Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Substituindo Fw linux por Pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    72 Posts 4 Posters 17.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM Offline
      marcelloc
      last edited by

@marcosjost:

Quando pingo um dominio externo, por ex gmail….ele resolva o ip, mas pro ping da esgotado o tempo limite do pedido. Ja se pingo o ip do dns do google por ex, 8.8.8.8, nao responde.

Tcpdump na wan e na lan. Se o pacote estiver saindo, não é problema com seu firewall.

@marcosjost:

@ 3 scrub on re1 all fragment reassemble
      @ 3 block drop in log inet all label "Defaul deny IPV4'

Pacotes fragmentados e pacotes que cairam no bloqueio padrão.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcosjostM Offline
        marcosjost
        last edited by

Rodei o tcpdum na interface lan e dmz
        na lan com a interface lan, host 192.168.1.100 and host 192.168.10.2
        192.168.1.100 _ minha maquina de teste e 0 10.2 o roteador wifi
        Aqui nao aparece nada quando dou o pinga da maquina pro roteador

e na dmz o tcpdum na placa da dmz e o host 192.168.10.2
        Aqui aparece os pacotes icmp somente da maquina teste par ao 192.168.10.2

È como se achassem o destino, mas nao  o caminho de volta no icmp

Mas se digito 192.168.10.2 no navegador, abre normalmente ( na maquina de teste), so que parece que nao carrega todos os graficos da interface do roteadorwifi

Agora se conecto no roteador wifi, com um ip 192.168.10.3, consigo pingar a interface do firewall 192.168.10.1, onde ele esta conectado mas para "dentro" , inclusive a rede 192.168.1.x, da como Host de destno inacessivel.

• marcosjostM Offline
          marcosjost
          last edited by

Revisei todas configuracoes com o do firewallq ue ta rodando e tudo bate….
          Unica coisa que me chamou atenção é que nesse pfsense que estou terminando de configurar ( 64 bits que ta rodando numa vm do zemserver) agora quando dei reboot e fiquei observando a tela de console notei essa msg:
          Configuring firewall.route: writing to routing socket: No such process ... done
          Mas termina de carregar o boot normalmente

Nota:
          Fiz um teste agora , revertendo para um snapshot antes de fazer a sincronização das regras de firewall...e esta pingando normalmente tanto nomes quanto ips para fora .....
          O problema acho que esta sendo na hora que faço a sincronização das regras do firewall em produção com este que estou configurando....
          Por algum motivo acho que esta dando problema com a tabela de roteamento.....

• marcosjostM Offline
            marcosjost
            last edited by

@marcosjost:

Nota:
            Fiz um teste agora , revertendo para um snapshot antes de fazer a sincronização das regras de firewall…e esta pingando normalmente tanto nomes quanto ips para fora .....
            O problema acho que esta sendo na hora que faço a sincronização das regras do firewall em produção com este que estou configurando....
            Por algum motivo acho que esta dando problema com a tabela de roteamento.....

Aos poucos as coisas vão se esclarecendo…. :)
            Nao sei bem se o problema esta sendo com a sincronização das regras, ou quando mudei a ordem as interfaces. Em system assign...esclui e criei de novo na mesma ordem do firewall de origem, mas isso depois de ter sincronizado. VOu fazer 2 testes agora:
            mudar a ordem das interfaces, verificar se esta ok, e depois fazer a sincronizacao e ver ..... dae fica mais facil de isolar caso ocorra problema novamente

• marcellocM Offline
              marcelloc
              last edited by

Quando usamos o carp, é essencial apontar o gateway das estações e roteadores para o ip virtual e conferir as regras de nat de modo que o pacote saia e volte com o mesmo ip.

• marcosjostM Offline
                marcosjost
                last edited by

@marcelloc:

Quando usamos o carp, é essencial apontar o gateway das estações e roteadores para o ip virtual e conferir as regras de nat de modo que o pacote saia e volte com o mesmo ip.

Ola marcello, vi que o problema ocorreu quando fiz a mudança das interfaces ( exclui, adicionei e mudei a placa atribuida a cada interface). Pois tinha feito isso depois que sincronizei as regras.
                Fiz um teste, reverti para um snapshot antes da sincronização,  mudei a ordem das interfaces e nomes primeiros, reiniciei, depois sincronizei as regras.
                Parece que resolveu….
                Estou pingando para "fora" em todas interfaces, o erro Configuring firewall.route: writing to routing socket: No such process ... done nao pareceu mais no boot.
                Regras de nat tenho somente para alguns acessos externos no link1, e da porta 25 na dmz.
                Nao uso ips virtuais, somente 2 no link 1 que fazem parte do range de ips reais do link
                Essa maquina que estou terminando a configuração, é 64 bits com 5 placas de rede
                Link1- Usado para -emails e dns
                Link2- Usada para navegacao, é o default gateway
                LAN - Rede interna
                DMZ- Dmz com os servidores de e-mail
                WIFI - Conectada a um roteador wifi sem nenhuma regra especifica

A máquina que esta rodando atualmente, de onde fiz a sincronização, é uma 32 Bits com 4 interfaces ( todas acima, menos a wifi).

Vou fazer mais alguns testes agora para ver se realmente esta ok.

• marcosjostM Offline
                  marcosjost
                  last edited by

Bom…ta quase tudo ok..... so que agora se marco o proxy navega ok, se nao marco...nao abre nada na internet...parece que sem o proxy ele nao acha o gateway padrao,, que é o link2, mesmo la em routing - gateways definindo ele como gateway deaault..... e nas conexoes do windows  aparece como sem conexao com a intrnet, mesmo com o proxy marcado e navegando.
                  obs esses que nao navegam tem regra na lan liberando todo acesso....

• marcellocM Offline
                    marcelloc
                    last edited by

Hora de usar o tcpdump mais uma vez.

• marcosjostM Offline
                      marcosjost
                      last edited by

@marcelloc:

Hora de usar o tcpdump mais uma vez.

Rodei..foi a 1a coisa que fiz
                      agora achei o erro…..coisa mais basica impossivel
                      Depois que configurei todas as interfaces,gateways, etc..... tudo certinho.....
                      Mudei o nome do gateway desse link 2, e dae la em interfaces ele estava sem gateway definido.....
                      Podia ter começado a semana sem essa.... :-[

• marcellocM Offline
                        marcelloc
                        last edited by

Acontece… :)

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.