Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Duvida com "Failover" - PF2.0.3 - Duas WAN - Reset socket

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 2 Posters 1.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tcherenato
      last edited by

Olá a todos!

Sou novo por aqui e no PFSense. Era usuário do BFW, mas depois que descobri o PF, estou migrando, não quero mais saber de outro!

Estou com dúvida quanto ao funcionamento do Failover:

• Em caso de falha na WAN principal, o PF detecta e, corretamente, redireciona o tráfego para o segundo link, fazendo o inverso quando o link principal volta a funcionar.

Porém, isso somente ocorre para novas conexões, abertas após a troca da rota pelas WAN's. Se eu estiver fazendo um download, ou mesmo pingando algum ip externo, essa conexão não é redirecionada e acaba por time out, a não ser que o link principal volte antes.

Minha dúvida: O funcionamento do failover no PF é este mesmo? Ou será que tenho algum problema de configuração?

Meu PF é zerado, sem add-ons e minha configuração é a seguinte:

System–>Miscelaneus-->Marquei "Load Balancing Allow default gateway switching"
      System–>Routing-->Groups--> "FAILOVER" - (Novo grupo - Tier1,Tier2) e opção "Member Down"
      Firewall–>Rules-->LAN--> Modifiquei regra padrão em "Advanced Features"–>Gateway--> Novo grupo "FAILOVER" (criado em "System–>Routing")

[]'s
      Renato

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Renato,

A questão é de tcp-ip e não de funcionalidade do pfsense ou failover. Se você visualizar o socket como ip de origem do link A -> ip do site, vai entender que uma alteração de ip vai quebrar a comunicação e uma nova precisa ser estabelecida entre o ip de origem do link B e o ip do site acessado.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• T
          tcherenato
          last edited by

@marcelloc:

Renato,

A questão é de tcp-ip e não de funcionalidade do pfsense ou failover. Se você visualizar o socket como ip de origem do link A -> ip do site, vai entender que uma alteração de ip vai quebrar a comunicação e uma nova precisa ser estabelecida entre o ip de origem do link B e o ip do site acessado.

att,
          Marcello Coutinho

Entendi, era isso mesmo que eu imaginava, obrigado pela resposta.

O que acontece é que tenho um serviço rodando em uma porta específica e que está sendo prejudicado pelo time out no caso do failover entrar em ação. qual seria a solução para este caso?

Pensei em deixar um script rodando no PF, monitorando a troca da WAN. Mas como resetar apenas a conexão ativa em uma porta específica sem dar um flush em toda a tabela do ipfw? Se fosse com iptables eu faria um state –state ESTABLISHED,RELATED -j REJECT nessa porta, mas estou bem perdido no ipfw!

Ou teria alguma outra solução menos bizarra que não estou enxergando?

[]'s
          Renato

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@tcherenato:

O que acontece é que tenho um serviço rodando em uma porta específica e que está sendo prejudicado pelo time out no caso do failover entrar em ação. qual seria a solução para este caso?

Pensei em deixar um script rodando no PF, monitorando a troca da WAN. Mas como resetar apenas a conexão ativa em uma porta específica sem dar um flush em toda a tabela do ipfw? Se fosse com iptables eu faria um state –state ESTABLISHED,RELATED -j REJECT nessa porta, mas estou bem perdido no ipfw!

Renato, se quiser escrever um script para matar conexões estabelecidas, basta pesquisar nos tutoriais.

Especificamente este aqui:

Resetando estados de conexão via console

/sbin/pfctl -s state lista todos os estados de conexão
            /sbin/pfctl -k x.x.x.x
            /sbin/pfctl -k 0.0.0.0/0 -k x.x.x.x
            mata as conexões para um ip

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• T
              tcherenato
              last edited by

Eu tinha procurado, sem encontrar… Era exatamente isso que eu precisava, muito agradecido!

[]'s
              Renato

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.