Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Vlan Routing

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 3.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      Akill
      last edited by

Boas pessoal
      tenho um pfsense com várias vlan, por defeito todas elas comunicam umas com as outras… é chato ter que andar a criar regras e todas as vlan a negar as comunicações entre elas... isso é completamente inseguro, pois um mínimo descuido... o tráfego passa de um lado para o outro.
      Existe alguma opção no pfsense estilo "inter Vlan Routing" que de para desactivar?!

um abraço

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A
        Akill
        last edited by

@Akill:

Boas pessoal
        tenho um pfsense com várias vlan, por defeito todas elas comunicam umas com as outras… é chato ter que andar a criar regras e todas as vlan a negar as comunicações entre elas... isso é completamente inseguro, pois um mínimo descuido... o tráfego passa de um lado para o outro.
        Existe alguma opção no pfsense estilo "inter Vlan Routing" que de para desactivar?!

um abraço

boas,

nunca ninguém teve a mesma necessidade?!

um abraço

• Y
          yurimpn
          last edited by

estranho.. minhas vlans eu tive que criar regra ao contrario na verdade, para poderem se comunicarem uma com a outra (conforme a necessidade é claro) já que por padrão ao cria-las elas não se comunicavam. pfsense 2.0.3

• D
            dackson
            last edited by

Acontece a mesma coisa comigo, meu cenário é o seguinte:

VLAN's:

Vlan1 - 172.16.1.0/24
            Vlan2 - 172.16.10.0/24
            Vlan3 - 172.16.20.0/24
            Vlan4 - 172.16.30.0/24
            Vlan5 - 172.16.100.0/24
            Vlan6 - 172.16.115.0/24

Por padrão, nenhuma Vlan 'conversa' com a outra, mas a parti do momento que adiciono uma regra na VLAN1, por exemplo, liberando acesso a internet na porta 80:

TCP   VLAN1   *   *   80   *   none

ela passa a acessar todas as Vlans que responderem na porta 80, o mesmo acontece com o ping:

ICMP   VLAN1   *   *   *   *   none

agora pinga para ela mesma, para fora e para todas as outras VLANs.

Pela lógica, o pfsense está se comportando normalmente, já que liberei o ping da interface X para qualquer destino, mas a pergunta que faço é: Como liberar o ping (e demais protocolos) apenas para a própria VLAN e para fora (internet)?

• A
              Akill
              last edited by

@dackson:

Acontece a mesma coisa comigo, meu cenário é o seguinte:

VLAN's:

Vlan1 - 172.16.1.0/24
              Vlan2 - 172.16.10.0/24
              Vlan3 - 172.16.20.0/24
              Vlan4 - 172.16.30.0/24
              Vlan5 - 172.16.100.0/24
              Vlan6 - 172.16.115.0/24

Por padrão, nenhuma Vlan 'conversa' com a outra, mas a parti do momento que adiciono uma regra na VLAN1, por exemplo, liberando acesso a internet na porta 80:

TCP   VLAN1   *   *   80   *   none

ela passa a acessar todas as Vlans que responderem na porta 80, o mesmo acontece com o ping:

ICMP   VLAN1   *   *   *   *   none

agora pinga para ela mesma, para fora e para todas as outras VLANs.

Pela lógica, o pfsense está se comportando normalmente, já que liberei o ping da interface X para qualquer destino, mas a pergunta que faço é: Como liberar o ping (e demais protocolos) apenas para a própria VLAN e para fora (internet)?

Boas…

após alguns testes percebi que para não haver essa comunicação basta adicionares nas oções das regras o gateway, ou seja, basta meteres em cada regra o gateway em vez de estar com * meter o gateway do pfsense... Assim TODOS os pedidos sao enviados pelo gateway, e os que quiseres que comuniquem entre vlans tens de especificar antes dessas regras...

Para mim não faz muito sentido, vejo isso mais como uma limitação do pfsense.

um abraço

• D
                dackson
                last edited by

Acho que a alternativa do gateway não vai funcionar pra mim pois tenho 2 links em loadbalance em algumas VLAN's…  :-\

• A
                  Akill
                  last edited by

@dackson:

Acho que a alternativa do gateway não vai funcionar pra mim pois tenho 2 links em loadbalance em algumas VLAN's…  :-\

o loadbalance é feito através de um link virtual, em que esse link contem os teus dois gateways. Especificas na regra esse teu gateway virtual :D é a mesma coisa.

• marcellocM
                    marcelloc
                    last edited by

Akill, isso não é de forma alguma limitação do pfsense. Ele esta fazendo exatamente o que você mandou ele fazer.

Para impedir que redes internas se comuniquem, basta criar um alias com todas as redes invalidas e em seguida criar no topo de cada interface um deny de alias-redes-invalidas para alias-redes-invalidas.  Desta forma uma regra de liberação da porta 80 só vai funcionar para a internet.

Quando se específica um gateway na regra, você força o pfsense a enviar o pacote para ele independentemente das rotas exitestentes no firewall.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.