PFsense não reconhece a placa de rede
-
isso é péssimo ,, mas instaveis de que forma ?? perdem pacotes ,, ou oque
voce ja fez testes com elas?
Obrigado -
isso é péssimo ,, mas instaveis de que forma ?? perdem pacotes ,, ou oque
voce ja fez testes com elas?
ObrigadoO Marcelloc e acredito que o Johnnybe relataram problemas com as Realtek e Marwell Gigabit.
Eu tive problemas com instabilidade no driver, causando travamentos no sistema e interrupções, perca de pacotes… etc.
-
instalei a 2.1 e detectou tudo …
vou colocar esse de vou pendurar uns 20 usuarios nele com squid e squidguard ,, e ver oq acontece ,,,
alguem sabe oq esta pendente pra essa versão virar Estavel ? -
vou colocar esse de vou pendurar uns 20 usuarios nele com squid e squidguard ,, e ver oq acontece ,,,
alguem sabe oq esta pendente pra essa versão virar Estavel ?É um bom começo, com as placas de rede funcionando.
Eu tenho usado a versão 2.1 no meu escritório com modem Motorola SBV5120 da Virtua em bridge, Squid e IPSEC estabelecendo VPN com algumas empresas que são meus clientes. Evidentemente, nesses clientes, ainda mantenho a versão 2.0.1 Release porque não vou arriscar Beta ou 2.0.3 a não ser que eles me peçam com todas as forças e meus argumentos não funcionem. Principalmente porque, em dois deles a conexão é PPPOE e já ouvi relatos sobre alguns problemas com a versão 2.0.3. Mas cada ambiente tem suas peculiaridades, não é?Focando no meu pfSense 2.1 de Mar 12 20:58:29 EDT 2013, apesar do ultimo snapshot instalado ainda estar defasado, funciona estável para o ambiente de meu escritório e meus acessos à VPN dos clientes são estáveis. Na minha rede do escritório, tenho 03 hosts Windows 7, 01 host Linux Ubuntu e 01 host Mac Leopard. Ainda não atualizei o Snapshot da versão 2.1 porque estou esperando notícias sobre estabilidade do Snort e também porque há dias atrás houve relatos sobre problemas com IPSEC em alguns snapshots mais recentes.
Essa é a maior dificuldade com a versão 2.1, para certos ambientes: Sempre ficar atento aos problemas que porventura aconteçam com as atualizações (snapshots) mais recentes. -
Olá!
Só lembrando que como a versão do FreeBSD é a 8.3, realmente já melhor compatibilidade com Drivers.
Eu pessoalmente, mesmo com a versão 2.1, experimentei instabilidade em Chipsets Gigabit da Realtek, operando em Gigabit. Se você estiver operando a placa em modo Fast(100MB/s) não haverá problema.
-
O Marcelloc e acredito que o Johnnybe relataram problemas com as Realtek e Marwell Gigabit.
Da minha parte, inutilizável. Perde pacote o tempo todo. Em 100mbit fica tranquilo.
-
bom…
minhas redes são todas 100mb nada de gigalan ,,, então eu acho que vou arriscar e fazer um piloto, até que eu faça uma mudança radical em minhas redes ,, "oque nao será antes de 2 anos eu creio "
acho que até la ja teremos algo que seja estavel. -
alguem sabe oq esta pendente pra essa versão virar Estavel ?Nessa URL você pode acompanhar todos os bugs que ainda estão abertos para a versão 2.1.
https://redmine.pfsense.org/projects/pfsense/issues?query_id=24
-
Boa tarde a todos os membros do fórum pfsense.
Como vocês estão? Espero que estejam bem.
Caríssimos, adquiri para um cliente a placa de rede TP-Link modelo TG-3468 de barramento PCI Express x1. Ela trabalha tanto a 10Mb/s, 100Mb/s e 1Gb/s.
Descobri que seu chipset é da Realtek (RTL 8168B).
Então parei o servidor pfSense 2.0.3 para instalá-la fisicamente e, para a minha surpresa, esta placa de rede não foi reconhecida pelo pfSense (mas foi reconhecida pelo Xen Server, a máquina real que provê a virtualização para o pfSense 2.0.3).
Encontrei algumas mensagens aqui no fórum pfSense sobre este chipset não ser reconhecido pelo pfSense 2.0.3. Assim, executei os seguintes procedimentos:
1. Acessei o prompt do servidor pfSense 2.0.3 via SSH de uma estação de trabalho;
2. Estando logado no pfSense 2.0.3, efetuei o download do arquivo if_re.ko com o comando:
fetch https://github.com/downloads/kelsen/modulos/if_re.ko3. Copiei o arquivo if_re.ko para o diretório /bot/modules com o comando:
cp if_re.ko /boot/modules/4. Então carreguei/subi o módulo com o comando:
kldload if_re.koMas quando digitei o comando:
pciconf -l -vMe retornou o seguinte resultado:
(…)
re0@pci0:0:4:0: class=0x020000 card=0x00015853 chip=0x813910ec rev=0x20 hdr=0x00
class = network
subclass = ethernetre1@pci0:0:5:0: class=0x020000 card=0x00015853 chip=0x813910ec rev=0x20 hdr=0x00
class = network
subclass = ethernetre2@pci0:0:6:0: class=0x020000 card=0x00015853 chip=0x813910ec rev=0x20 hdr=0x00
class = network
subclass = ethernetOu seja, a suposta placa de rede re3 não foi reconhecida. A re0, re1 e re2 são as placas de rede que estão funcionando antes da aquisição da placa de rede TP-Link modelo TG-3468.
Qual o próximo passo que eu poderia fazer para reconhece-la no pfSense 2.0.3?
No mais, muito obrigado. Desejo-lhes uma excelente quarta-feira repleta de
paz, saúde, força e honra.Atenciosamente,
–
Eder S. G. -
Bom dia a todos os membros do fórum pfsense.
Como vocês estão? Espero que estejam bem.
Caríssimos, consegui resolver o problema do pfSense versão 2.0.3 não reconhecer a placa de rede TP-Link modelo TG-3468 de barramento PCI Express x1 como mostra a imagem acima.
O que eu fiz foi muito simples: o cliente utiliza o pfSense 2.0.3 instalado em uma máquina virtual provida pelo Xen Server 6.2.
Então acessei o ambiente de gerenciamento do Xen Server com o software cliente Xen Center.
Logo após, acessei a máquina virtual pfSense. No prompt de comando, digitei a opção 6 para desligá-la.
Depois, no Xen Center, cliquei no botão de procurar uma nova placa de rede instalada no servidor. Então tive a grata surpresa da placa de rede pci express x1 ser reconhecida no Xen Center.
Após isso, iniciei a máquina virtual pfSense 2.0.3 e lá estava a interface de rede OPT2.
No mais, continuemos estudando o sistema operacional pfSense e nos ajudando mutuamente.
Desejo-lhes uma excelente quinta-feira repleta de paz, saúde, força e honra.
Atenciosamente,
–
Eder S. G. -
Bom dia.
@evandroelmi , como vc conseguiu resolver este problema? tem o link da solução q vc citou?
não consegui encontrar. -
@marcelm1 said in PFsense não reconhece a placa de rede:
Bom dia.
@evandroelmi , como vc conseguiu resolver este problema? tem o link da solução q vc citou?
não consegui encontrar.Este tópico tem mais de 5 anos. Com certeza o driver será outro.
Qual versão do pfSense está usando? -
@marcelloc said in PFsense não reconhece a placa de rede:
Bom dia.
não consegui encontrar.Este tópico tem mais de 5 anos. Com certeza o driver será outro.
Qual versão do pfSense está usando?Estou usando o pfSense 2.4.2. Ele não está subindo as nics, mostra apenas 1 up, as outras 3 e a onboard como down.
-
Estou usando o pfSense 2.4.2. Ele não está subindo as nics, mostra apenas 1 up, as outras 3 e a onboard como down.
Se está mostrando como down, aparentemente reconheceu a placa.
Se o servidor não estiver em produção, tenta atualizar para a versão 2.4.4-rc. Ela usa o freebsd 11.2 e pode ser que nele a placa reconheça melhor.
-
@marcelloc said in PFsense não reconhece a placa de rede:
Estou usando o pfSense 2.4.2. Ele não está subindo as nics, mostra apenas 1 up, as outras 3 e a onboard como down.
Se está mostrando como down, aparentemente reconheceu a placa.
Se o servidor não estiver em produção, tenta atualizar para a versão 2.4.4-rc. Ela usa o freebsd 11.2 e pode ser que nele a placa reconheça melhor.
Blz.. vou baixar aqui a versao rc e já já te dou um retorno!
Obrigado. -
Acredito estar tendo o mesmo problema... O firewall estava funcionando normal ontem, durante a noite fiz a atualização do e2guardian e do sargento ( que acho não ter relação com o problema).
A Wan está down, mesmo com o cabo conectado e com link.
No system log tenho a mensagem
rl01: unable to stop rx/tx MAC -
@remix, já tentou reiniciar o fw? essa mensagem parece de erro no driver.
-
@marcelloc sim, acabei trocando a placa e aparentemente resolveu. Obrigado