Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid Transparente + Ssl + Whitelist - Certificado Google

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    14 Posts 6 Posters 4.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      dukmad
      last edited by

Olá a todos.
      Estive em busca de soluções para o Squid com Ssl até que passei a utilizar o PFSense, que por sinal estou gostando bastante, apesar de gostar de usar mais o terminal do que uma UI.

Estou utilizando o Squid Transparente com SSL, definindo Whitelist e blacklist de forma que para os sites que forem identificados como de acesso liberado sejam incluídos um a um na whitelist e na blacklist adicionado sites de notícias e outros.

Inicialmente configurei desta forma de tratar a navegação para posteriormente habilitar o SquidGuard ou o DansGuard.

A minha dúvida com a configuração é que quando adiciono certos sites na whitelist estes não apresentam mais o erro de certificado, porém ao adicionar o GOOGLE o erro persiste no Internet Explorer e no Firefox com a possibilidade de "confirmar", já no Chrome apresenta o erro de certificado e tem como seguir em frente.
      Sendo assim alguém já teve este tipo de problema?
      Poderiam dar uma olhada em minhas configurações?
      Obs.: Pretendemos não instalar certificado nas maquinas.
      CAs.png
      CAs.png_thumb
      SquidGeral.png
      SquidGeral.png_thumb
      ProxyTrans.png
      ProxyTrans.png_thumb
      SSL.png
      SSL.png_thumb
      ACL.png
      ACL.png_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • ?
        A Former User
        last edited by

você tem que exportar o certificado que você criou no pfSense e instalar nos micros!
        nas configurações que eu fiz, para evitar erros, eu tive que tentar combinações de configurações da opção Certificate Adapt (atualmente estão todos marcados).

• J
          johnnybe
          last edited by

@UnDr3aD:

você tem que exportar o certificado que você criou no pfSense e instalar nos micros!
          nas configurações que eu fiz, para evitar erros, eu tive que tentar combinações de configurações da opção Certificate Adapt (atualmente estão todos marcados).

Tenho a mesma opinião.
          Só queria descobrir uma forma de fazer isto automaticamente pelo AD: Instalar o certificado manualmente em cada host é um pé. :(

you would not believe the view up here

• L
            LFCavalcanti
            last edited by

@johnnybe:

@UnDr3aD:

Tenho a mesma opinião.
            Só queria descobrir uma forma de fazer isto automaticamente pelo AD: Instalar o certificado manualmente em cada host é um pé. :(

Se você possui um dominio com estações rodando Windows e o controlador de dominio também é Windows, a partir do Windows Server 2008 já é possivel fazer isso utilizando GPOs.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• J
              johnnybe
              last edited by

Imagino que tenha mesmo, LFCavalcanti. Sou quase um zero a esquerda com AD e Windows Server 2008. :(
              Poderia dizer como fazer isto? Já existe uma GPO ou teria que criá-la?

• ?
                A Former User
                last edited by

tem como sim cara.

abra o editor da política de grupo;
                abra para edição a gpo dos computadores;
                siga: computer configuration > polices > windows settings > security settings > public key polices > Trusted root certification authorities
                chegando nesse caminho é só importar os certificados (botão direito > import)
                basta dar um gpupdate /force nos micros que já funfa (ou reinicia)

testado aqui num ambiente server windows server 2k8 r2 com estações windows 7 e 8

• L
                  LFCavalcanti
                  last edited by

@johnnybe:

Imagino que tenha mesmo, LFCavalcanti. Sou quase um zero a esquerda com AD e Windows Server 2008. :(
                  Poderia dizer como fazer isto? Já existe uma GPO ou teria que criá-la?

De uma olhada em:
                  http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc738131%28v=ws.10%29.aspx

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                  IT Manager

• J
                    johnnybe
                    last edited by

Valeu, UnDr3aD e LFCavalcanti!
                    Espero que funcione com estações WinXP também.

• L
                      LFCavalcanti
                      last edited by

@johnnybe:

Valeu, UnDr3aD!
                      Espero que funcione com estações WinXP também.

Para que GPOs exclusivas do Windows 2008 sejam aplicadas em comptuadores com Winodws XP, você precisa instalar um KB da Microsoft:
                      http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=3628

Você pode aplicar esse KB via Script, só usar parametros para executar a instalação silenciosamente:
                      KB943729.exe /quiet /passive /norestart

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                      IT Manager

• D
                        dukmad
                        last edited by

Bom, instalar os certificados não é a questão, já que o erro de certificado não causa inacessibilidade.
                        O problema é que com o Chrome não é possível acessar o Google.com.br e outros sites que possuem certificado acessam normalmente. A outra questão é que sites que estão na Whitelist acessam 100%, sem erro de certificado nem nada mas o Google.com.br não acessa.
                        Tem como limpar todas as configurações do Proxy? Setar como Default.

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

Veja se o certificado está ok.
                          Você liberou google.com ou google.com.br?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D
                            dracon
                            last edited by

Da pra ver a whitelist na ultima foto com as liberações do google, marcello coseguiu ver as fotos e reparou se tem algo errado? e possivel ser algum bug da versão 3.38?
                            Grato o feedback do pessoal tentando ajudar!

• ?
                              A Former User
                              last edited by

cara, eu estava tendo erros no google também com ssl.
                              aparentemente o google e outros sites tem uma segurança ssl mais forte e por estar usando o ssl no squid dá erro. (isso foi o que aconteceu comigo)
                              meu problema foi resolvido testando combinações do Certificate Adapt no squid. Hoje uso tudo marcado, mas antes tinha que ficar desmarcado o Set CN pra funfar sem erro.

• marcellocM
                                marcelloc
                                last edited by

No squid o wildcard é um ponto.
                                Troque  google.com.br por .google.com.br

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                                  Last post
                                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.