Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dúvida quanto a configurações AD 2008 R2 + PfSense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    14 Posts 7 Posters 6.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      marochavieira
      last edited by

Neo

Muito obrigado, ainda não terminei de ler, mas ta bem explicadinho.

Vou dar uma estudada e tentar fazer funcionar..

Espero que de certo.

Valeu mesmo.

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        marochavieira
        last edited by

Neo.. e quem mais puder me ajudar…
        De acordo com o conteúdo disponibilizado por você, tem uma parte la que diz exatamente o seguinte:

"Windows 2008 Server R2 , pfSense 2.0.3 + squid 2.7.9 pkg v.4.3.3 + SquidGuard 1.4_4 pkg v.1.9.5 já funcionando com autenticação não transparente."

No meu caso, não tenho a autenticação não transparente funcionando ainda.

Segui um tutorial de PFsense 2.0 + Squid + Atenticação AD de acordo com o site abaixo.
        http://pauloxmachado.blogspot.com.br/2011/12/pfsense-20-squid-atenticacao-ad.html

Porém, não sei se ele está enxergando meus usuários do AD. Existe alguem comando ou tela que mostra que está?
        Esse método ainda é usado, visto que estou usando o PfSente 2.1 ?
        Caso esteja desatualizado, qual o método de configuração mais atual de Squid e Squidguard usando Ldap (NTLM) ?
        Eu fazendo isso funcionar direito poderei usar o método de autenticação transparente que você informou!!!

Pode me ajudar com mais essa?

Obrigado.

• M
          marochavieira
          last edited by

Alguém para me ajudar???

Se tiver pelo menos um link já de grande ajuda.

Obrigado

• Z
            zilmar
            last edited by

Olá marochavieira,

Eu estou com o mesmo ambiente, mas a autenticação via AD está funcionando corretamente. Está uma beleza! Também pretendo fazer uma autenticação transparente e já agradeço pelo link do tópico.

O meu teste foi bem "rústico", abri um navegador, configurei o proxy e tentei logar com alguns usuários de grupos diferentes. Deu certinho, coloquei todos do setor da informática no proxy e tá todo mundo usando de boa. O próximo passo é estender para outros setores, mas antes preciso configurar a autenticação transparente.

Enfim, tente testar mais ou menos como eu fiz, foi um parâmetro bom e pude confirmar a funcionalidade da configuração.

• K
              kelsen
              last edited by

Nos tutoriais tem um tópico pra configuração do proxy transparente (NTLM) no AD http://forum.pfsense.org/index.php/topic,58700.msg314806.html#msg314806

• Z
                zilmar
                last edited by

Tem esse tópico que é em português:
                https://forum.pfsense.org/index.php/topic,66674.0.html

Segui ele e aqui tá funcionando bem! :)

• R
                  rec
                  last edited by

Eu segui alguns desses tutoriais, instalei os complementos mas não deu certo. Vou testar o tutorial que o neo_X informou, vou fazer um servidor hoje a noite. Informo mais a noite do resultado.

• R
                    rmelilloii
                    last edited by

Nobres, boa tarde! Não sei se teria local melhor mas gostaria de compartilhar alguns problemas que tive e que podem ser comuns à vocês. Minha intenção é reunir informações para facilitar a pesquisa de todos que passam por problemas que acreditam não existam e que só podem acontecer só com eles. Se estiver falando alguma bobagem, peço que me corrijam.

Minha estrutura:
                    Servidores Windows 2012 R2
                    Server01 - AD, DNS
                    Server02 - AD, DNS, DHCP
                    PFSense 2.1 64 bits

Após seguir todas as dicas do fórum, consultar documentações do produto cheguei a alguns pontos que podem fazer com que não seja possível implementar a solução básica: Squid, SquidGuard, LightSquid > Ldap Windows 2012 R2 ou 2008 R2 para frente.

Utilizei uma ferramenta para debugar os erros de conexão de um ambiente Linux com o Ldap do Windows.

• Apache Directory Studio

Verificação no Servidor Windows:

AD 2012

O Windows exige um nível de segurança que demanda que seja gerado/instalado certifcado dos servers em ambos (Windows e PfSense), de imediato apenas vou baixar essa exigência de segurança (só achei meios alterando diretamente no registro), alterando o valor para 1.

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\NTDS\Parameters]
                    "ldapserverintegrity"=dword:00000001

Verificação no PFSense:

PfSense 2.1 64bits

Um dos pontos de erro entre a comunicação era devido à diferença entre o horário do servidor Windows e PFsense, foi necessário utilizar um outro servidor NTP no PFSense:

NTP Server: a.st1.ntp.br

Configurações no Squid

Squid3
                    User DN: CN="usuário do ad",OU="Unidade Organizacional do usuário",OU="Unidade Organizacional do usuário",DC="nome base do dominio",DC="complemento do domínio",DC="complemento do domínio"

• consultar servidor AD (dsquery user -name "nome do usuário") a chave que é passada é aceita perfeitamente na config de comunicação do Squid ou mesmo geral do PFSense

Base DN: DC="nome base do dominio",DC="complemento do domínio",DC="complemento do domínio"
                    DN Attribute: uid
                    LDAP Search Filter: sAMAccountName=%s

Por fim, após nova tentativa para instalar e verificar se era isso mesmo, foi necessário instalar o Squid por último, para que tudo funcionasse de acordo com o esperado.

Instalar na ordem:
                    LighSquid - Gerenciador de ralatório
                    SquidGuard - Filtro de Proxy
                    Squid - Proxy

Versões dos pacotes PfSense:

LIGHTSQUID - Beta 1.8.2 pkg v.2.33 platform: 2.0
                    SQUIDGUARD - 1.4_4 pkg v.1.9.5 platform: 2.1
                    SQUID3 - beta 3.1.20 pkg 2.0.6 platform: 2.0

Um abraço.

• Z
                      zilmar
                      last edited by

Legal rmelilloii!

Eu acho que no caso do Squid3, foi necessário instalá-lo por último porque o SquidGuard depende do Squid2. Assim, se você instalar o Squid3 e depois o SquidGuard vai rolar um downgrade.
                      Posso estar falando besteira, mas acredito nisso :P

• R
                        rec
                        last edited by

Obrigado rmelilloii. Será que para o Windows 2003 server tenho que mudar algo? … Sabe?

• R
                          rmelilloii
                          last edited by

Pois é Zilmar, eu acho que tem algo tb parecido com isso, mas sempre que instalo algum pacote pela interface gráfica tento ver o que mais ele instala, nesse caso, não achei nada ¬¬.. Mas funciona dessa maneira parei de esquentar com isso :)

Sobre o Windows 2003 ele não tem por padrão nenhuma limitação quanto à segurança da comunicação com o LDAP, acredito que com o Squid3 funcionaria sem problemas apenas verificando o servidor NTP tb…
                          A chamada ao seu servidor AD você consegue fazer usando o Apache Directory Studio? (ele é o melhor teste que achei para conferir como está a comunicação)

Estou atualizando para o 2012 R2, tem mudanças para a autenticação NTLM, se alguém tiver implementado, vale a pena ver detalhes antes de atualizar.

Abç.

• marcellocM
                            marcelloc
                            last edited by

@zilmar:

Eu acho que no caso do Squid3, foi necessário instalá-lo por último porque o SquidGuard depende do Squid2.

Isso já foi resolvido com o squidGuard-squid3 no pfsense2.1

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.