[Resolvido] Captive Portal com VLANs
-
Pessoal,
Eu estou fazendo esta configuração agora no meu pfSense e estou tendo problemas para fazer o Captive Portal funcionar junto com VLAN.
Pesquisei na net e aqui no forum e vi que existe um bug/incompatibilidade dos dois serviços nas versões 1.x.x do pfSense, ou seja, na 2.x tudo deve funcionar normalmente. Mas o problema é que, no meu caso, não está funcionando… estou com os mesmos sintomas que o pessoal teve na versão 1.x.x.
Minhas interfaces estão assim:
-
WAN
-
LAN
-
VLAN100
Meu Firewall está Allow All entre as duas interfaces e de cada uma delas para a internet também.
Testes que fiz:
1 - Criei (na verdade já tinha criado e funcionando) uma Captive Portal Zone (com LAN e VLAN100 ativada nele) com autenticação no radius e com acesso via https, tudo funcioando normalmente.
Então criei a VLAN100, configurei os switches (portas trunk e access vlan 100 para a VM Win7 de teste). Configurei o firewall etc etc etc. Tentei a partir da VM Win7 dar um ping para um servidor na interface LAN. Sem respostas… Desabilitei o Captive Portal e o ping começou a responder... a VM Win7 começou a navegar na Net etc etc... tudo funcionando.
Então desabilitei a interface VLAN100 do cpzone e mesmo assim não funciona! Só funciona se eu desativar a cpzone.
2 - Criei uma cpzone_VLAN100 nova apenas para a VLAN100, desativei a cpzone_LAN e fiz um teste com a cpzone_VLAN100 ativada. Nada de tráfego (entre lan e vlan100 e dela para a internet).
Deixei desativada as duas cpzone e o tráfego começou a passar normalmente.
3 - Se eu deixar habilitada a cpzone_lan apenas com a interface LAN, as máquinas nesta rede conseguem trafegar normalmente para a internet fazendo a autenticação no cpzone sem problemas.
Vi nos posts antigos o pessoal falando de configuração de parâmetros na interface (rxcsum, txcsum e vlanhwtag), tentei e não funcionou por que o ifconfig não reconheceu estes parâmetros.
Alguém tem alguma ideia de como resolver este problema??
Valeu pessoal
-
-
Você precisa da comunicação entre as redes sem a necessidade de autenticação no captive portal?
Já tentou cadastrar a rede de destino na aba allowed ip addresses?
Note:
Adding allowed IP addresses will allow IP access to/from these addresses through the captive portal without being taken to the portal page -
Você precisa da comunicação entre as redes sem a necessidade de autenticação no captive portal?
Note:
Adding allowed IP addresses will allow IP access to/from these addresses through the captive portal without being taken to the portal pageVou precisar sim… é provável alguem querer acessar apenas um servidor da outra LAN sem ter que autenticar no CP pra isso... porém, independente disso o CP nem carrega quando está habilitado. E o fato de habilitá-lo faz com que pare qualquer tipo de tráfego (vlan100-lan e vlan100-internet).
Após configurar um dos servidores na lista de allowed IP address eu consegui pelo menos pingar este servidor. Mas, de qualquer forma, preciso que o CP abra para que tudo funcione devidamente (internet e LANs).
Acabei de instalar o pfSense do zero e restaurar o XML de backup do ambiente que estava configurado até agora pela manhã... mesmo problema.
Alterei o tipo de placa de rede do pfsense no VMware de Flexible (le0/le1 no pfsense) para E1000 (em0/em1 no pfsense)... mesmo problema.
Alguma outra sugestão?
Tem alguém com o pfSense 2.x.x trabalhando com VLAN e o CP normalmente?
Valeuz
-
Valeuz
Eu tenho funcionando em uma vlan, tive alguns problemas na configuracao, nao estava conseguindo comunicacao, depois de uma dica do marcello percebi que era a configuracao da vlan no switch, estava com PVID errado.. foi so corrigir e funcionou direitinho
-
Note:
Adding allowed IP addresses will allow IP access to/from these addresses through the captive portal without being taken to the portal pageVou precisar sim… é provável alguem querer acessar apenas um servidor da outra LAN sem ter que autenticar no CP pra isso... porém, independente disso o CP nem carrega quando está habilitado. E o fato de habilitá-lo faz com que pare qualquer tipo de tráfego (vlan100-lan e vlan100-internet).
Após configurar um dos servidores na lista de allowed IP address eu consegui pelo menos pingar este servidor. Mas, de qualquer forma, preciso que o CP abra para que tudo funcione devidamente (internet e LANs).
Acabei de instalar o pfSense do zero e restaurar o XML de backup do ambiente que estava configurado até agora pela manhã... mesmo problema.
Alterei o tipo de placa de rede do pfsense no VMware de Flexible (le0/le1 no pfsense) para E1000 (em0/em1 no pfsense)... mesmo problema.
Alguma outra sugestão?
Valeuz
Cara, xo agilizar aqui logo a informação… parece que tu matou a charada :). O fqdn do meu pfsense está com IP LAN e os DNSs são da LAN também. Então quando o cliente da vlan100 solicita qualquer site e o pfsense faz o redirect para o fqdn dele na porta do CP então o cliente não conseguia acessar o pfsense pelo IP dele da LAN. Bastou colocar o IP do pfsense no Allowed IP Address do CP e funcionou :). Não sei se deu pra entender a bagunça uheuhehuehuehu
Mas enfim... acho que agora a brincadeira vai avançar... pena que formatei a VM do pfsense e de raiva ainda apaguei os snapshots todos do ambiente que estava pronto agora pela manhã uhehueuhe... vou ter que refazer todos os outros serviços (samba auth mschapv2 etc).
Valeuzzzzz a dica viu!!!!
Atualização:
Vou deixar uma dica aqui que pode servir para mais alguém:
Com um CP listando todas as vlans e LAN funciona tranquilo a auth. Após dividir o escopo, criando um CP para uma VLAN e outro CP para LAN eu comecei a pegar o erro abaixo (tcpdump) e não consegui abrir nem mesmo a auth do CP.
… IP truncated-ip - 15300 bytes missing! ...
Basta desabilitar o vlanhwtag da interface que os CPzones funcionam normalmente.
ifconfig em1 -vlanhwtag
Flw
-
Obrigado pelo feedback.
Fixei nos tutoriais de captive portal.
-
@marcelloc : Boa noite, desculpe reavivar este tópico, mas é parecido com meu problem.
Tenhos uam Wan e Lan, ambas utilizando XenServer.
Na lan tenho uma vlan, que funciona muito bem, até ativa o Capvite portal, quando ativo tudo cai, sem acesso e internet e ping.Fiz com o colega de cima fez, coloquei o ip da Lan do pfsense em Nos Permitidos e pingou, só que não navega.
A propósito meu servidor de Dns é um NxFilter que redirecionan para um Ad, já colquei os dois ips nos permitidos e nada, sempre que ativo capitve portal cai a conexão.Agradeço a ajuda.
-
@marcelloc muuuuitos anos depois, você me ajudou gigantescamente. Eu estava com esse problema (de uma VLan não pingar a outra com CP ativado) e nem no forum em inglês eu consegui ajuda.
Caí hoje aqui de paraquedas e pronto. Resolvido.Muito obrigado!