Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Controle de Banda por Interface.

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 2.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R Offline
      rlljorge
      last edited by

Boa tarde !

Estou começando a utilizar o pfsense agora, montei um ambiente de testes por aqui para validação mais não sei como implementar a função no pfsense, vamos lá:

• 2 Interfaces em LAGG/BOND para WAN.
      • 2 Interfaces em LAGG/BOND para LAN.
      • Dezenas de interfaces VLAN's criadas sobre o LAGG da LAN.

Até esse ponto tudo certo, o que preciso agora e definir um controle de banda por INTERFACE VLAN, por exemplo:

LAN-VLAN30 - 1Mbps UP/Down
      LAN-VLAN31 - 512Kbps UP/Down
      LAN-VLAN32 - 50Mbps UP/Down

Não precisamos priorizar trafego, apenas limitar a velocidade pela interface, a versão do Pfsense que estamos utilizando é a 2.1.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R Offline
        rlljorge
        last edited by

Pessoal, alguma sugestão ?

• N Offline
          neo_X
          last edited by

Tentou dessa maneira?

Define o controle de banda (Limiter) para cada Rede (VLAN) nas regras de LAN. Seria uma alternativa? Meu ambiente tem VLAN mas uso um switch L3 e não o pfSense.

• R Offline
            rlljorge
            last edited by

@neo_X:

Tentou dessa maneira?

Define o controle de banda (Limiter) para cada Rede (VLAN) nas regras de LAN. Seria uma alternativa? Meu ambiente tem VLAN mas uso um switch L3 e não o pfSense.

Muito obrigado pela sua resposta.

Sim, eu tentei fazer desta maneira.

Criei 2 Limiter para Upload e Download ambos de 512Kbps cada um, e criei uma regra para aplicar o limite, funcionou parcialmente …. O Upload/Download foi limitado por sessão ou seja 1 upload chegou a 512Kbps .... 2,3 ou 4 concorrentes todos eles ficam limitado a 512Kpbs gerando um trafego de 2Mbps por exemplo.

O que preciso e de um limite global na interface, até pensei em colocar o controle de banda no switch, porém minha perda de IP seria muito grande, IPv4 tá acabando ...rs :-)

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.