Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema com Google AppSync e Squid+NTLM

Portuguese
    3
    9
    5.1k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • A
      Augusto
      last edited by

Olá pessoal…

Estou com um problemão aqui e queria ver se alguém pode ajudar.

Meu cenário é o seguinte: Tenho Squid com squidGuard, autenticação "transparente" por NTLM no AD com base em grupos (via script)...Tudo funciona normal....não pede autenticação para usuário, etc...

O problema começa quando tenho que usar o Google AppSync!.....não sei se todo mundo conhece esta aplicação, mas é através dela que configuro no outlook as contas de e-mail dos usuários que fazem parte da minha conta corporativa no google.....Nesta aplicação coloco o usuário e senha, a partir dai ele sincroniza tudo no outlook...

Quando coloco o proxy no navegador o Google AppSync para de sincronizar informando que o servidor da google esta indisponível.

No access.log aparecem as seguintes entradas:

1378903227.099      3 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1760 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903227.312      4 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1734 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903230.173      0 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1760 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903230.375      1 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1955 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903231.047      0 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1775 CONNECT accounts.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903231.249      1 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1970 CONNECT accounts.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903232.451      0 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1763 CONNECT ssl.gstatic.com:443 - NONE/- text/html
      1378903232.452      0 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1763 CONNECT ssl.gstatic.com:443 - NONE/- text/html
      1378903232.664      5 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1958 CONNECT ssl.gstatic.com:443 - NONE/- text/html
      1378903232.665      5 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1958 CONNECT ssl.gstatic.com:443 - NONE/- text/html
      1378903240.786      2 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1760 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
      1378903240.986      1 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1734 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html

Já coloquei estes endereços nas whitelists do Squid e no SquidGuard….mesmo assim apresenta o erro!

Se eu vou no browser e tiro o proxy das configurações, ele passa a sincronizar normalmente...

Alguém já teve este problema?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • C
        ccesario
        last edited by

Já deu uma olhada nessa página?

https://support.google.com/a/users/answer/2622308?hl=en

Especificamente esse trecho.

…if a window asking for proxy authentication appears, you are using a proxy that requires authentication, which is not supported by Google Apps Sync. Please ask your network administrator to enable direct or unauthenticated connections to the URLs listed above....

Acredito que o Google AppSync não suporte proxy autenticado.

Experimente colocar as urls apresentadas para passar direto, sem autenticação.

att,

Carlos

• A
          Augusto
          last edited by

@ccesario:

Já deu uma olhada nessa página?

https://support.google.com/a/users/answer/2622308?hl=en

Especificamente esse trecho.

…if a window asking for proxy authentication appears, you are using a proxy that requires authentication, which is not supported by Google Apps Sync. Please ask your network administrator to enable direct or unauthenticated connections to the URLs listed above....

Acredito que o Google AppSync não suporte proxy autenticado.

Experimente colocar as urls apresentadas para passar direto, sem autenticação.

att,

Olá…

Então ...eu tinha feito estes testes:
          Nas opções de browser no navegador, em "não utilizar proxy para os endereços começados por" coloquei os endereços
          ssl.gstatic.com
          accounts.google.com
          google.com
          ssl.gstatic.com
          apps-apis.google.com
          googleapis.com
          googleusercontent.com
          crl.verisign.net
          mail.google.com

São os mesmos endereços que coloquei na whitelist do Squid e do SquidGuard....Também no squid coloquei os referidos endereços para não fazer cache na aba "Cache mgmt"

Mesmo assim não funciona....

No link que você passou tem o link https://mail.google.com para fazer teste......consigo acessar este link normalmente via browser.

Mais alguma opção?

Desde já obrigado pela atenção!!

• C
            ccesario
            last edited by

Tente criar uma ACL no SquidGuard utilizando no campo Client (source) o Ip da estação ou range. E então permita o acesso a esses sites.

att,

Carlos

• A
              Augusto
              last edited by

@ccesario:

Tente criar uma ACL no SquidGuard utilizando no campo Client (source) o Ip da estação ou range. E então permita o acesso a esses sites.

att,

Efetuei o teste sugerido mas não funcionou…..fiz tanto pelo range quanto pelo ip especifico....

Na sequência fiz também o seguinte: Coloquei proxy transparente e desabilitei o squidguard....mesmo assim o erro acontece..A navegação fica normal.
              Peguei tudo que aparecia com DENIED e coloquei na whitelist do squid, para não fazer cache e no browser para não passar pelo proxy...
              o unico erro que ainda aparece é o:

1378903227.099      3 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1760 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
              1378903227.312      4 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1734 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
              1378903230.173      0 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1760 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html
              1378903230.375      1 192.168.1.193 TCP_DENIED/407 1955 CONNECT www.google.com:443 - NONE/- text/html

Essas entradas aparecem quando abro ou fecho o outlook....sempre que abro o outlook ele abre a tela se login do appsync.....isto não acontece em situação normal...se eu tiro o proxy do browser esta tela de login do appsync não aparece e sincroniza corretamente os e-mails do outlook.

• C
                ccesario
                last edited by

Bom o erro persistente ainda, refere-se à autenticação do proxy

407 Proxy Authentication Required

Esses sites AINDA requerem autenticação para serem acessados.

Talvez seja interessante voce rever suas regras.

att,

Carlos

• A
                  Augusto
                  last edited by

Ééé…acho que o buraco é mais em baixo.....e a coisa um pouco mais cabeluda! rs

Revisei as regras....até onde vi não tinha problema....suspeito de ser algo com a autenticação NTLM..

Removi do Squid lá em custom options os seguintes parâmetros do NTLM:

acl_uses_indirect_client on;follow_x_forwarded_for allow localhost;auth_param ntlm program /usr/local/bin/ntlm_auth –use-cached-creds --helper-protocol=squid-2.5-ntlmssp;auth_param ntlm children 10;auth_param ntlm keep_alive on;acl password proxy_auth REQUIRED;http_access allow password

Assim que removi e apliquei, o AppSync sincronizou o outlook…..não precisei mexer em qualquer outra regra...
                  Para teste coloquei os valores acima novamente.....logo que apliquei o AppSync parou de funcionar!

Logo presumi que pode ter relação com a configuração da autenticação do NTLM...

O interessante que isto acontece de forma isolada nesta função, qualquer outra que testei funciona normalmente com a autenticação transparente via NTLM...

• A
                    Augusto
                    last edited by

Alguem tem autenticação por ntlm rodando? queria só confirmar como esta a configuração na aba Auth Settings…
                    A minha ficou do mesmo jeito que estava antes da autenticação por ntlm.....ou seja...com opção por LDAP e todas configurações do meu AD.

Esta funcionando tudo certinho assim...somente esta parte do AppSync esta enroscada...

O que não estou entendendo é o porque o trafego esta passando pela autenticação do Squid e negando mesmo:

1° - Colocando a minha sub-rede e meu ip em Access Control>Unrestricted IP´s
                    2° - Estando os mesmos IP´s e rede inseridos em Auth Setting´s>Subnets that don't need authentication

Tenho outros 2 Firewall´s com a mesma configuração em produção, rodando sem qualquer problema…só este que tem que passar o APPSync esta com problema.

• D
                      danwebmail
                      last edited by

Estou com o mesmo problema, mas em alguns testes, conseguimos criar a exceção para não passar pelo Proxy.

Ao configurar o WPAD adicionamos os domínios que não devem passar pelo Proxy, inicialmente funcionou, mas depois também paraou.

A única solução realmente válida foi configurar os dados do Proxy direto no navegador (Internet Explorer, que o Outlook se baseia) e adicionar as exceções, por exemplo:

google.com;google;dropbox

Esses endereços também estão nas ACLs, regras, WPAD e todos os locais que possam imaginar, mas mesmo assim ocorre o bloqueio…

Vou fazer alguns testes para incluir as exceções através de GPO do Windows.

Espero ter ajudado e conto com uma solução mais elegante para acabar com o problema.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.