[OFF-TOPIC] Hangouts
-
Galera,
Eu não entendo ainda porque associaram a ideia de que eu sou um cara super errado em cobrar uma taxa (de boa, em relação a custos comercias, é irrisório o valor de R$ 50,00) para quem quer participar de forma INTERATIVA nos hangouts, sendo que o mesmo é disponibilizado de forma GRATUITA no youtube para posterior visualização, além de poder acompanhar de forma GRATUITA e ao vivo via youtube também.
eu somente estou selecionando o pessoal (via taxa) que vai participar de forma interativa, SOMENTE ISSO. não estou visando lucro e nem posso deixar que alguém possa participar, sem a taxa, desmerecendo quem pagou.
No primeiro Hangout, eu não cobrei e apareceram 120 solicitações para participar, usei o critério da ordem de chegada de email e somente 15 participaram por conta do limite do Hangout.
O Augusto Campos (da br-linux.org), entendeu bem isso e publica de boa meus anúncios no portal, e nem mesmo o pessoal "xiita" de linux que existe lá nos comentários, não criticou.
Mas em uma lista de pfsense no facebook, aparecem.
http://www.zimagez.com/zimage/capturadetela-28-08-2013-115016.php
O Hangout é um tutorial, feito via screencast com uma visão de gerar uma participação ativa e ser feito sob a demanda de dúvidas dos participantes.
Invés de um screencast estático (seguindo um roteiro), eu fiz algo que pudesse agregar interatividade.
Enfim, desculpe o desabafo.
Abraços
-
Apoio incondicionalmente cada palavra sua, Luiz Gustavo!
Inclusive, da mesma forma que você, eu deixei aquele grupo do facebook antes de completar um mês participando. E isto foi há um bom tempo atrás.
Prefiro não explicar meus motivos. :-X -
Acho justo cobrar 50 reais para participar de forma interativa, afinal de contas você esta dedicando seu tempo e conhecimento..
Não entendo o porque de ter alguém criticando isso ainda e vendo as coisas de forma maliciosa, já que você disponibiliza o vídeo no youtube pra quem queira ver gratuitamente…
Sou um dos que apoia totalmente os Hangouts, afinal de contas materiais em videos com explicações bem detalhadas quase não se vê...
-
Esse é um problema cultural em diversos âmbitos de que quando se fala linux, freebsd, opensource, a primeira coisa que vem a cabeça e a palavra GRÁTIS! :o
Seria uma maravilha se eu instala-se um firewall e depois só fosse na internet e seguisse os tutorias e caso desse algum erro eu simplesmente postaria no fórum e alguém de boa fé responderia imediatamente resolvendo meu problema.
Infelizmente não é assim que o mundo funciona. Cada um tem uma infraestrutura, necessidades diferentes….
Já estive em diversas empresas que pagaram para ter sistema como o samba e o bacula implementados.
E nunca achei isso estranho ou errado, muito pelo contrario.O que o nosso amigo Luiz Gustavo esta fazendo é muito bom, pois amplia o conhecimento de todos que querem aprender mais sobre o pfSense e tem meu total apoio!
[]´s
-
Eu também concordo com a cobrança pra poder participar ativamente do Hangout,
O cara da informática também tem:
Que comer
Que pagar água
Que pagar luz
Que pagar o carro
Que dar aquela graninha para a patroa
e por ai vai.Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0… :(
-
O cara da informática também tem:
Que comer
Que pagar água
Que pagar luz
Que pagar o carro
Que dar aquela graninha para a patroa
e por ai vai.Os caras sempre quererem tudo prontinho e a custo 0… :(
Eu que o diga… :(
Luiz, a ideia dos hangouts é excelente, continue com eles.
Se a pessoa que diminuiu sua iniciativa aqui no fórum foi a mesma que debochou dos que contribuem com o projeto de forma gratuita enquanto ele ganha dinheiro com forks fura olho, então pode desconsiderar.
Pagar 50 reais para uma aula interativa é muito pouco perto do retorno que ela dá para o indivíduo e para a comunidade...
-
Acho muito bacana, o que voce esta fazendo..
Eu nem preocuparia com pessoal que fica com "frescura" agora vc tem todo o trabalho, tempo para organizar um tutorial, isso eles nao levam conta.
Enfim acho que é só pra fazer "tumulto" mesmo. E outra paga quem quer, é de livre escolha nao?Desencana desse pessoal..
E parabens pelo seu trabalho Luiz!Abraços!
-
very thanks galera !!!
let's go !!! a trilha continua !