Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Rotas entre Filiais lligadas por Fibra Optica

Portuguese
    4
    12
    2.7k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rodrigogriffo
      last edited by

nao seria um caso de usar o openvpn ? acredito que resolveria o seu caso…

Grato.
      Rodrigo Griffo

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • K
        kelsen
        last edited by

@rodrigogriffo:

Não há necessidade.

Ocorre que no PfSense ainda não obtive êxito na interligação das filiais. Alguém teria alguma solução para esta problemática?

Qual o problema em específico? você não consegue criar a rota? criou a rota mas não consegue comunicar com a outra rede?

• T
          thiagosouza
          last edited by

@kelsen:

@rodrigogriffo:

Não há necessidade.

Ocorre que no PfSense ainda não obtive êxito na interligação das filiais. Alguém teria alguma solução para esta problemática?

Qual o problema em específico? você não consegue criar a rota? criou a rota mas não consegue comunicar com a outra rede?

Olá Kelsen e Rodrigo, obrigado.

Seguinte quando eu tento simplesmente criar o gateway e a rota estática ele retorna um erro que a faixa IP não corresponde e não deixa criar. Eu só consigo criar da seguinte forma no console:
          route add -net 192.168.10.0/24 -iface re1
          E depois configuro pelo menu da Interface LAN o Gateway 192.168.10.1 (Se eu tentar configurar o Gateway pelo System > Routing mesmo após este comando não deixa). Feito isso adiciono a rota estática no Pfsense System > Routing. Ocorre que ao dar um reboot ele perde a configuração (obviamente), já tentei colocar o comando acima em um script de inicialização /usr/local/etc/rc.d/routesup.sh (se não me engano é esse o caminho) mas ai ele não levanta o Gateway, soh levanta depois que eu faço novamente o comando no console e aplico novamente a respectiva rota estática.

• K
            kelsen
            last edited by

Crie a rota estática primeiro e junto dela você cria um novo gateway.

• T
              thiagosouza
              last edited by

@kelsen:

Crie a rota estática primeiro e junto dela você cria um novo gateway.

Assim ele deixa criar a rota, mas ela não aparece na tela de rotas e também não comunica.

Ela só aparece quando eu dou aquele comando que postei: route add -net 192.168.10.0/24 -iface re1 e depois disso aplico novamente as configurações da rota estática, soh assim funciona, o problema é quando reinicia que ele perde as configurações de comando e mesmo colocando no /usr/local/etc/rc.d/meuscript eu tenho que aplicar novamente as regras de rota estáticas para funcionar.

• K
                kelsen
                last edited by

Posta uma SS dos passos que vc faz pra criar a rota, além disso, vc marcou em System ->advanced -> firewall Bypass firewall rules for traffic on the same interface ?

• T
                  thiagosouza
                  last edited by

Obrigado Kelsen,

Seguem os SS da criação da rota estática, criando desse jeito ela não aparece na tabela de Roteamento.

RotaEstaticaFilial.jpg
                  RotaEstaticaFilial.jpg_thumb

• K
                    kelsen
                    last edited by

Por via das dúvidas, a interface não deveria ser LAN? Posta as interfaces de rede, um diagrama de rede seria muito útil também pra ver oque pode estar sendo feito errado.

• T
                      thiagosouza
                      last edited by

@kelsen:

Por via das dúvidas, a interface não deveria ser LAN? Posta as interfaces de rede, um diagrama de rede seria muito útil também pra ver oque pode estar sendo feito errado.

Sim é LAN já postei o SS correto.

• T
                        thiagosouza
                        last edited by

O interessante é que quando dou um traceroute ele sai pela WAN, mesmo eu tendo colocado a Inteface LAN.

Vou tentar explicar simplificado:

Switch -> (Provedor Fibra Optica) -> Switch

A fibra chega em ambas as lojas através de um cabo de rede que sai do equipamento da fibra e é plugado no Switch.

• A
                          Akill
                          last edited by

thiagosouza o pfsense tem um pacote que é o OSPF. é um protocolo de roteamento. Faz o anunciamento das redes que cada pfsense tem automaticamente. é para isso que este tipo de protocolo serve. Sempre que criares uma vlan nova, automaticamente é trocado mensagens entre os pfsense com novas rotas…

Existe ai uns tutoriais bem bacano a explicar isso.

Tens outros protocolos como o RIP.

um abraço

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.