Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[OFF-TOPIC] Hangouts

Portuguese
    7
    8
    1.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      lgcosta
      last edited by

Galera,

Eu não entendo ainda porque associaram a ideia de que eu sou um cara super errado em cobrar uma taxa (de boa, em relação a custos comercias, é irrisório o valor de R$ 50,00) para quem quer participar de forma INTERATIVA nos hangouts, sendo que o mesmo é disponibilizado de forma GRATUITA no youtube para posterior visualização, além de poder acompanhar de forma GRATUITA e ao vivo via youtube também.

eu somente estou selecionando o pessoal (via taxa) que vai participar de forma interativa, SOMENTE ISSO. não estou visando lucro e nem posso deixar que alguém possa participar, sem a taxa, desmerecendo quem pagou.

No primeiro Hangout, eu não cobrei e apareceram 120 solicitações para participar, usei o critério da ordem de chegada de email e somente 15 participaram por conta do limite do Hangout.

O Augusto Campos (da br-linux.org), entendeu bem isso e publica de boa meus anúncios no portal, e nem mesmo o pessoal "xiita" de linux que existe lá nos comentários, não criticou.

Mas em uma lista de pfsense no facebook, aparecem.

http://www.zimagez.com/zimage/capturadetela-28-08-2013-115016.php

O Hangout é um tutorial, feito via screencast com uma visão de gerar uma participação ativa e ser feito sob a demanda de dúvidas dos participantes.

Invés de um screencast estático (seguindo um roteiro), eu fiz algo que pudesse agregar interatividade.

Enfim, desculpe o desabafo.

Abraços

Luiz Gustavo - Suporte pfSense no Brasil
      mundounix.com.br

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        johnnybe
        last edited by

Apoio incondicionalmente cada palavra sua, Luiz Gustavo!

Inclusive, da mesma forma que você, eu deixei aquele grupo do facebook antes de completar um mês participando. E isto foi há um bom tempo atrás.
        Prefiro não explicar meus motivos.  :-X

you would not believe the view up here

• G
          Guilherme Pires
          last edited by

Acho justo cobrar 50 reais para participar de forma interativa, afinal de contas você esta dedicando seu tempo e conhecimento..

Não entendo o porque de ter alguém criticando isso ainda e vendo as coisas de forma maliciosa, já que você disponibiliza o vídeo no youtube pra quem queira ver gratuitamente…

Sou um dos que apoia totalmente os Hangouts, afinal de contas materiais em videos com explicações bem detalhadas quase não se vê...

• D
            diegogyn
            last edited by

Esse é um problema cultural em diversos âmbitos de que quando se fala linux, freebsd, opensource, a primeira coisa que vem a cabeça e a palavra GRÁTIS!  :o

Seria uma maravilha se eu instala-se um firewall e depois só fosse na internet e seguisse os tutorias e caso desse algum erro eu simplesmente postaria no fórum e alguém de boa fé responderia imediatamente resolvendo meu problema.

Infelizmente não é assim que o mundo funciona. Cada um tem uma infraestrutura, necessidades diferentes….

Já estive em diversas empresas que pagaram para ter sistema como o samba e o bacula implementados.
            E nunca achei isso estranho ou errado, muito pelo contrario.

O que o nosso amigo Luiz Gustavo esta fazendo é muito bom, pois amplia o conhecimento de todos que querem aprender mais sobre o pfSense e tem meu total apoio!

[]´s

• F
              FabianVitali
              last edited by

Eu também concordo com a cobrança pra poder participar ativamente do  Hangout,

O cara da informática também tem:

Que comer
              Que pagar água
              Que pagar luz
              Que pagar o carro
              Que dar aquela graninha para a patroa
              e por ai vai.

Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0…  :(

"Do que vale um mar de conhecimento com um palmo de profundidade…"

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

@FabianVitali:

O cara da informática também tem:

Que comer
                Que pagar água
                Que pagar luz
                Que pagar o carro
                Que dar aquela graninha para a patroa
                e por ai vai.

Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0…  :(

Eu que o diga…  :(

Luiz, a ideia dos hangouts é excelente, continue com eles.

Se a pessoa que diminuiu sua iniciativa aqui no fórum foi a mesma que debochou dos que contribuem com o projeto de forma gratuita enquanto ele ganha dinheiro com forks fura olho, então pode desconsiderar.

Pagar 50 reais para uma aula interativa é muito pouco perto do retorno que ela dá para o indivíduo e para a comunidade...

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D
                  djblade
                  last edited by

Acho muito bacana, o que voce esta fazendo..
                  Eu nem preocuparia com pessoal que fica com "frescura" agora vc tem todo o trabalho, tempo para organizar um tutorial, isso eles nao levam conta.
                  Enfim acho que é só pra fazer "tumulto" mesmo. E outra paga quem quer, é de livre escolha nao?

Desencana desse pessoal..
                  E parabens pelo seu trabalho Luiz!

Abraços!

• L
                    lgcosta
                    last edited by

very thanks galera !!!

let's go !!! a trilha continua !

Luiz Gustavo - Suporte pfSense no Brasil
                    mundounix.com.br

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.