Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

FTP

Portuguese
    5
    11
    2.1k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • K
      kleyverson
      last edited by

Galera boa tarde, andei lendo alguns tópicos aqui, mais nenhum deles solucionou meu problema.
      É o seguinte, criei um FTP no meu windows server 2008 R2, autenticando via AD e tudo mais.
      Bom pra minha rede interna está TRANQUILO, o problema é para fora. Também ja tentei com outros programas, como CESARFTP e HOMEFTP. Não adiantou.

Quando tento o acesso externo sempre dá problema. Aparentemente é fácil, pois é só ir em NAT e fazer com que tudo que for acesso pela WAN na porta 21 redirecionar para o ip e porta do meu servidor que está o FTP, pois bem, fiz isso mais nada de acontecer.

No programa CESARFTP, quando faço o acesso externo nos log, mostra que consigo acessar o FTP usando o IP do meu firewall através do NAT, mais sempre dá TIMEOUT. Alguém pode me auxiliar?

Lembrando que meu PFSENSE é o 2.0.1

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Seu provedor permite acesso ftp externo?

Consegue ver o trafego chegando na wan?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• K
          kleyverson
          last edited by

Marcello, obrigado primeiramente por tentar me ajudar.

Quanto a questão do provedor de internet, creio que sim, pois as 2 Wans que possuo são Dedicadas, com IPs Fixo.

Quanto a questão de ver o trafego chegando na WAN, é como falei, o que pude perceber foi no programa CESARFTP, onde ele mostrava que o ip do Meu firewall estava tentando conectar nele, já no ftp do windows não vi isso.

Pode me falar como posso ver esse trafego?

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@kleyverson:

Pode me falar como posso ver esse trafego?

via tcpdump na console/ssh

Nos tutoriais do fórum tem informação sobre o tcpdump

basicamente você precisa digitar

tcpdump -ni Sua_interface_wan host ip_do_seu_notebook_ou_computador_de_teste

• K
              kleyverson
              last edited by

Marcello Obrigado pela paciência e desculpa a ignorância, pois você mesmo fala que o TCPDUMP é básico pra administrar o Firewall, mais no meu caso nunca useie precisei usar, passei o dia pesquisando, lendo, e vi que parece ser um pouco diferente no pfsense, pois os que vi você faz o tcpdump salva ele e depois abre o arquivo para ler os pacotes.

dá uma olhada nessa imagem anexada, onde mostro que chega a conexão mais em seguida dá erro falando que não posso fazer login no server ftp. Olha as regras que fiz de NAT e também coloquei uma screen da tela onde tava fazendo TCPDUMP para você analisar o que posso tá fazendo de errado.. Obrigado mais uma vez.

ftp.jpg
              ftp.jpg_thumb

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

Seu tcpdump mostra que nenhum pacote chegou no firewall.

A regra da porta 20 sempre fica no sentido oposto.

A porta 20 é porta origem do cliente, não destino no servidor.

• K
                  kleyverson
                  last edited by

@marcelloc:

A regra da porta 20 sempre fica no sentido oposto.

A porta 20 é porta origem do cliente, não destino no servidor.

Como tem que ficar então Marcello?

• rbgargaR
                    rbgarga Developer Netgate Administrator
                    last edited by

@kleyverson:

Quando tento o acesso externo sempre dá problema. Aparentemente é fácil, pois é só ir em NAT e fazer com que tudo que for acesso pela WAN na porta 21 redirecionar para o ip e porta do meu servidor que está o FTP, pois bem, fiz isso mais nada de acontecer.

Lembrando que meu PFSENSE é o 2.0.1

Antes de mais nada, providencie uma janela de manutenção e atualize o seu pfSense. 2.0.1 é uma versão antiga e não é mais suportada.

Quanto ao problema, além de fazer o Port Forward da porta 21 na WAN apontando pro server windows que deve estar na LAN, tem mais um passo importante.

Vá até System -> Advanced -> Firewall/NAT e lá embaixo existe uma opção chamada "TFTP Proxy", selecione as duas interfaces (WAN e LAN) e clique em Save. Isso irá habilitar o proxy que irá gerenciar as conexões de dados do FTP.

Renato Botelho

• P
                      primoprimo2
                      last edited by

Bem Galera, estou com o mesmo problema do colega. Já estou a dois dias aqui no fórum tentando as dicas em geral.

Minha rede está da seguinte forma:

PFSENSE -> WAN 192.168.1.109/24
                                          LAN  192.168.2.1/24

Servidor FTP -> 192.168.2.3/24

não consigo de forma alguma alcançar o FTP, e o mesmo está corretamente funcionando, se eu desligar o PFSENSE e encaminhar os pacotes diretamente do roteador para o servidor  FTP, funciona 100%.

E a pesar de tanto ler aqui no forum, eu não tenho certeza de como configurar as regras do firewall para permitir o FTP.

poderiam me ajudar??

• rbgargaR
                        rbgarga Developer Netgate Administrator
                        last edited by

Essa documentação explica como configurar um server FTP atrás de um pfSense

https://doc.pfsense.org/index.php/Howto_setup_ftp_server_behind_pfsense

Renato Botelho

• N
                          neo_X
                          last edited by

Também estou com um problema de FTP, ao acessar por fora dá um erro de Passive Mode, mas creio que seja no WS 2003 essa configuração.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.