Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Isolar usuários em uma rede Wifi

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 4 Posters 6.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      leonardo.zamprogno
      last edited by

Bom dia galera,

Sou novato no fórum do PFsense então me desculpem se eu estiver fazendo algo errado.
      Vamos a minha dúvida!

Tenho a seguinte configuração de rede aqui na instituição:

1- Servidor com PFSense 2.1.2 amd64 instalado e duas placas de rede neste servidor (uma para WAN e outra para LAN)
      2- Link de internet conectado na porta WAN;
      3- Roteador wireless Linksys WAP54G conectado na porta LAN para distribuir sinal wireless para os alunos da instituição;

OK! a questão é a seguinte:

Gostaria que todos os alunos que se conectarem na rede wireless não enxergassem outras máquinas clientes na rede, apenas o servidor, ele mesmo e o roteador.
      Estou tentando fazer este tipo de configuração via máscara de sub rede /30 mas não sei onde fazer estas configurações no PFSense via web configurator. Já tentei fazer na mão msm alterando o arquivo de configuração do DHCP mas quando reiniciamos o DHCP ou o servidor as configurações voltam ao que estava configurando antes.

Existe a possibilidade de fazer isso no PFSense?
      Caso negativo, existe alguma outra forma de eu isolar os clientes na minha rede wireless?

Desde já agradeço a todos que ajudarem.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • N
        neo_X
        last edited by

Olá Leonardo,

Seu firewall suporta mais uma placa rede? Se sim, você poderia configurar uma outra LAN para sua rede wireless e criar regras de firewall para bloquear a comunicação entre as redes. Caso você utilize sw gerenciáveis deverá criar VLANs para separar o tráfego.

Se não, poderia configurar o equipamento wireless com o IP da sua LAN (exemplo 192.168.0.2/24) e habilitar o DHCP do Wireless com outra LAN (exemplo 10.0.10.0/24). Em regras de firewall vc permite o acesso do IP 192.168.0.2 somente ao servidor e bloqueie tudo. Essa não seria uma configuração "ideal" pra fazer, mas….

• L
          leonardo.zamprogno
          last edited by

Pois é…
          Na verdade eu gostaria que apenas o DHCP do PFsense cedesse IPs para os clientes.

Deixando os dois com DHCP e bloquear os acessos pelo firewall acho que não me atenderia.
          Eu quero que os usuários não se enxerguem mas que cada usuário enxergue a si mesmo, ao servidor PFSense e o Roteador wireless apenas.
          Da maneira que você colocou, pelo que entendi, os usuário ainda vão estar se enxergando, vão enxergar o roteador mas não vão enxergar o servidor PFsense. Correto?

Estou batendo cabeça com isso a dias... :)

Sabes se é possível mudar as configurações de máscara de sub rede no DHCP. Se eu puder modificar essa configuração eu defino para o DHCP entregar a máscara /30 para os clientes e o problema estará resolvido. Creio eu! :)

• N
            neo_X
            last edited by

Vc vai implantar algum método de autenticação para os usuários da rede wireless?

• L
              leonardo.zamprogno
              last edited by

Vou sim.
              A autenticação será feita pelo Captive Portal.

• L
                lucaspolli
                last edited by

crie regras liberado o ip do AP para os ips destinos que vc quer deixar liberado, e em seguida crie outra negando o ip do AP para LAN, so nesse caso vc precisa ativar DHCP do AP para que for conectar.. ou seja, a LAN fica com uma faixa e a WiFi com outra

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Leonardo,

O recurso que você quer chama ap isolation, Não é qualquer firmware de access point que tem mas as alternativas opensource quase todas tem.

Dependendo da revisão do seu hardware, você pode instalar o dd-wrt nele

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Linksys_WAP54G

att,
                  Marcello Coutinho

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.