Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Usar o pfsense como servidor de VPN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 3 Posters 1.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gst.freitas
      last edited by

Pessoal,

Por enquanto, não quero usar o pfsense como GW em uma empresa, só que mesma precisa de um servidor VPN, estou pensando em OpenVPN, quais,

alguem tem ideia de como é as configurações do pfsense para ele ser somente um servidor de VPN..

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        lgcosta
        last edited by

Basta configurar o Pfsense somente com interface LAN, configurar sua vpn (Openvpn) conforme necessário e atuar ele como um roteador vpn e como um cliente da rede.

Você só precisa ter cuidado como o redirecionamento de porta, já que esse mesmo pfsense não será seu gateway da rede. Então o redirecionamento tem que ser como proxy para que a volta seja garantida por esse mesmo host.

Luiz Gustavo - Suporte pfSense no Brasil
        mundounix.com.br

• G
          gst.freitas
          last edited by

Luiz,

Eu tenho IP publico, gostaria de colocar no pfsense para que as conexões da VPN fosse via este ip..não quero passar pelo firewall.. é
          possível ?

• L
            LFCavalcanti
            last edited by

@gst.freitas:

Luiz,

Eu tenho IP publico, gostaria de colocar no pfsense para que as conexões da VPN fosse via este ip..não quero passar pelo firewall.. é
            possível ?

Não sou o mesmo Luiz, mas vamos lá…

Se eu entendi, além do IP Publico usado no seu Gateway da rede, você tem outro disponivel para o PFSense ser o servidor de VPN, certo?

Se for isso, sem problema. Você vai usar WAN e LAN, desative o DHCP do PFSense. Nas regras de Firewall, deixe regras entre a LAN - > VPN e VPN - > LAN, exclua a regra que permite tudo na LAN. Não se esqueça de deixar regras para a conexão com a WebGUI do PFSense... hehe

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager
            Arriviera Technology Group

• G
              gst.freitas
              last edited by

Obrigado, neste caso terei que adicionar uma rota estática no meu firewall apontando para o rede de vpn, estou certo ?

• L
                LFCavalcanti
                last edited by

@gst.freitas:

Obrigado, neste caso terei que adicionar uma rota estática no meu firewall apontando para o rede de vpn, estou certo ?

Se você quer que a rede LAN acesse a rede de VPN, no seu gateway precisa adicionar uma rota onde a rede de destino da VPN passe pelo IP interno do PFSense.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                IT Manager
                Arriviera Technology Group

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.