Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PfSense respondendo por dois links WAN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 2 Posters 1.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • I
      Itg
      last edited by

Olá pessoal, estou com um problema em cliente e gostaria de ajuda. Tenho um cliente com pfSense e ele tem dois links WAN, como faço para que os dois links respondam de fora para dentro ? Por exemplo responder a pings e a acessos remotos ?

Este mesmo pfSense é o servidor DNS público do cliente, preciso então publicar dois MX nele, para quando um dos MX ficar offline o outro responda, pois na zona DNS publico um MX com peso 10 e outro com peso 20.

Obrigado !

Ivanildo Galvão

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Todos os mx publicados no dns respondem as requisições.  A escolha do mx é feita via dns pelo cliente. Você não pode definir um backup ou master.  A única configuração para "direcionar" a escolha do ip é o peso do mx.

Se as duas wans estão configuradas, o serviço tem que responder nos dois ips.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• I
          Itg
          last edited by

Então Marcello, mas a ideia é justamente manter dois MX ativos, mas ambos caem no mesmo servidor, de fato não é ter um master e um backup.

Só preciso que quando os MTA externos precisarem conversar com o MX do cliente, eles tanto consigam por um link como por outro, quando tenho MX com pesos diferentes é normal que os servidores procurem o de menor peso e se este não responder, tenta o contato com o de maior peso, correto ?

A principal duvida é como fazer o pfSense responder a isso, pois percebo que pela WAN1 ele responde a pings por exemplo, na WAN2 não responde.

Veja, só a título de exemplo, quando eu faço isso no Fortigate, na WAN1 e WAN2, coloco rotas estáticas para rede 0.0.0.0/0.0.0.0 com peso 10, pronto, desta forma o apliance passa a respondr de fora para dentro pelos dois links, posso aí publicar então dois endereços RDP, DNS ou MX, etc, quero fazer o mesmo esquema no pfSense.

Obrigado !

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Isso funciona perfeitamenteno pfsense sem precisar fazer qualquer tipo de alteração.

Monitore com o tcpdump para ver o que está acontecendo com os pacotes e veja também se não tem gateways configurados forçando uma configuração que impede o roteamento natural dos pacotes.

• I
              Itg
              last edited by

Marcelo,

Fiz os ajustes aqui, consigo chegar no meu servidor de correio pela porta 80 tanto por um link com pelo outro passando pelo pfSense, o que acho estranho é que não responde a pings.

No DNS do pfSense, publiquei ns1 e ns2, cada um com o seu IP e consequentemente cada um entrando por um link, NS1 fica sempre online e NS2 Offline, liberei a porta 53 na entrada para ambos os links.

Mesma coisa para o MX, mx1 beleza e mx2 offline, mas repito que tenho tráfego entrando pelas duas WAN, pelo menos cheguei no console web do meu servidor de correios sem problemas.

Alguma dica ?

Obrigado !

• I
                Itg
                last edited by

Ôpa, consegui deixar os dois MX online, assim são exibidos no ipok.com.br em uma consulta completa de zona, massa, fiz também teste de telnet na porta 25 e o servidor respondeu tanto por um link como pelo o outro.

Agora o DNS não está rolando, sempre aparece NS1 online e NS2 offline, o serviço DNS Server assim como a zona do domínio estão no próprio pfSense, ao invés de subir um servidor DNS separado.

Alguma dica ?

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Ivanildo, dependendo do tamanho da resposta dns, o protocolo passa de udp para tcp(principalmente com dnssec). Confere se deixou os dois passando nas regras de firewall

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.