Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dúvida sobre DMZ + Bridge

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G Offline
      Gian
      last edited by

Bom dia amigos do fórum, tenho uma dúvida em relação a como fiz minha DMZ.

Meu cenário é o seguinte:

INTERFACES
      ------------------------------------------
      Interface WANGVT -> IP Dinâmico (PPPOE)

Interface WANCOPEL -> IP Fixo (177.x.x.58)

Interface LAN -> IP Fixo (10.0.0.1)

Interface DMZ -> Sem IP

BRIDGE
      ------------------------------------------
      WANCOPEL + DMZ

Eu gostaria de utilizar os IPs válidos da COPEL nos meus servidores da DMZ. Recebi deles uma rede /29, e um dos IPs públicos está na interface WANCOPEL do pfSense. Eu simplesmente criei uma BRIDGE no pfSense entre a WANCOPEL e a DMZ, sendo que minha  interface DMZ está configurada pra ficar sem IP.

Arrumei as regras do firewall na interface WANCOPEL e DMZ. Coloquei um PC com o IP 177.x.x.59/29 e gateway 177.x.x.57 ligado na interface DMZ para testes.
      Tudo funcionou corretamente, consigo acessar o micro da DMZ pela LAN, e da DMZ acesso a LAN conforme as regras que preciso (atualmente o tráfego DMZ -> LAN está liberado completamente, apenas para testes).
      Meus computadores da LAN seguem acessando a Internet pela WANCOPEL e WANGVT normalmente.

Sei que tenho outras opções para fazer a DMZ, mas gostaria que os servidores voltados pra Internet ficassem com IPs públicos, sem NAT. Alguém poderia me apontar possíveis falhas na minha configuração?

Desde já agradeço qualquer contribuição!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

A configuração funciona como você já testou.

Já tive problemas ao utilizar pacotes com um pfsense configurado desta forma, mas se está funcionando, recomendo utilizar o ids/ips para proteger seus servidores além de regras bem restritivas.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G Offline
          Gian
          last edited by

Obrigado pela resposta Marcello,

Estou tendo problemas com o acesso da DMZ para a LAN, acho que testei da forma errada anteriormente. Da LAN para a DMZ está funcionando OK.
          Se dou um ping em um IP da LAN funciona, se tento conectar utilizando algum protocolo TCP (tentei abrir um site HTTP e uma conexão RDP da DMZ para a LAN) nada feito.
          Fiz regras abrindo qualquer protocolo entre LAN e DMZ para testes, mas não resolveu.

O que poderia ser?

• marcellocM Offline
            marcelloc
            last edited by

Veja o que acontece pelo tcpdump.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.