são colocados com "." ou ""?
          ".windowsupdate.com" ou "
          .windowsupdate.com"?

Fico no aguardo

Lourivaldo Cantano
          Administrador de Redes

• L
            lucasbira
            last edited by

@Ivart:

Vou testar desta maneira obrigado.

@marcelloc:

Lucasbira, que opções de verificação de SSL você marcou na configuração do swuid?

A whitelist pode ser usada para não interceptar sites com o proxy marcado no cliente. Para proxy transparente, você precisa cadastrar os IPS que não serão filtrados pelo proxy transparente.

Nao marquei nenhuma das duas opcoes marcello.

Ententdi, é que eu queria filtrar todos os ips e deixar alguns dominios sem filtrar, se no TProxy não é possivel vou fazer da forma que o Ivart falou pra ver se da certo.

Obrigado.

• L
              lucasbira
              last edited by

Sem sucesso usando a dica do Ivart, ainda continua aparecendo o erro.. Só da certo se eu colocar o ip no Unrestricted IPs. Mas mesmo assim tem que ter o certificado instalado na maquina se não num fica dando msg de não confiavel.

• I
                Ivart
                last edited by

Não utilizo proxy transparente, com autenticação tem criar outra lista de sites que não requerem autenticação, no Custom Options do squid3-dev:

acl unauth_sites dstdomain "/var/squid/acl/unauth_sites.acl"
                acl port_80 port 80
                acl port_443 port 443 
                http_access allow http port_80 unauth_sites
                http_access allow CONNECT port_443 unauth_sites

Utilize o pkg filer para criar o arquivo /var/squid/acl/unauth_sites.acl e coloque dentro dele os sites que não precisam de autenticação

.windows.com
                .windowsupdate.com
                .windowsupdate.microsoft.com
                .update.microsoft.com

Acompanhe pela aba Real Time (Status: Proxy Monitor) os endereços com Status TCP_DENIED/407 que foram negados por erro de autenticação.

• L
                  lorigas
                  last edited by

Boa tarde a todos

A whitelist do squid funciona porém somente em alguns casos conforme post do nosso amigo abaixo

@Ivart:

Resolvi meu problema criando um alias com o range dos sites que não quero que passe pelo proxy e adicionei o alias na aba services\proxy server\Bypass proxy for these destination IPs:

Agora estou conseguindo fazer as atualizações do windows normalmente.

Minha opnião faça a inclusão do site no whitelist e teste. Caso não libere do bloqueio encontre o range do site e adicione no alias que está adicionado no campo Bypass proxy for these destination IPs.

Falow

Lourivaldo Cantano
                  Administrador de Redes

• marcellocM
                    marcelloc
                    last edited by

Como eu postei anteriormente, a whitelist não tem ação no filtro SSL com o proxy em modo transparente. Voce precisa configurar o bypass nesta situação.

• L
                      lucasbira
                      last edited by

@LCantano:

Boa tarde a todos

A whitelist do squid funciona porém somente em alguns casos conforme post do nosso amigo abaixo

@Ivart:

Resolvi meu problema criando um alias com o range dos sites que não quero que passe pelo proxy e adicionei o alias na aba services\proxy server\Bypass proxy for these destination IPs:

Agora estou conseguindo fazer as atualizações do windows normalmente.

Minha opnião faça a inclusão do site no whitelist e teste. Caso não libere do bloqueio encontre o range do site e adicione no alias que está adicionado no campo Bypass proxy for these destination IPs.

Falow

Agora deu certo. Valeu parceiro!

@marcelloc:

Como eu postei anteriormente, a whitelist não tem ação no filtro SSL com o proxy em modo transparente. Voce precisa configurar o bypass nesta situação.

Valeu pela ajuda e paciencia com os leigos.

Att. lucas

• A
                        amaica
                        last edited by

Ola removi o squid3 e squidguard e instalei o squid squid 3.3.5, mas ele não carrega o serviço.

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

@amaica:

Ola removi o squid3 e squidguard e instalei o squid squid 3.3.5, mas ele não carrega o serviço.

Qual serviço? squid ou squidguard? já leu o topico? fez o download das libs? entendeu que o squidguard na versão 3.3 é iniciado sob demanda?

• L
                            lorigas
                            last edited by

Boa noite Marcelo

Acho que o pacote de instalação do squid3-dev está com algum problema conforme comentei no post abaixo.

http://forum.pfsense.org/index.php/topic,63935.0.html

Lourivaldo Cantano
                            Administrador de Redes

• G
                              Guilherme Pires
                              last edited by

Pessoal Boa Tarde,
                              Alguem já testou o squid3-dev com o Dansguardian ?
                              Estou começando um ambiente de teste e gostaria de saber se tem gente usando e como está se comportando o ambiente.

• D
                                diegoriera
                                last edited by

Sim, o pacote squid-3.3.8.tbz não está em http://files.pfsense.org/packages/amd64/8/All/

• L
                                  LFCavalcanti
                                  last edited by

Bom dia Marcelloc!

Andei lendo o tópico, mas fiquei confuso com algumas coisas. Eu não tenho interesse em usar o filtro SSL por enquanto, a maioria dos meus clientes usa proxy não transparente com regras de firewall liberando só estritamente o necessário.

Minhas perguntas são:

1 - Essa versão em desenvolvimento é a mesma que está na lista de pacotes do PFSense como Squid3-Dev?
                                  2 - Nessa versão já está incluida a questão do balanceamento de carga e Fail Over?
                                  3 - Como é feita a integração com o SquidGuard e com o AD?(Se puder passar o link para a resposta do tópico em especifico, pois li aqui e não filtrei a informação correta)
                                  4 - Para autenticação transparente, usando aquele esquema do Samba, é possivel usar com essa versão?

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                                  IT Manager
                                  Arriviera Technology Group

• marcellocM
                                    marcelloc
                                    last edited by

@LFCavalcanti:

1 - Essa versão em desenvolvimento é a mesma que está na lista de pacotes do PFSense como Squid3-Dev?

Exatamente a mesma

@LFCavalcanti:

2 - Nessa versão já está incluida a questão do balanceamento de carga e Fail Over?

Ainda não incluí nenhum teste ou regra a mais para balanceamento de link.
                                    Se não houve alteração no tratamento das regras da aba floating na 2.0.3 ou na 2.1, os tutoriais disponíveis no fórum devem funcionar.

@LFCavalcanti:

3 - Como é feita a integração com o SquidGuard e com o AD?(Se puder passar o link para a resposta do tópico em especifico, pois li aqui e não filtrei a informação correta)

A integração que o Luis Gustavo fez, já faz parte do pacote.

@LFCavalcanti:

4 - Para autenticação transparente, usando aquele esquema do Samba, é possivel usar com essa versão?

Perfeitamente.  :)

• ?
                                      A Former User
                                      last edited by

Fiz uma vm no XenServer e não estou conseguindo fazer o proxy autenticado com o squid3-dev.
                                      Eu fiz um teste. Criei uma nova vm e instalei apenas o squid (2). funcionou ok.
                                      Então desinstalei o squid(2) e instalei o squid3 e aquelas dependencias lá! não mudei nenhuma configuração, contudo não está funcionando. O browser não abre o prompt pra autenticação!

any ideas?

• marcellocM
                                        marcelloc
                                        last edited by

@UnDr3aD:

Então desinstalei o squid(2) e instalei o squid3 e aquelas dependencias lá! não mudei nenhuma configuração, contudo não está funcionando. O browser não abre o prompt pra autenticação!

Veja se o squid está escutando na porta que você configurou. Se não estiver, habilite o ipv6, mate todos os processos do squid e em seguida salve as configurações para iniciar o daemon novamente.

É importantíssimo para o sysadmin olhar os logs para identificar erros.

• C
                                          cmleao
                                          last edited by

@gilmarcabral:

Marcello eu novamente lhe atormentando.
                                          Encontrei mais 2 probleminhas.
                                          O primeiro que quando inicializo o serviço do squid e tento rodar o squid -k reconfigure via terminal ele não roda apresenta a seguinte mensagem:
                                          squid -k reconfigure
                                          squid: ERROR: Could not send signal 1 to process 40565: (3) No such process

Mas o serviço esta inicializado mas num consigo ver se tem algum erro de configuração.

Tentei usar o squid-dev usando o openldap ou autenticação local porem o proxy so recusa conexão.
                                          Vi esta mensagem abaixo no log o cache do squid.
                                          ail -f /var/squid/logs/cache.log
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Max Mem  size: 131072 KB
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Max Swap size: 2097152 KB
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Rebuilding storage in /var/squid/cache (no log)
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Using Least Load store dir selection
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Current Directory is /usr/local/www
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| Loaded Icons.
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| HTCP Disabled.
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| WARNING: no_suid: setuid(0): (1) Operation not permitted
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| sendto FD 25: (1) Operation not permitted
                                          2013/05/16 17:07:44 kid1| ipcCreate: CHILD: hello write test failed

pfSense 2.1 amd64. squid 3.3.8 -dev

[2.1-RELEASE][root@noc]/root(22): /usr/pbi/squid-amd64/sbin/squid -d 5

[2.1-RELEASE][root@noc]/root(22): 2013/09/27 00:46:19 kid1| Starting Squid Cache version 3.3.8 for amd64-portbld-freebsd8.3...
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Process ID 77987
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Process Roles: worker
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| With 9799 file descriptors available
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Initializing IP Cache...
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| DNS Socket created at [::], FD 7
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| DNS Socket created at 0.0.0.0, FD 8
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Adding domain domain.com.br from /etc/resolv.conf
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Adding nameserver 127.0.0.1 from /etc/resolv.conf
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Adding nameserver 8.8.8.8 from /etc/resolv.conf
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Adding nameserver 8.8.4.4 from /etc/resolv.conf
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Adding nameserver 200.176.2.12 from /etc/resolv.conf
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Logfile: opening log /var/squid/logs/access.log
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| WARNING: log parameters now start with a module name. Use 'stdio:/var/squid/logs/access.log'
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| WARNING: no_suid: setuid(0): (1) Operation not permitted
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Unlinkd pipe opened on FD 13
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Local cache digest enabled; rebuild/rewrite every 3600/3600 sec
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Store logging disabled
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Swap maxSize 102400 + 8192 KB, estimated 8507 objects
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Target number of buckets: 425
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Using 8192 Store buckets
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Max Mem  size: 8192 KB
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Max Swap size: 102400 KB
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Rebuilding storage in /var/squid/cache (no log)
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Using Least Load store dir selection
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Current Directory is /root
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| Loaded Icons.
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| HTCP Disabled.
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| WARNING: no_suid: setuid(0): (1) Operation not permitted
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| sendto FD 17: (1) Operation not permitted
                                          2013/09/27 00:46:19 kid1| ipcCreate: CHILD: hello write test failed

[2.1-RELEASE][root@noc]/root(22): netstat | more
                                          Active Internet connections
                                          Proto Recv-Q Send-Q Local Address          Foreign Address        (state)
                                          tcp4      0      0 noc.3128              .                    CLOSED
                                          tcp4      0      0 noc.https              d-hall.47294          FIN_WAIT_2
                                          tcp4      0      0 noc.https              d-hall.47293          FIN_WAIT_2
                                          tcp4      0      0 noc.ssh                d-hall.48163          ESTABLISHED

O serviço sobe alegremente mas persistentemente CLOSED.

O que será que esse IPC está tentando fazer que não consegue ? 
                                          Algum outro processo não estava pronto ou conflito ?

Num outro servidor (com outro backup de configuração, ambos sem pacotes) deu certo. Estou tentando identificar alguma pista comparando as duas instalações mas no momento não sei bem o que procurar.

• marcellocM
                                            marcelloc
                                            last edited by

Habilite o ipv6, mate todos os processos do squid e salve a configuração.

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.