Squid lento após alguns dias
-
Gostaria de Aproveitar o Topic do Autor para relatar um problema semelhante.
Minha configuração é a Seguinte
> roteador Brigth > Pfsense PPPOE > Squid Transparente (Sem bloqueio algum)> Rede local
Tenho apenas os ips dos Chefes cadastrados em"Bypass proxy for these source IPs"Nas primeiras semanas tudo funcionando perfeitamente, no momento não apliquei regras para estudar a estabilidade e as funcionalidades do Pfsense
Mas de 2 semanas para cá sem mais nem menos a internet cai e somente os ips que estão em Bypass navegam, busquei varias soluções e fiz algumas leituras no fórum mas nada me ajudou.
A unica Solução foi reiniciar o server por completo, pois nem reiniciando apenas o serviço de squid ele volta.Gostaria de Receber algumas orientações de como posso chegar a um ponto de resolver o problema.
Só lembrando que ainda tenho pouca experiencia em Linux, freeBSD e segurança em redes, se puderem postar comentários mais detalhados eu agradeço. -
guitarcleiton,
Provavelmente você esqueceu de habilitar o softupdates durante a instalação. Para servidores que vão usar muita escrita de disco para logs e cache esta configuração é essencial.
Nos tutoriais aqui do forum você encontra alguns tópicos que vão te ajudar.
Principalmente este:
-
Marcelo eu habilitei o soft-updates e defini as seguintes divisões.
Meu HD é de 320GB então desmembrei na seguinte forma
/ 4GB
/swap 2GB
/var 240GB
/usr40GBse somar tudo não da os 320GB , mas foi a unica divisão em que ele não me retornou advertências.
Esta correto?
se não para um HD de 320GB como deveria ser dimensionado?Obrigado.
-
Como ficam os recursos da máquina quando o squid fica lendo?
-
Notei o seguinte quando a internet cai somente quem esta em bypass navega, as estações de trabalho funcionam perfeitamente sem lentidão alguma.
Marcelo você poderia me add no Skype? guitarcleiton @ htomail . comGrato!
-
Marcelo você poderia me add no Skype? guitarcleiton @ htomail . com
Via skype só consultoria. Podemos acertar um valor em pvt.