Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Relatorios de Navegação Por Nome de Usuário

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    16 Posts 5 Posters 8.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • W Offline
      wrp
      last edited by

Boa tarde pessoal,

Sou novo no PFSENSE, e o fórum tem me ajudado bastante.

Tenho o seguinte cenário:

• 2 Escolas em horários diferentes (No mesmo prédio);
      • Internet WiFi e Laboratórios de informática;
      • Preciso Cadastrar todos os usuários (Alunos/Professores/Funcionários/Visitantes);
      • Bloquear Conteúdos;
      • Proxy Transparente;
      • Apresentar Relatórios de Navegação;

Com ajuda do fórum e algumas horas batendo a cabeça, cheguei a seguinte solução(Não sei se é a melhor)

• Servidor PFSENSE 2.1;
      • Squid 2.7.9;
      • SquidGuard 1.4_4;
      • Sarg 2.3.6;
      • Portal Captive;
      • Freeradius2;

O DHCP está ativado para toda a rede (WIFI e Laboratórios),  estou usando o Portal Captive, para autenticação, cadastrando os usuários pelo Freeradius.
      O squid está com proxy transparente (devido ao uso de notebooks, tablets e celulares) fica complicado ficar configurando proxy, os bloqueios pelo squidguard e algumas regras de Firewall. E relatórios com o Sarg.

Até ai está tudo funcionando, só que me deparei que os relatórios do Sarg, saem por IP e não pelo usuário logado. Teria alguma forma de aparecer por usuário? Usando o Proxy Transparente?

Pensei em cadastrar os IPS para cada usuário, mas tenho 4 laboratórios que os alunos usam frequentemente, não conseguiria saber quem usou o pc do laboratório.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L Offline
        lucaspolli
        last edited by

com proxy transparente acredito que somente associando o ip ao usuário…
        voce poderia utilizar wpad e ativar modo autenticado.. dessa forma nao precisa ficar configurando proxy manualmente...
        porem vc precisaria de um usuario e senha para cada usuario..

• W Offline
          wrp
          last edited by

Opa,

Obrigado pelo help Lucas…

O proxy é complicado pra mim, devido a rotatividade de usuários, por isso optei pelo transparente. Pra WIFI, pensei em cadastrar MAC+IP, ai fecharia a solução. Só que me deparei com o problema dos Laboratórios, vários usuários utilizam, em diversos dias e horários, não teria como associar o IP do Laboratório ao usuário. Por isso necessito de criar usuários para autenticação e gerar o relatório por nome de usuário.

Vou pesquisar sobre o WPAD, e verificar se atende.

Mais uma vez obrigado e desculpe qualquer coisa.

• L Offline
            lucaspolli
            last edited by

da uma pesquisada sobre sarg + captive portal
            ou associar a autenticacao do captive ao squid

• W Offline
              wrp
              last edited by

Pois é….to nessa pesquisa ai...heheh

Encontrei algumas coisas:

• Integração dos usuarios do captive portal com o squid usando acls;
              • Lightsquid;

O primeiro não encontrei nada "especifico", só a informação. O segundo vi alguns tutoriais, que estou "analisando", pra poder testar e ver se realmente funciona.

Obrigado, pela atenção e ajuda.

• marcellocM Offline
                marcelloc
                last edited by

No squid3 - dev já tem essa integração pronta.
                Recomendo o sarg para os relatórios.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• W Offline
                  wrp
                  last edited by

Opa Marcello,

Obrigado pela dica.

Você já usa essa solução? Tem algum tutorial de exemplo?

O squid3 - dev é compatível com os outros pacotes que estou utilizando?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, vou dar uma pesquisada no squid3 - dev

• G Offline
                    gilmarcabral
                    last edited by

wrp se não me falhe a memoria foi o próprio marcelloc que criou esta integração do squid3 com captive portal.

• W Offline
                      wrp
                      last edited by

Há sim…

Estou instalando um ambiente de testes, vou ver se ainda hoje consigo simular esse ambiente.

Vou procurar material sobre o assunto.

Obrigado pela atenção

• W Offline
                        wrp
                        last edited by

Bem…

Instalei em VM, um PFSENSE, para testar a dica do Marcello

Configurei o Squid3 dev, Sarg, FreeRadius2 e o Captive Portal

No primeiro momento, logando com um usuário do próprio PFSENSE nos relatórios do sarg, em nome do usuário só aparecia "unauthenticated".

Então instalei o FreeRadius2 e configurei com o Captive Portal, testei novamente, e nos relatórios começaram a aparecer o nome dos usuários (quase perfeito).

Me deparei com o seguinte, nos relatórios do Sarg, tudo que foi acessado aparece com o nome do usuário logado. O que foi bloqueado pelo squid, aparece com o IP. Como se ele gerasse 2 relatórios, um de permitidos (com o nome do usuário) e outro negados (ip do usuário).

Tem algum parâmetro para configurar?

• marcellocM Offline
                          marcelloc
                          last edited by

@wrp:

você pode tentar acertar umas acl custom para tentar pegar isso. Nos meus testes com o captive portal, o access denied aparece no log, mas tenho outros helpers e acls rodando no mesmo squid.

• G Offline
                            gilmarcabral
                            last edited by

Marcello será se o wrp fazer a integração do squidguard com o squid3-dev  ele não conseguiria fazer o sarg gerar o relatório de acesso de acesso permitidos e proibidos.

• W Offline
                              wrp
                              last edited by

Então, configurei o squid3 dev pra bloquear somente o terra (para teste);

Autentiquei com o Captive Portal, naveguei em vários sites, bloqueou o terra.

Gerei o Relatório com o Sarg, tudo perfeito. Só que o relatório ficou assim:

WRP              –- Lista dos sites permitidos
                              192.168.1.10 --- Lista dos sites negados

Sendo que o IP e do próprio usuário WRP.

Imaginei que pudesse ser alguma configuração, ou do squid3 dev, ou do próprio Sarg.

Ps. Não cheguei a fazer a Integração com o SquidGuard.

Vou continuar os testes e quebrando a cabeça aqui....qualquer ajuda será bem vinda.

E obrigado pelo help

• marcellocM Offline
                                marcelloc
                                last edited by

Pode ser uma posição errada da acl. vou testar assim que tiver tempo.

• J Offline
                                  juninhoandrade
                                  last edited by

@wrp:

Bem…

Instalei em VM, um PFSENSE, para testar a dica do Marcello

Configurei o Squid3 dev, Sarg, FreeRadius2 e o Captive Portal

No primeiro momento, logando com um usuário do próprio PFSENSE nos relatórios do sarg, em nome do usuário só aparecia "unauthenticated".

Então instalei o FreeRadius2 e configurei com o Captive Portal, testei novamente, e nos relatórios começaram a aparecer o nome dos usuários (quase perfeito).

Me deparei com o seguinte, nos relatórios do Sarg, tudo que foi acessado aparece com o nome do usuário logado. O que foi bloqueado pelo squid, aparece com o IP. Como se ele gerasse 2 relatórios, um de permitidos (com o nome do usuário) e outro negados (ip do usuário).

estou no mesmo quebra cabeça, joguei o captive com squid e só aparece unauthenticated ._.

conseguiu resolver?

• W Offline
                                    wrp
                                    last edited by

Opa Void_Junior….

Bem...vamos lá....

Acabei mudando um pouco o cenário, fiz o que o Marcelo disse (squid3 dev).

Ainda tenho o "problema" de algumas vezes gerar o relatório e ao invés dele trazer o nome do usuário trazer o IP, então acabei cadastrando os usuários MAC+IP. O Relatório geralmente sai 90% certo com os nomes dos usuários....ai quando ele gera o IP, eu sei que usuário pertence (paliativo).

Não sei se fui claro, se precisar de ajuda, add no skype ai waldemar.p@hotmail.com

• First post
                                      Last post
                                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.