Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PfSense sem funcionar derepente-Urgente

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    13 Posts 3 Posters 5.0k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L
      LFCavalcanti
      last edited by

Olá!

Está confuso, você só consegue fazer funcionar se colocar como Gateway na placa de rede o IP do servidor DNS(que é tbm um DC)?

Poste ai sua topologia, as faixas de IP até a WAN do PFSense, a da rede interna e desse servidor DNS. Outra coisa, confira se o seu problema na verdade não é com DHCP. Regras de Firewall mal configuradas no PFSense podem ser a causa também.

Tente pensar no que mudou, pois nada acontece por acaso, não no mundo da informática, tudo tem causa e efeito, falta descobrir a causa.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
      IT Manager
      Arriviera Technology Group

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        ralmbat
        last edited by

Prezado LFCavalcanti.

Bom dia!

Realmente eu também não entendo o porque foi que o pfSense parou derepente e não quer funcionar mais de jeito nenhum na rede.

Só consigo fazer funcionar o pfSense se eu coloco o endereço de meu servidor DNS na placa de rede, se eu tiro o IP do servidor DNS não navego mais então a configuração da minha placa de rede ficaria assim para poder funcionar (Navegar na internet com o pfSense):

**Endereço IP: 192.168.1.69 (Endereço de host, Por exemplo)
        Mascara de Sub-Rede: 255.255.255.0
        Gateway Padrão: 192.168.1.2 (Meu firewall pfSense)

Servidor DNS Preferencial: 192.168.1.4**

O meu modem é GVT e a WAN do pfSense está pegando o IP por DHCP e o IP que tenho na WAN é: 192.168.25.62
        A minha rede interna é: 192.168.1.x/24
        O meu servidor DNS (Que também é o DC e Servidor DHCP) é: 192.168.1.4

Eu verifiquei o DNCP e o DNS e, ao meu ver, parecem estar funcionando bem, pois eu coloquei um firewall Endian para funcionar na rede até resolver o problema do pfSense e o Endian está funcionando perfeitamente bem junto com o DNS e DHCP.

Nada foi mudado na minha rede então desde que eu instalei o pfSense até o momento que ele parou de funcionar.

Grato por sua atenção e ajuda.
        Ronaldo.

• marcellocM
          marcelloc
          last edited by

Sugiro você configurar seu modem em modo bridge e passar a autenticação PPPOE para o pfsense.

Veja se na configuração da wan você não marcou a opção block private networks.

Tente desabilitar o dns forwarder do pfsense e desmarcar a opção Do not use the DNS Forwarder as a DNS server for the firewall em system general

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• R
            ralmbat
            last edited by

Prezado Marcelloc,

Boa tarde!

Quando eu instalei o pfSense e o configurei eu já desmarquei a opção "block private networks" e com relação ao "dns forwarder" e a opção "Do not use the DNS Forwarder as a DNS server for the firewall em system general", desmarcada, já fiz e não funcionou. Não finciona mais na rede de jeito nenhum cara…coisa de loko mesmo...rsrsrs...

Grato por sua atenção,
            Ronaldo.

• marcellocM
              marcelloc
              last edited by

Quando não se usa o dns forwarder, você não pode deixar de criar as regras de firewall que vão permitir o acesso dos servidores dns da rede a internet.

Qual ip de dns o seu dhcp está entregando?

Já realizou testes de resolução na estação de trabalho via cmd no lugar do browser?

• R
                ralmbat
                last edited by

Marcelloc,

As regras de firewall para o servidor DNS já foram criadas.

O DHCP está entregando o IP 192.168.1.4, que é o IP do servidor.

Já realizei os testes via cmd sim, sem o endereço IP do servidor DNS (192.168.1.4) configurado na placa de rede de meu computador, por exemplo, ele não vai para lugar nenhum, mas se eu configuro o IP do servidor DNS na minha placa de rede o teste, (Dou um tracert em algum site, por exemplo) funciona, é isso que não entendo o porque.

Abs,
                Ronaldo.

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

@ralmbat:

é isso que não entendo o porque.

quando voce digita ipconfig /all na estação aparece o ip do dns configurado via dhcp?

Isso não parece ser alguma coisa com pfsense já que você configura o parametro correto de dns que é igual ao entregue pelo dhcp e funciona.

Tem certeza que não deixou o dhcp do pfsense rodando na lan?

• L
                    LFCavalcanti
                    last edited by

O DNS é um servidor DC, quem é o DHCP? Um firewall Endian o PFSense ou esse DC?

Confira nas configurações do escopo quem é o Gateway padrão para os usuários. No PFSense confira as regras.

Com o PFSense ativo, use o comando tracert em algum site e veja onde a rota para.

Você possui Squid ativo? Pode ser configuração de proxy…

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                    IT Manager

• R
                      ralmbat
                      last edited by

Prezado LFCavalcanti,

Bom dia!

O meu servidor DHCP é o mesmo servidor que serve DNS ( Este servidor é: DC, DNS e DHCP - 192.168.1.4), o serviço DHCP do pfSense está desabilitado. O meu gateway padrão no DHCP é o meu firewall pfSense (192.168.1.2)
                      Com o pfSense ativo eu faço um tracert para o google, por exemplo, e se eu não configuro o DNS na minha placa de rede ele não vai para lugar algum, agora se eu configuro o DNS na placa de rede ele sai pela GVT normalmente.
                      O meu squid está ativo sim, tanto o squid quanto o squidguard e antes de configurá-los eu deixei o pfSense sem configuração alguma de proxy, só para fazer o teste se estaria servindo internet e o problema continuou, então, mesmo sem squid e squidguard ele não funcionou.
                      Eu verifiquei o DHCP e o DNS novamente e eles estão trabalhando bem, não consegui encontrar problema algum, visto que com o firewall endian eles estão trabalhando perfeitamente bem.

Grato por sua atenção,
                      Ronaldo.

• L
                        LFCavalcanti
                        last edited by

Olá!

Só uma coisa, quando você diz que configura o DNS da sua placa de rede, qual endereço você coloca no primário? E Via DHCP qual DNS é fornecido para as estações?

O Seu DNS primário nas estações precisa sempre ser o controlador de dominio. Lembre-se de configurar encaminhadores no DNS do DC.

Faça o teste de rota, mas para um IP direto, use o IP do DNS do google, por exemplo, 8.8.8.8

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                        IT Manager

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

Para ser um problema de firewall,  configurar o dns na mão ou via dhcp não é para mudar o resultado.

• R
                            ralmbat
                            last edited by

Prezados,

Bom dia!

Já resolvi o problema aqui, depois de trocar 6 vezes de computador enfim encontrei um que funcionou sem problemas, então, o problema que eu estava tendo era com o hardware dos computadores os quais eu estava instalando, somente quando eu configurei um ITAUTEC com o pfSense aí sim funcionou perfeitamente na rede.

Obrigado á todos que me auxiliaram neste processo.

Grande abraço á todos.
                            Ronaldo.

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.