Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Hangout Tutorial – Samba4 no Pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 2.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L Offline
      lgcosta
      last edited by

Boa tarde,

Continuando nossa trilha dos Hangouts Tutoriais, teremos em nossa próxima semana
      o Hangout Tutorial sobre a implementação do Samba4 no Pfsense.

O Hangout Tutorial acontecerá no dia 05/09, com inicio as 20:00 e com termino previsto para as 22:00

Samba4 é o mais novo lançamento da equipe de desenvolvimento do projeto Samba, opção
      livre de gerenciamento de redes Microsoft, trata-se da implementação livre do
      Active Directory, que até então só estava disponível nos Servidores Windows com
      licença comercial.

As opções disponíveis no Samba4 se equiparam ao Windows 2008 Server e podem ser
      implementadas em ambientes tipo "unix", interligando de forma transparente, hosts
      com o sistema operacional da MS.

Nesse novo Hangout, nós iremos efetuar a implementação e a customização de uma
      instalação do Samba4 no firewall Pfsense, utilizando todas as opções disponíveis
      que a ferramenta pode nos proporcionar para integrar sua rede Active Directory.

Veja mais detalhes no link:

http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2013/08/30/hangout-tutorial-samba4-no-pfsense/

Qualquer dúvida, só falar.

Abraços

Luiz Gustavo - Suporte pfSense no Brasil
      mundounix.com.br

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Excelente contribuição Luiz.

Estou a poucos passos de implementar uma autenticação leve e transparente integrando o captive portal + umas coisinhas  ;)  +  squid.

Como samba4 local no pfsense, pode facilitar bastante a configuração que estou montando.

Se tudo der certo, em breve teremos uma autenticação leve, sem necessidade de configuração no cliente e muito parecida com as soluções comerciais.

Vida longa ao software livre!  :D

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• L Offline
          lgcosta
          last edited by

Boa noite Senhores,

Estou iniciando o ambiente de Hangout do Samba4 no Pfsense, abaixo segue link
          para acompanhamento via youtube e posterior visualização da gravação:

http://youtu.be/QkDTc4M4d38

Ainda da tempo para quem quer participar de forma interativa, veja mais informações no
          link:

http://www.luizgustavo.pro.br/blog/2013/08/30/hangout-tutorial-samba4-no-pfsense/

Qualquer dúvida, entre em contato

Abraços

mundounix.com.br

• M Offline
            mantunespb
            last edited by

Grande marcelo

andou sumido.. se concluir uma autenticação via SSO e se quiser disponibilizar para testes.. estou a disposição
            como tambem futuras contribuições.

• L Offline
              lgcosta
              last edited by

@marcelloc:

Excelente contribuição Luiz.

Estou a poucos passos de implementar uma autenticação leve e transparente integrando o captive portal + umas coisinhas  ;)  +  squid.

Como samba4 local no pfsense, pode facilitar bastante a configuração que estou montando.

Se tudo der certo, em breve teremos uma autenticação leve, sem necessidade de configuração no cliente e muito parecida com as soluções comerciais.

Vida longa ao software livre!  :D

Show marcelloc !!!!

que bom aparecer novamente ai na area !

Mas é isso mesmo… final de semana termino o empacotamento (ou pelo menos a rotina de empacotamento) pra comitar o samba4 lá na arvore... dai é um abraço !!!!

mundounix.com.br

• L Offline
                lgcosta
                last edited by

Boa tarde,

Não esqueçam, hoje nos temos Hangout continuando nosso assunto sobre Samba4 no
                Pfsense.

Já utilizando a versão 2.1 do Pfsense.

Será hoje, as 20:00, deverá ser de mais ou menos 1 hora de duração.

Quem participou do anterior, já vai receber o convite, quem quiser
                participar, é só
                seguir o modelo dos outros hangouts, mediante taxa de R$ 50,00

Sempre lembrando que a taxa é referente a quem vai participar de forma
                interativa.

O acesso ao video gravado ou a visualização ao-vivo via youtube,
                continua gratuita.

Espero vocês lá.

Abraços

mundounix.com.br

• marcellocM Offline
                  marcelloc
                  last edited by

@mantunespb:

estou a disposição como tambem futuras contribuições.

Gosto muito desta parte  ;D

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• B Offline
                    B_R_U_N_O_DF
                    last edited by

Boa noite Galera do PFSENSE, primeiramente parabéns ae a galera do Fórum que é bem ativa!!

Estou iniciando o uso do pfsense, ainda em ambiente de testes, sempre usei a solução de proxy com squid sem interfaces gráficas.

Para os ambientes no qual trabalho a maioria usa Active directory como controlador de domínio e a autenticação transparente é requisito…

Baixei a versão pfsense 2.1 com freeBSD 8.3 e me interessei no pacote com samba4, mais não esta listando na aba de "Package Manager", como faço para instalar? Vi no fórum How-to para versão 2.0.

Luiz Gustavo, quando terá outros Hangouts? pode contar comigo presencial nesse área de proxy! gostei da ideia dos hangouts. :D

Abraço, espero breve poder contribuir com o pfsense!

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.