Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] Regra liberando forward entre 2 placas do PfSense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 2 Posters 5.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      jwestarb
      last edited by

Boa Noite,

Hoje tenho um Firewall com linux, onde tem uma WAN, uma LAN e uma placa ligada a um roteador de um link MPLS com filiais.
      Esta funcionando.

Mas quero trocar esta firewall da matriz por um Pfsense.

Fiz o diagrama em anexo para exemplificar o cenário.

Tenho uma placa OPT1 no pfsense ligando ao roteador do link MPLS.
      Mas não estou conseguindo criar uma regra para permitir o trafego da rede da filial com a rede LAN da Matriz.

Adicionei a rota para rede da filial no pfsense, e criei regras liberando o trafego na interface OPT1, colocando Source=LAN NET e Dest=Rede da fiilal
      e outra regra como Dest=LAN NET e Source=Rede Filial
      Mas não funcionou.

Como devo configurar o pfsense para permitir comunicação do computador da filial com uma servidor na minha LAN?

Grato,

Julio

![Diagrama Firewall.png](/public/imported_attachments/1/Diagrama Firewall.png)
      ![Diagrama Firewall.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Diagrama Firewall.png_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Boa Noite Julio,

Primeiro é claro bem vindo ao pfSense.  :)

O diagrama facilitou muito o entendimento.

O pfSense trata as regras onde a comunicação é iniciada, portanto, na OPT1 coloque regras onde a origem é a rede que esta chegando pela opt1(rede filial) e nas regras da lan todas as regras inciada por ips na lan net.

Por padrão, o nat do pfsense vem no modo automático. Para você conseguir simplesmente rotear os pacotes entre uma rede e outra, você precisa passar o nat para manual(firewall -> nat -> outbond) e criar as regras apenas para os pacotes que vão sair pela wan por exemplo.

Acredito que com essas duas modificações, você já tenha um ambiente funcional.

Vale sempre a dica de habilitar o ssh, logar na console e acompanhar o trafego via tcpdump. Como você já tem experiência com linux, não deve encontrar dificuldades.

att,
        Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J
          jwestarb
          last edited by

Bom Dia Marcelo,

Obrigado pelo retorno.

Então se eu fizer uma regra na OPT1, conforme o print em anexo, os computadores da filial já devem conseguir acessar o servidor da matriz?
          Ou devo fazer uma regra na interface LAN, com Source=LAN NET e Dest=172.20.0.0/16 ?

Quanto ao NAT, essa alteração para manual, serve apenas para os port forward que eu fizer a minha WAN para um IP na LAN certo?
          Ele não influencia a comunicação entra as redes Filial(OPT1) e Matriz(LAN) né?

Att,
          Julio

regra.png
          regra.png_thumb

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Você não precisa se preocupar com a regra "de retorno", o keep state do firewall já resolve isso pra você.

Quando você passar o nat para manual, vai ver que ele inclui automaticamente uma regra para wan.
            Se você não desabilitar o nat entre as redes internas, os pacotes sempre chegarão com o ip do outro firewall e não da rede da matriz ou filial.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J
              jwestarb
              last edited by

Boa Noite Marcelo,

Só para agradecer, esta funcionando 100%.

Estou gostando muito do PfSense.

Att,

Julio

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.